O que é ter sucesso como empreendedor?

Qual é a definição de sucesso para você? Dinheiro, estabilidade, tempo de qualidade? E como conseguir uma vida bem-sucedida?

Empreender é uma montanha-russa que demanda muita resiliência. A trajetória é repleta de obstáculos, principalmente no início — e se você está começando do zero, eles podem parecer ainda mais potencializados.

O trabalho de um empreendedor é inovar, gerar emprego e lucro. Mas antes disso, é preciso saber se você tem a confiança necessária para batalhar pelo seu sonho diariamente. Tim Hentschel, CEO da startup HotelPlanner, escreveu um artigo para o Entrepreneur, levantando alguns pontos para se ter em mente antes de começar a empreender.

Sobre HotelPlanner & Meetings.com:

HotelPlanner.com é o fornecedor líder de serviços online no mercado global de hotéis de grupo. Listado entre os 50 melhores sites de viagens do mundo e classificado como número um em viagens em grupo, o HotelPlanner.com está a caminho de produzir quase 4 milhões de leads de grupo este ano e está fornecendo serviços de reservas de hotéis em grupo para mais de 3.000 grupos por dia. A tecnologia robusta da empresa e os verificadores de tarifas automatizados oferecem aos clientes as tarifas mais baixas disponíveis garantidas de uma rede de mais de 100.000 parceiros hoteleiros de qualidade em todo o mundo, tornando mais fácil e rápido reservar hotéis para qualquer evento corporativo e de lazer. Com seu novo sistema de reservas de grupo eRFP, “Book-in-Block” e tecnologias de licenciamento, o HotelPlanner.com continua avançando no processo de reserva de grupo online para clientes diretos, afiliados líderes de mercado e parceiros hoteleiros em todo o mundo.

A empresa é proprietária e opera Meetings.com , um site de primeira linha que fornece informações, planejamento e serviços de reserva para reuniões e estadias em hotéis para corporações, associações e empresas business-to-business. Ao combinar tecnologia avançada com uma equipe altamente experiente de planejadores de reuniões profissionais e especialistas em viagens, o Meetings.com encontra rapidamente para os clientes o espaço perfeito ao melhor preço para reuniões grandes e pequenas.

Avalie o seu próprio sucesso

Não adianta querer se comparar com Jeff Bezos, fundador da Amazon, ou Elon Musk, criador da Tesla. Eles também empreenderam, obtiveram muito sucesso, mas não quer dizer que você fracassou se não chegar ao mesmo patamar que eles. Olhe para estes grandes empreendedores buscando inspiração e ideias. Considere-se bem-sucedido se conseguir ser melhor hoje do que foi ontem.

Leve em consideração a sensação de realização e satisfação. Não é preciso mudar o mundo para se sentir realizado: ter uma loja, ser dono de um restaurante ou ter um e-commerce pode te trazer satisfação. Isso é ser um empreendedor de sucesso.

Saiba que o sucesso não é medido pela opinião dos outros. Ele vem ao ajudar os outros, ao dividir a felicidade com os outros. É humano. Como empreendedor, é possível ajudar outras pessoas criando empregos e gerando renda para seus funcionários e suas famílias. Também podemos ajudar os outros oferecendo um bom serviço aos clientes.

Foque em melhorar produtos e serviços

O produto ou serviço que você oferecerá deve ser o seu foco principal. Se você tem certeza de onde quer chegar e o que você oferece tem valor único no mercado, o sucesso virá. Os clientes serão a baliza para entender se está no caminho certo ou não. Execute o seu plano de negócios para entregar o melhor produto ou serviço que puder para a demanda existente ou crie uma nova demanda a partir de uma nova categoria de consumo.

Esqueça o background

Hentschel formou-se na Universidade Cornell, uma das mais conhecidas dos Estados Unidos. Ele afirma que a experiência proporcionou oportunidades de criar um networking de sucesso, com amigos, mentores e parceiros de negócio. Mas percebeu que, no mundo real, esse prestígio não vale tanto assim. Os investidores que avaliam sua empresa não se importam com isso. Independentemente do local onde se formou, ele ainda precisa trabalhar duro diariamente e entregar bons resultados no fim do dia. Ele aconselha que empreendedores foquem em aprender sobre a competição na área escolhida e em como fazer sua empresa se destacar.

Busque conhecimento

Após se formar na faculdade, Hentschel percebeu que ainda precisava aprender muito antes de abrir a sua empresa. Ele foi trabalhar em Wall Street, como analista de modelos de negócio para startups focadas em tecnologia. A experiência o ajudou bastante quando foi montar o plano da HotelPlanner. A dica que ele deixa é trabalhar por alguns anos em uma empresa já estabelecida na área onde deseja atuar, quase como um estágio, mas com um plano de saída já traçado.