Como obter certificado digital?

A migração dos sistemas vagarosos presenciais das quais muitos ainda usam, para os modelos digitais quase instantâneos agrada a grande maioria das pessoas, vivemos na era digital e  todos nossos processos precisam estar adequado para utilizá-los com segurança. Assim otimizarmos nosso tempo.

Podemos pensar que, no fundo, são os certificados digitais que permitem que o mundo físico vá, a cada dia, migrando com mais força para o digital. Sim, porque muitos documentos só teriam validade, tempos atrás, com assinatura e reconhecimento em cartório – e hoje os certificados digitais permitem uma série de facilidades. Vamos conferir?

Explicar de maneira bem direta quais são os tipos de certificados necessários para um negócio de maneira geral.

O que é certificado digital e para que serve?

O certificado digital é como se fosse o documento de identificação, só que nesse formato funciona no espaço digital – não sendo necessário validar em formato físico a documentação onde o mesmo foi aplicado.

Um bom exemplo, para pessoa física, seria nos casos onde o usuário precisa assinar um documento que será enviado pela internet. Poderia ser um contrato, poderia ser um projeto, ou mesmo uma receita médica. Todos os documentos onde é importante que a ciência da pessoa que o emitiu esteja clara – especialmente para questões que podem parar na Justiça – podem ser verificados pelo certificado digital.

É quase como o reconhecimento de firma, uma vez que quando você providencia o certificado digital apresenta os documentos reais para emiti-lo – e  a partir daí é este componente que faz a confirmação da identidade do emissor, pelo tempo em que estiver válido.

Por outro lado, no caso das empresas, a partir de determinado porte já é obrigatório ter certificado digital – e é com ele que serão feitas as comunicações com o Governo, por exemplo.

Como obter um certificado digital?

Dependendo da finalidade do seu certificado, existem algumas decisões a serem tomadas antes de iniciar o processo – especialmente porque simplesmente escolher o certificado mais barato pode não ser a melhor estratégia, já que em alguns casos é necessário outro modelo.

O melhor caminho, certamente, é conversar com o seu escritório de contabilidade. Lembre-se de que nós da Mco contábil já atuamos com essa modalidade de contabilidade online, e se o atendimento já é pela internet desde o princípio você pode confiar que este serviço conhece tudo sobre certificação digital.

Dentro desta proposta, nossa indicação de procedimento é:

1.Fale com seu contador 

Esta conversa é para definir qual dos tipos de certificado digital você deverá providenciar para a atividade que precisa praticar.

2.Busque uma Autoridade Certificadora (AC)

Os certificados digitais são emitidos pelas Autoridades Certificadoras (ACs). No Brasil, elas são regulamentadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Acesse o site do governo e verifique quais são as atuais ACs disponíveis para dar início à sua certificação.

Preencha a solicitação no sistema da AC e marque um horário

O atendimento presencial será preciso. Nesta etapa, a Autoridade de Registro (AR), que é um escritório físico registrado com qualificação para análise de documentos, faz a validação de seus documentos físicos – garantindo que o certificado digital emitido esteja vinculado à pessoa física ou jurídica correta. No caso de certificado para empresas, se o responsável legal já tem a certificação da pessoa física, é possível emitir o certificado empresarial online mesmo – nem sempre é obrigatória a etapa presencial.

Ficou com alguma dúvida nós da Mco contábil estamos a disposição para ajuda-lo!