Como funciona um convênio odontológico para mei?

A saúde bucal é extremamente importante, principalmente se levar em consideração que para uma pessoa manter uma boca saudável, é preciso que ela esteja em dia. Dessa maneira, a adesão de um convênio odontológico é fundamental, ainda mais se for MEI (Microempreendedor individual). 

Muitos pequenos empreendedores não possuem conhecimento, mas segundo as normas, eles possuem diversos benefícios ao aderir um convênio odontológico, porém para adquirir esse benefício, é preciso entender algumas regras. 

Dessa forma, entenda mais sobre como funciona um plano desses para MEI e entenda todos os pontos acerca disso. 

Qual é o significado da sigla MEI?

Microempreendedor individual é uma pessoa que trabalha por conta própria e resolve se legalizar como um pequeno empresário.

Esse é o tipo mais simples de uma empresa que tem uma modalidade que foi criada pelo governo. Com isso, permite que o pequeno empresário tenha fácil acesso a um CNPJ com baixo custo e sem burocracia.

Entretanto, existem algumas condições para que uma pessoa física possa se registrar como um microempreendedor individual. São elas :

  • Limite de faturamento;
  • Não pode ser sócio ou titular de outra empresa;
  • Quantidade máxima de empregada;
  • Existe uma das atividades econômicas.

O fato de não ser sócio titular de outra empresa, é porque quando o MEI foi criado, foi na intenção de abraçar grandes pequenos empresários que não tinham condições de serem legalizados. Com isso, foi criado uma figura do microempreendedor. 

A terceira condição se refere a quantidade de empregados que o microempreendedor individual poderá contratar. Eles poderão ter apenas um colaborador. Dessa maneira, ele vai precisar exercer algumas atividades econômicas.

Existem pessoas que não poderão ser MEI como pensionistas ou servidor público federal em atividade. Caso seja um servidor estadual, é necessário observar os critérios da sua região.

Apesar de ter algumas regrinhas, o MEI tem muitos benefícios, principalmente quando existe o envolvimento de planos odontológicos baratos.

Plano odontológico para MEI como conseguir?

O plano de saúde MEI é um plano do tipo empresarial para quem tem CNPJ e seus dependentes. 

Portanto, ele é muito importante para o empreendedor ter mais acesso a serviços odontológicos de redes privadas, ainda mais em tempos de pandemia.

Quais são as vantagens de ter um plano odontológico empresarial?

O preço do plano de saúde para dentistas pode ser até trinta e cinco por cento menor, já que ele é uma rede credenciada maior e com cobertura de alguns exames específicos que um convênio individual não cobre.

Para ter acesso a esse tipo de plano de saúde, o MEI vai precisar ter o CNPJ de uma empresa ativa por pelo menos 6 meses e um dependente, que pode ser o funcionário ou um  familiar.

Além do mais, é importante não esquecer que o microempreendedor precisa estar no plano. Ou seja, não é válido abrir somente para os familiares e o próprio não participar.

O microempreendedor precisa da inscrição na junta comercial. Então, é possível comprovar com o cartão CNPJ.

Além disso, é necessário o registro ativo na receita federal para ter o plano dental, mas a operadora vai te passar a lista de documentos quando você estiver buscando por um convênio para contratar.

É possível verificar a data de abertura do meio para saber se tem seis meses, e é importante lembrar que não é possível aderir ao plano de saúde assim que se abre o MEI, deve-se esperar ao menos seis meses para isso. 

Cada operadora pode pedir alguns documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência.

Além disso, é possível que dependendo do plano, você precise comprovar todo ano que está em dia com a receita federal.

Como escolher um plano?

É importante prestar atenção nas informações de cada plano de saúde e conferir se ele atende às suas necessidades específicas, como por exemplo, se o plano odontológico que cobre aparelho e manutenção.

Além disso, é importante observar o preço, as redes credenciadas, laboratórios e clínicas. Com isso, fica mais fácil de fazer uso dos planos e das coberturas, para ver se é nacional ou internacional.

Por isso, é importante ler todo o contrato do plano e tirar todas as dúvidas possíveis antes de assinar qualquer coisa.

Assim, você garante que entendeu o tipo de serviço que irá contratar, e saberá o nível de serviço que pode pagar e manter. Portanto, é sempre bom pesquisar sobre dentista preços.

Além de tudo isso,  é fundamental lembrar que o atendimento deve ser de qualidade, sendo efetuado por excelentes profissionais. É por esse motivo que deve ser efetuado uma pesquisa.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.