Como abrir uma empresa?

Muitos brasileiros sonham em se tornar empreendedores, mas ainda têm dúvidas sobre como abrir uma empresa.

Esse processo vem sendo simplificado ao longo dos últimos anos, mas infelizmente isso não significa que ele seja livre de burocracias.

O empreendedor precisa estar em dia com a Receita Federal, o que não significa que quem tem o nome sujo não pode abrir empresa.

No artigo de hoje, vamos te explicar como abrir uma empresa, trazendo todos os documentos e etapas de registro. Confira!

O processo do empreendedorismo começa no sonho. Então, finalmente o empreendedor cria coragem e se arrisca a empreender.

Como abrir uma empresa? Primeira etapa: planejar

Nesse momento, a empolgação está lá em cima. Mas, é preciso conter um pouco essa empolgação, parar e começar a se planejar.

Fazer isso é essencial para que sua empresa possa alcançar o sucesso. Quanto mais informações o empreendedor tiver para a abertura da empresa, mais seguro ele estará.

Com o conhecimento do serviço ou produto, do mercado e do público, o empreendedor consegue se preparar para os futuros desafios.

Além disso, o empreendedor precisa pesquisar e definir seu modelo de negócio e prever investimentos e resultados.

Ao reunir essas informações, o empreendedor terá um guia para a atuação de sua empresa. Elas também vão te ajudar a elaborar o contrato social.

Esse documento é como a certidão de nascimento da empresa e registra interesses e participações, em casos de sociedade.

Informações do setor, regime tributário, atividades e objetivo social também precisam constar nesse documento.

Conte com a ajuda de um contador para elaborar esse documento.

Definições que influenciam no valor dos impostos a serem pagos

A atividade, tipo de empresa e regime tributário são os fatores que definem o valor dos impostos e precisam estar no contrato social.

O CNAE é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Esse código é registrado no CNPJ da empresa e determina as atividades que sua empresa pode fazer.

O empreendedor pode consultar o código de sua atividade no site do IBGE. É muito importante registrar a atividade certa no CNPJ para não ter problemas.

Muitos empreendedores querem ser MEI porque nesse sistema, o valor de impostos é baixo e é fixo.

Porém, o MEI é permitido apenas para um pequeno grupo de atividades. Muitos empreendedores tentam burlar o sistema procurando atividades aproximadas permitidas pelo MEI.

Porém, o CNAE tem descrições específicas para as atividades e a atividade da empresa precisa corresponder à descrição do CNAE.

Mesmo que o empreendedor não possa abrir MEI, ele tem outras opções igualmente vantajosas: EIRELI, Sociedade Limitada Unipessoal, Empresário Individual, Sociedade Empresária Limitada e outras Sociedades.

A última decisão do empreendedor é sobre o regime tributário. As opções são: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Como abrir uma empresa: documentos e passo a passo

Esses são os documentos que o empreendedor ou os sócios precisam separar para o processo de abertura:

  • Duas cópias autenticadas de CPF e RG;
  • Comprovante de residência;
  • IPTU ou comprovante de locação do imóvel em que a empresa vai atuar;
  • Contrato Social.

O registro da empresa é feito na Junta Comercial ou no Cartório das Pessoas Jurídicas. Com um registro na Receita Federal, você já consegue seu CNPJ.

A Inscrição Estadual é solicitada na Secretaria da Fazenda. A Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento são com a Prefeitura.

Feito isso, é só cadastrar sua empresa no INSS para recolher os tributos previdenciários e pronto. Sua empresa está aberta e legalizada.

Tenha segurança e tranquilidade para abrir seu negócio

O empreendedor precisa fazer muitas escolhas e se planejar direitinho antes de abrir sua empresa.

Porém, pode ser muito difícil para o empreendedor fazer tudo isso sozinho, mesmo já sabendo como abrir uma empresa.

Por isso, é muito importante contar com uma empresa de contabilidade para te ajudar nesse processo.

A Mco Contábil faz a abertura de empresas para empreendedores em todo o Brasil. Nós trabalhamos online atendo todo o território nacional.

Nossos especialistas cuidam do registro da sua empresa nos órgãos competentes, inclusive nos órgãos de classe.

Além disso, te damos todas as orientações desde o planejamento até o suporte contábil, fiscal e trabalhista quando sua empresa já estiver funcionando.

Fale com um de nossos consultores e conheça todas as soluções da Mco Contábil, uma contabilidade especializada no empreendedorismo e que vai ajudar seu negócio a alcançar o sucesso!