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6 Dicas importante para vender sua empresa

Encontrar bons compradores, melhorar a oferta e fechar o negócio com um valor otimizado é o desejo de qualquer empreendedor que esteja planejando vender sua empresa. Mas existem alguns cuidados a serem tomados durante esse processo para que a companhia não perca valor no meio do caminho.

Primeiramente, é preciso entender que o mercado de compra e venda de empresas é complexo e trata tanto de negociação como de direito contratual, societário, tributário, due diligence, valuation, etc.

Por isso, o primeiro passo antes de se submeter a todos esses processos é definir qual a motivação para a venda do negócio. Muitos empresários acham que a melhor solução para uma empresa que está passando por dificuldades financeiras é vendê-la. Mas nem sempre essa será a saída para seus problemas.

Encontrando o motivo certo

O processo de saída de um negócio é inevitável se pensarmos em sucessão familiar, profissionalização ou venda para terceiros. Na hora de tomar a decisão sobre essa mudança de controle, é preciso analisar alguns pontos, definindo, assim, qual é o propósito dessa venda. Algumas dessas motivações pode ser as seguintes:

  • Quero me aposentar.
  • Quero deixar a gestão da empresa nas mãos de outra pessoa.
  • Preciso encontrar um sucessor para meu negócio.
  • Preciso levantar recursos para a empresa.
  • Quero investir em outros empreendimentos.

Os pontos acima devem ser avaliados antecipadamente para que o empresário tenha tempo de tornar esse procedimento mais claro e tranquilo. Após a decisão pelo motivo da venda, há alguns cuidados fundamentais que devem ser tomados. Abaixo listamos alguns:

1. Preparação profissional

A preparação profissional de uma empresa aumenta as chances de venda por um valor maior. Isso significa que ela deve estar preparada para operar de forma eficiente de acordo com as necessidades de seus clientes e fornecedores, além de estar bem organizada financeiramente. Para preparar a empresa para a venda é preciso:

  • Identificar as informações contábeis e financeiras;
  • Verificar oportunidades de melhoria para valorizar a empresa;
  • Coordenar especialistas da área financeira para identificar riscos;
  • Preparar documentos que devem ser apresentados aos investidores;
  • Avaliar a empresa e adotar medidas para valorização do negócio;
  • Preparar informações legais.

2. Avaliação da empresa

Todos os procedimentos acima são um passo preparatório para que seja feito um bom valuation do negócio. Essa metodologia ajuda na negociação a partir da apresentação de explicações que justifiquem o porquê de determinado valor ser o melhor para a negociação. A avaliação de uma empresa pode ser feita a partir do desconto de fluxo de caixa, dos múltiplos e dos ativos. Mas o passo principal é a argumentação. Para isso, é preciso ter em mãos toda a documentação que demonstre as oportunidades futuras que o seu negócio oferece.

3. Sigilo

Manter a confidencialidade sobre as informações de venda é fundamental se você quiser fazer um bom negócio. O ideal é que a decisão de venda seja comunicada apenas para clientes, fornecedores e funcionários 24 horas depois do acordo de compra e venda ter sido assinado. Isso evita que a concorrência tente tirar vantagem da sua decisão antes do acordo ser fechado, ou que funcionários se assustem e procurem outras alternativas de trabalho.

A preservação do sigilo durante as negociações deve ocorrer a partir de um processo de apresentação da empresa sem revelar o seu nome, em primeiro momento, e no segundo passo, os investidores interessados deverão assinar um acordo de confidencialidade (NDA).

4. Mantenha sua reputação

É preciso tomar cuidado também para que o processo de venda não manche o nome da sua empresa. Investidores experientes vão sempre buscar mitigar os riscos durante o processo de compra, e se não estiver tudo bem claro antes do negócio ser fechado, a responsabilização pode cair sobre a empresa que está sendo vendida. Por isso, reforçamos a importância de ter toda a documentação em mãos, com identificação de cada passivo e avaliação profissional que ajude a mostrar aos potenciais compradores informações devidamente verificadas de forma transparente e honesta.

5. Encontre um bom comprador

Buscar apresentar aos investidores o seu negócio é uma maneira de conhecer mais de perto os compradores interessados. É sempre importante verificar se esses potenciais compradores terão capacidade financeira de concluir a operação, e se há segurança jurídica para fechar o negócio.

6. Se atente a todo o passo a passo do processo de compra e venda

Resumidamente, as fases do procedimento profissional de venda de uma empresa passam pela preparação, avaliação,  negociação, oferta não vinculante, due diligence e fechamento do contrato. Para que todo o passo a passo seja concluído sem dor de cabeça, é essencial que o vendedor conte com um assessor financeiro e um assessor legal, enquanto o comprador deve buscar também um auditor e consultores.

O processo de vender empresa não é tão simples, e a peça chave para conseguir fechar um negócio com garantias, dentro do valor almejado, é contratar um assessor financeiro experiente.

Fonte: Capital Invest 

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