Você faz idéia do impacto que a Gestão Empresarial causará no seu empreendimento?
Muitos empreendedores, por estarem a frente de micro ou pequenas empresas, acreditam que esse tema está atrelado às grandes organizações. Assim, muitas vezes, não vêem sentido em se preocupar muito com esse assunto. Logo, preferem ignorá-lo e optam por dar um foco maior na geração de receita.
No entanto, você faz idéia do quanto isso poderá impactar negativamente a consolidação do seu negócio?
Segundo dados do Sebrae, cerca de 1 em cada 4 empresas fecham antes de completar 2 anos de existência.
Conforme essa mesma pesquisa, os pontos definitivos para esse cenário são os seguintes:
- Gestão Empresarial;
- Planejamento;
- Mentalidade Empreendedora.
E você percebe o quanto deverá atentar-se urgentemente para esses pontos?
Basta perceber que para gerir uma empresa, há de se ter planejamento e, além disso, dispor de um conjunto de crenças, que forma a visão de mundo e direciona as ações do empreendedor.
Assim, se você está preocupado com os impactos da atual crise e não vê a hora de minimizar seus riscos, além de adquirir as competências que irão lhe possibilitar proteger-se de forma eficaz contra qualquer evento adverso que se apresentar.
Conheça as Competências que um Gestor Deve Ter para Conquistar Resultados Incríveis
Você sabia que um processo de Gestão Empresarial demanda uma reflexão integral acerca do seu jeito de empreender?
A sua mentalidade é um dos pontos imprescindíveis para que você consolide a sua empresa?
Então, uma boa Gestão Empresarial traduz a sua forma de pensar o seu negócio. Assim, revela muito sobre quem você é como empreendedor. Por isso, caso não tenha implementado a sua Gestão Empresarial de forma inteligente, você deverá desenvolver as seguintes habilidades:
- Antifragilidade
- Seja Organizado
- Estimule a Inteligência Emocional
- Pense Fora da Caixa
Antifragilidade
Ser resiliente, conforme o conceito presente na física, é a capacidade que um objeto tem de retornar ao estado inicial, após o mesmo sofrer alguma ação. Dessa forma, quem é resiliente é capaz de passar por uma situação e voltar a ser como era antes.
Já aquele que é antifrágil sofre com alguma ação, aprende com o ocorrido e não volta para o estado inicial. Pois, se torna melhor ao tirar aprendizado do processo e cresce com ele.
Assim, encare os problemas e desafios como forma de corrigir seus erros/falhas. Crie anticorpos, torne-se antifrágil!
Seja Organizado
Ser organizado é a premissa básica para um bom planejamento. Logo, se você não realizou um planejamento para a sua empresa, é porque o seu negócio carece de organização.
Estimule a Inteligência Emocional
Saber como enfrentar situações de crise, onde analisar o seu custo de oportunidade para tomar a melhor decisão é imprescindível para consolidar o seu negócio, incentivar colaboradores, despertar o sentimento de grupo e trabalho com propósito em prol do bem comum, é resultado dessa competência.
Pense Fora da Caixa
Manter o inconformismo é essencial para promover inovações para o seu negócio. O mundo evolui e você deve evoluir com o mundo.
A Arte da Gestão Empresarial: Como Administrar uma Empresa do Jeito Certo
Em que patamar você levaria a sua empresa se tivesse em suas mãos o poder necessário para realizar uma Gestão Empresarial de impacto?
Conforme Vicenti Falconi, um dos maiores nomes da Gestão Empresarial no Brasil, “gerenciar é bater metas com o time fazendo certo.” Logo, em essência, isso quer dizer que, se você não souber onde quer chegar, além de não metrificar o seu desempenho de tempos em tempos ou liderar pessoas (caso possua um time) em prol de um objetivo comum, jamais deixará a sua marca no mundo enquanto empreendedor.
Se você está aqui, aposto que não deseja isso, certo?
Assim, se você enxerga o céu como o limite para o seu empreendimento, então, prepare-se, pois, o que tenho para compartilhar com você será um catalisador para o seu sucesso. Por isso, atente-se aos pontos a seguir:
Gestão de Crise
Analisar o risco envolvido no seu empreendimento e gerenciar a marca da sua empresa são alguns dos principais pontos ao gerir uma crise. Pois, gerir crise tem haver com projeções, imaginar cenários e traçar estratégias para situações adversas. Assim, esse tipo de gestão tem a ver com o estar atento aos seus clientes, colaboradores, fornecedores, stakeholders de uma forma geral.
Gestão Financeira
Sem receita, não há negócio. Dessa forma, criar uma reserva financeira, conhecer todas as estratégias necessárias para gerar renda, além de dispor do apoio de um time expert em informações contábeis, será essencial.
Gestão de Pessoas
Construir um Capital Humano é uma medida sustentável para empresa. Compor um time engajado em prol do bem comum e que possua inteligência emocional para enfrentar as adversidades, deve ser uma das prioridades de um empreendimento que deseja obter sucesso.
Como um Gestor Empresarial Pode se Tornar um Líder
Você sabe qual a diferença entre Gestor Empresarial e Líder?
Primeiramente, um dos maiores desafios no mundo dos negócios é ser um Empreendedor Integral. Pois, ser um bom Gestor Empresarial e Líder, ao mesmo tempo, é algo raro de se encontrar por aí, além de ser fundamental para momentos de crise.
Geralmente, o Gestor está muito preocupado com os resultados e métricas. Assim, tomar decisões pautadas em dados é um traço comum desse perfil. Do outro lado, há a figura do Líder, aquele que consegue conquistar pessoas através do exemplo, da autoridade. Assim, o mesmo, através de inteligência emocional e social consegue levar pessoas consigo em direção à um objetivo comum.
Quem você quer ser para o seu negócio, Líder ou Gestor?
Espero que você opte pelos 2. Pois, se você está aqui, neste exato momento, lendo um artigo elaborado pela empresa de Mco contabilidade online para o Brasil é porque temos valores em comum e pensamos fora da caixa, certo?
Nós da Mco contábil estamos a disposição para ajuda-los nas suas decisões ajudando você a crescer!