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Tendências de negócios 2022

Várias tendências de negócios 2022 passaram a surgir, tendo em vista tudo que a pandemia trouxe em 2021  um ano diferente em todo o mundo. Com isso, muitas empresas precisaram se adaptar para continuarem no mercado. Aqui, vamos falar sobre como a pandemia mudou hábitos consideráveis e como essas mudanças interferiram para que tendências de negócios ganhassem fôlego.

A pandemia foi algo inesperado e que mudou as pessoas, as relações e os negócios. Dessa forma, a economia do país sofreu um impacto em toda a sua cadeia, desde o fornecimento de matérias-primas até o comércio, passando pela produção dos produtos e pelo setor de serviços.

Para empreender nesse “novo normal”, é preciso se adaptar e entender o novo consumidor. Podemos listar algumas mudanças nos hábitos das pessoas, que influenciaram nesse sentido.

Algumas mudanças significativas nos hábitos das pessoas, para as tendências de negócios 2022

 

A educação à distância

Uma mudança significativa foi a educação à distância, tanto para os adultos, quanto para os pequenos. Ainda que fosse uma ferramenta já utilizada por algumas instituições de Ensino Superior, ela passou a ser utilizada também para crianças e adolescentes, que tiveram que se adaptar a essa nova realidade e aderir ao modelo remoto, utilizando a internet. Escolas e faculdades precisaram se reorganizar para continuar lecionando sem perder a qualidade do ensino e do aprendizado.

O home office

Algumas categorias que não estavam acostumadas a vivenciar o trabalho remoto, por exemplo,  tiveram que se adaptar a propostas de home office. Alguns profissionais já liberais já eram acostumados a esse tipo de trabalho, mas a proposta de reduzir aglomerações fez com que o trabalho remoto se tornasse uma realidade mais comum.

As novas interações sociais e como elas influenciaram nas tendências de negócios 2022

Sem as aglomerações, a pandemia modificou as relações interpessoais. Muitas comemorações tiveram que ser realizadas por videoconferência, como aniversários ou até mesmo datas como o Natal, por exemplo. Empresas de organização de festa e de buffet inclusive, lançaram opções de ‘kits de festa’ para até cinco ou dez pessoas, numa tentativa de continuar vendendo e contemplar os clientes que não podiam receber muitos convidados.

As tendências de negócios 2022, são justamente aquelas que são capazes de se adaptar a esse novo tempo, prosperando em um mundo pós-pandemia.

Além disso, crises podem trazer ótimas oportunidades, sobretudo para quem deseja empreender. O empreendedorismo é um fator essencial para a retomada da economia do país e muitos brasileiros ao saberem disso, resolveram não só entrar para a lista de empreendedores, mas também para a lista das tendências de negócios 2022.

Para se ter uma ideia, mesmo durante a quarentena foram abertos mais de 231 mil novos negócios em todo o país no mês de outubro de 2020, segundo dados do Ministério da Economia.

As empresas mais tradicionais e relutantes com relação ao uso da tecnologia para vender acabaram aderindo ao modelo e investiram fortemente em algumas tendências de negócios 2022. Para facilitar, podemos citar algumas delas, como o aumento das vendas através do uso das redes sociais e do e-commerce.

Mas como surgiu o e-commerce?

Conta a história, que o e-commerce surgiu em meados de 1979, quando um renomado empreendedor da época, chamado de Michael Aldrich, apresentou um projeto que permitia fazer compras online por meio de uma televisão modificada, que ele chamou de videotex.

A primeira pessoa no mundo que fez uma compra online foi a usuária Jane Snowball em 1984.

A partir daí, surgiu o primeiro buscador web e a evolução de compras online nunca mais parou de crescer. Então, foi desenvolvido o primeiro website oficial e o processo foi evoluindo até chegar no modelo de compra e vendas atual.

Algumas vantagens do e-commerce

No início da pandemia, grande parte dos consumidores compraram online pela conveniência de economizar tempo e não precisar enfrentar filas. Com isso, a popularização deste canal de vendas rompeu barreiras e as compras nesse formato passaram a ser habituais.

De acordo com o estudo digital, o Brasil tem 150,4 milhões de usuários de internet e esse número aumentou 8,5 milhões entre 2019 e 2020. Já com relação a mídias sociais, o número de usuários aumentou 11 milhões e era de 66% em janeiro de 2020. O número de conexões móveis no mesmo período era equivalente a 97% da população total.

O e-commerce caracteriza-se por ser um negócio que une o online ao offline, ou seja, é uma venda feita através da internet por meio de uma plataforma virtual própria. Ele integra dois processos básicos: venda e atendimento ao cliente.

Sendo assim, adaptar uma empresa ao e-commerce traz vantagens tanto para o empreendedor quanto para o consumidor e é de vital importância para uma empresa.

O Brasil representa mais de 40% do mercado de e-commerce na América Latina e a tendência, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC, é que ele siga crescendo e oferecendo maior diversificação.

No setor de beleza, saúde e bem-estar, as vendas de produtos para cuidados com a pele, por exemplo, registraram o maior crescimento durante o lockdown e continuam ganhando penetração em todos os mercados.

Algumas vantagens do e-commerceAlgumas delas são:

1: Incremento do faturamento da operação física;

2: Maior exposição da loja física com a possibilidade do cliente retirar o produto na loja mais próxima;

3: Adequação ao novo formato do varejo: mais digital e integrado.

4: Conveniência para o consumidor, pois ele pode comprar em qualquer lugar, a qualquer hora;

5: Estoque único para vendas na loja física ou online;

6: Flexibilidade para o cliente, já que ele pode escolher entre receber o produto em casa ou retirar na loja; 

7: Anúncios integrados com o google shopping e google meu negócio.

Também oferece experiência de compra através do Social Commerce, que é um subconjunto do e-commerce, envolvendo o uso das redes sociais, permitindo a interação social, onde os usuários podem auxiliar no processo de compra e venda dos produtos disponibilizados, indicando outros amigos e conhecidos a também conhecerem e adquirirem o produto.

Algumas vantagens do Social Commerce

Múltiplas experiências para o consumidor: Além de comprar, o consumidor pode usar os canais para pesquisar ofertas, tirar dúvidas, buscar opiniões, e ainda avaliar o atendimento dado pela empresa;

Maior interação com o cliente: a possibilidade de tirar dúvidas, atender solicitações e promover a interação entre os clientes, deixa a marca mais humana e próxima do consumidor, facilitando o processo de fidelização;

Maior alcance de vendas e reconhecimento: a marca pode gerar autoridade, passando confiança ao cliente através do feedback de outros clientes, tornando-se cada vez mais reconhecida e lucrativa.

E você já está vendendo online?

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