Uma dúvida muito comum para quem quer empreender é: quem tem restrição financeira pode abrir empresa?
Nós trouxemos alguns tópicos neste artigo que irá a ajudar lo a responder essa dúvida.
O primeiro ponto é: restrição financeira é diferente de pendência com a Receita Federal.
Na prática, apenas a situação com a Receita vai determinar se a pessoa pode se tornar um empreendedor ou não.
E a boa notícia é que mesmo que você tenha pendência com a Receita, é possível resolver e liberar o caminho para a abertura da sua empresa.
Confira esse conteúdo completo para tirar todas as suas dúvidas sobre se quem tem restrição financeira pode abrir empresa.
Quem tem restrição financeira pode abrir empresa ou só tem que estar em dia com a Receita Federal?
O CPF está vinculado a todas as operações financeiras que uma pessoa pode fazer. Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida sobre se quem tem restrição financeira pode abrir empresa.
Mas, o futuro empreendedor precisa entender a diferença entre pendências financeiras e a falta de regularização junto com a Receita Federal.
Uma coisa são as restrições em órgãos que regulamentam o crédito, como o Serasa e o SPC, colocam quando alguém não consegue cumprir um pagamento.
Eles fazem isso para que outros credores tenham acesso a essa informação e possam decidir se vão fazer negócio com essa pessoa ou não.
Outra coisa é a regularidade perante a Receita Federal, que não tem nada a ver com compras ou a situação da pessoa no mercado consumidor.
Quando a Receita Federal coloca restrição para abrir empresa?
A Receita Federal coloca restrição para abrir empresa quando a pessoa é obrigada a entregar uma declaração de imposto de renda, por exemplo, e não cumpre essa obrigação.
Quando a pessoa entrega a declaração com informações diferentes daquelas que a Receita Federal recebeu das fontes pagadoras, a pessoa também fica com restrição.
Então, essas pendências com a Receita Federal são alguns exemplos de situações que impedem uma pessoa de abrir empresa.
A relação com a Receita Federal e a relação com o mercado financeiro são duas coisas distintas que o empreendedor precisa entender.
Quando se trata da possibilidade de abrir empresa, o que importa é a relação que a pessoa tem com a Receita Federal.
Se você tem dúvidas sobre a sua situação com a Receita Federal, fale com nossa equipe. Eles vão fazer consultas, entender o seu caso e te dar toda orientação.
Pendências com a Receita Federal são um impedimento definitivo para abrir empresa?
Quando alguém tem pendências com a Receita Federal, vai constar no cadastro da pessoa a informação “pendente de regularização”.
Por isso, antes de fazer a abertura da empresa é preciso pesquisar sobre os motivos que levaram a Receita Federal a colocar essas pendências.
Depois de identificá-los, é só fazer a regularização dessas pendências entregando declarações atrasadas, retificando declarações e fazendo pagamentos de taxas, por exemplo.
Outra dúvida que os empreendedores possuem é referente ao tempo que leva para fazer esse processo de regularização com a Receita Federal. Normalmente, ele é um processo bem rápido.
Por exemplo, quando faltou a fazer a entrega de uma declaração e um contador envia essa declaração pendente, normalmente de 3 a 5 dias, o impedimento já é retirado.
Regularizando essa parte das obrigações com a Receita Federal, o empreendedor já pode fazer o processo de abertura da sua empresa normalmente.
Quem tem restrição financeira pode abrir empresa?
A resposta definitiva à pergunta: “Quem tem restrição financeira pode abrir empresa?” É: Sim, desde que esteja regular com a Receita Federal.
Se você tem nome sujo ou tem pendências com a Receita Federal, mas quer abrir sua empresa, você pode contar com a ajuda de especialistas para conduzir esse processo.
A Mco Contábil possui especialista na regularização de empresas, ajudando você que tem restrições ou pendências a abrir o seu negócio.
Entre em contato com nossa consultora e faça uma avaliação da sua situação, fazendo todas as consultas nos órgãos responsáveis e entendendo o seu caso.
Se você tiver pendências com a Receita Federal, vamos te ajudar a se regularizar, fazendo o levantamento das pendências, entregando declarações e emitindo guias de pagamento.
Se você tem restrição financeira, já sabemos que esse não é um empecilho para abrir o seu negócio.
Mas, ainda assim, nossos especialistas vão te ajudar a organizar sua questão financeira para garantir que sua empresa não terá problemas futuros nessa área.
Ainda te ajudamos ou fazemos para você todo o processo de abertura da sua empresa, dando suporte desde o planejamento inicial.
Não tenha mais dúvidas ou dificuldades com sua situação financeira ou com a Receita Federal. Deixe nossos especialistas te ajudarem a alcançar o sucesso.