Quem deve obter um certificado digital?

A organização do certificado digital funciona conforme descrito na Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de  2001. Para realizar procedimentos referentes a seus funcionários, as empresas precisam do certificado digital – uma vez que as atividades junto ao eSocial são confirmadas com a utilização deste documento digital.

Além disso, hoje empresas do regime Lucro Presumido precisam do certificado digital em todo o país, e há locais onde as empresas do Simples Nacional também estão obrigadas a apresentar a certificação para realizar seus procedimentos.

Tem como fazer certificado digital online?

A primeira etapa do certificado digital, como vimos, é realizada online. A questão é que há uma etapa de verificação de documentos que deve ser feita presencialmente – especialmente para pessoas físicas.

Isso porque depois de ter a pessoa física com o certificado emitido, é possível sim emitir uma certificação empresarial sem apresentar os documentos pessoalmente. Mediante a apresentação de um certificado e-CPF do tipo A3 do representante legal da empresa, a certificadora oferece o serviço para garantia da empresa sem necessidade de validação.

Tipos de certificação digital para empresa

Basicamente os tipos de certificado digital para empresas são de dois modelos: o A1 e o A3. Enquanto o primeiro oferece facilidade de acesso sem instalação, o segundo tem validade por maior tempo – então é preciso verificar qual será o uso para identificar o melhor modelo para o seu caso.

Quando você opta pelo certificado A1, trata-se de um programa de computador que poderá ser utilizado em um ou mais computadores – podendo ser copiado de uma máquina para outra. Quando está instalado, é diretamente acionado pelos outros sistemas que precisam dessa verificação – se você estiver tentando realizar um tipo de atividade que precisa de certificação mas não estiver com nenhuma instalada no seu computador, o sistema onde você está trabalhando irá emitir o aviso de que é necessária a certificação digital. Tem validade de 1 ano.

Já o modelo de certificado A3 é entregue fisicamente, em um cartão ou token. Para utilizá-lo, é preciso configurar o computador para ler esse instrumento, realizando a instalação de software específico. Funciona mais ou menos como eram os sistemas de banco mais antigos, onde eram necessários leitor de cartão ou token para acessar sua movimentação bancária online.  A instalação do software é feita na primeira vez em que se fará o acesso, depois tudo já estará funcionando. Esse tipo de certificado poderá valer até 3 anos.

Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto nós da Mco contábil, estamos a disposição para a ajuda-lo!