QUAL É DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA SE TORNAR UM MÉDICO EMPREENDEDOR

A constituição e o registro de uma clínica médica ou um consultório, por exemplo, é um processo extremamente burocrático. Essa documentação inclui o CNPJ, que é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Sem ele, seu consultório ou clínica médica não estará autorizado a funcionar.

Será preciso obter o alvará da vigilância sanitária. Não possuir esse documento resulta em uma infração grave, que deixará você e o seu consultório ou clínica sujeitos às penalidades previstas na lei.

As etapas incluem:

  • Elaborar um contrato social;
  • Obter o alvará da vigilância sanitária;
  • Obter o CNPJ;
  • Obter os alvarás de funcionamento;
  • Registro na Prefeitura;
  • Autorização para emitir notas fiscais.

Mas calma, você não precisa fazer tudo isso sozinho. Existe um profissional que poderá te ajudar – o contador ou uma empresa contábil habilitados.

O contador também será responsável por auxiliar na gestão da sua clínica, ao instruir você, médico empreendedor, sobre qual regime tributário adotar, como criar um planejamento tributário eficiente e como garantir que o controle financeiro seja realizado de forma eficaz.

O médico empreendedor também precisará aprender a controlar certas situações, principalmente aquelas que se referem ao âmbito empresarial.

Entenda que o seu consultório ou clínica médica funcionará como uma empresa normal, com deveres e obrigações mensais, cabendo ao contador gerar e controlar os tributos e enviar essas obrigações para que o médico empreendedor exerça sua profissão de forma plena.

O trabalho do contador nesse processo inclui também a verificação das finanças da empresa, a fim de compreender se os projetos poderão ou não ser realizados, garantir economia e otimizar o controle financeiro, inclusive sugerindo cortes de gastos que não terão impactos significativos na experiência dos funcionários e dos clientes.

A experiência do contador irá contribuir na tomada de decisões, que acontecerá de forma estratégica e assertiva. Mas, é importante lembrar que a decisão final ainda será do médico empreendedor.

Para superar as dificuldades com a gestão da equipe e delegação de tarefas, o médico empreendedor precisa compreender que, por mais que realizar tarefas por si próprio possa parecer trazer economia, na verdade, significa que outras tarefas, que poderiam ser realizadas pelo dono do negócio, ficarão de lado.

Por isso, é importante que toda a equipe esteja alinhada e entenda suas funções. A partir daí, ficará mais fácil passar instruções e garantir que todos os processos sejam cumpridos da forma correta.

É preciso, ainda, entender a importância de cada colaborador, além de compreender que eles são mais que médicos – são pessoas, com necessidades e desejos!

Existe, inclusive, a ideia de que a gestão de pessoas seja, na verdade, um nome alternativo para substituir o RH ou o Departamento Pessoal. A realidade é que, apesar do conceito invalidar diversas práticas desses departamentos, sua utilização vai muito além de uma simples nomenclatura.

Gerir pessoas significa entender a importância de cada colaborador e de cada etapa realizada no trabalho. É compreender que, por trás das funções, existem pessoas com necessidades e desejos.

Então, para se tornar um médico empreendedor de sucesso, você precisará garantir que todas as necessidades e desejos do seu pessoal (no âmbito de trabalho), sejam saciados.

  • Instrua, de forma detalhada, o seu pessoal. Isso garantirá que as tarefas sejam concluídas com sucesso, além de contribuir para a capacitação pessoal e profissional de cada um;
  • Atue com transparência e garanta que a ética do trabalho seja sempre respeitada. Garanta também que a ética de cada profissional, como cidadão, seja colocada acima de tudo.

Com essas dicas, você estará pronto para se tornar um médico empreendedor.

Entre em contato com a Mco contábil ; nós somos especialistas em contabilidade para médicos!

E estamos dispostos a te ajudar!