fbpx

Qual CNAE médico de Psiquiatria?

Uma das primeiras questões que surgem quando o Médico Psiquiatra decide se informar sobre como abrir um CNPJ e quais serão as vantagens de ter um negócio médico, é a respeito de qual seria o CNAE da atividade que poderá utilizar. Não se preocupe, a Mco contábil  vai te ajudar!

O que é CNAE? 

A sigla CNAE se refere à Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Pense que é preciso organizar os dados para que o Governo Federal e as outras esferas de poder, ou mesmo órgãos públicos e privados que atuam com questões econômicas e financeiras, tenham algum grau de conhecimento sobre quais tipos de negócio são abertos e quais atividades econômicas são exercidas no país.

E é através da famosa Tabela CNAE que todo o tipo de atividade econômica ganha um código para chamar de seu definindo assim a vida daquelas pessoas que praticam tal atividade registrada.

A intenção é detalhar até certo nível, para que se possa diferenciar o tipo de atividade e, ainda mais, para que os praticantes de diferentes atividades tenham tributação conforme seu padrão de faturamento.

Na área médica, por exemplo, mais de um CNAE pode ser utilizado na abertura das empresas  e tudo depende da descrição dos códigos, que devem ser utilizados de forma a traduzir claramente os serviços que serão realizados no consultório.

Qual o CNAE para abrir seu consultório médico de Psiquiatria?

Os médicos em geral que não realizam procedimentos cirúrgicos – incluindo os psiquiatras – devem eleger o CNAE 8630-5/03 | Atividade Médica e Ambulatorial Restrita a Consultas.

A abertura de empresa na área médica precisa, necessariamente, ser cadastrada no Conselho Regional de Medicina. O próprio Conselho pode, então, ajudar o médico a definir qual seria o melhor CNAE para o negócio.

O fato é que os médicos que decidem pela abertura de empresa estão no mesmo caminho de profissionais de diferentes áreas: identificaram que manter um negócio na sua área de atuação pode ser mais rentável do que a prática da medicina diretamente. Além disso, sempre é bom lembrar que a separação entre as finanças da pessoa física e da pessoa jurídica ajudam muito na hora de manter controle claro sobre seus rendimentos – e até mesmo na hora de tomar decisões profissionais.

Lista de Atividades incluídas no CNAE 8630-5/03

No caso dos psiquiatras, suas atividades estão inseridas no CNAE 8630-5/03 justamente porque é este código que identifica sua prática – a natureza das atividades de Psiquiatria condiz com o que fica definido aqui.

A descrição deste código indica:

– As atividades de consultas e tratamento médico prestadas a pacientes externos exercidas em consultórios, ambulatórios, postos de assistência médica, clínicas médicas, clínicas oftalmológicas e policlínicas, consultórios privados em hospitais, clínicas de empresas, centros geriátricos, bem como realizadas no domicílio do paciente;

– As atividades de unidades móveis fluviais equipadas apenas de consultório médico e sem leitos para internação.

Como encontrar o CNAE adequado para o seu CNPJ?

Para consultar os diferentes códigos que estão disponíveis na Classificação Nacional lá é possível buscar por descrições diversas, e identificar se há mais de um tipo definido que detalhe a sua prática. De toda forma, na hora de abrir uma empresa será necessário contar com o apoio de um contador, que será responsável pelo negócio em relação à comunicação com as diferentes esferas de Governo  e este é o profissional que poderá lhe guiar para escolha correta do CNAE.

Ainda sobre a CNAE, os códigos são mantidos e atualizados pelo Governo Federal, através do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE). O modelo em vigência hoje é atualizado desde 1994, quando houve uma grande revisão do tipo de classificação utilizado até então, contando com apoio de pares no setor público e privado, entidades de classe e envolvimento da sociedade como um todo. O esforço realizado foi também no sentido de buscar aperfeiçoamento da classificação e harmonização com os padrões internacionais.

Se com essa pergunta você já está pensando em pedir socorro para que a burocracia do negócio não tome conta de você, saiba que há especialistas que podem lhe ajudar  e indicar um caminho efetivamente seguro para montar um negócio na sua área. E a Mco contábil não se limita a abertura da empresa: estamos com um time de experts esperando para dar o suporte contábil completo para sua clínica.

Muitos profissionais vêem na abertura de empresa uma saída para melhorar os seus rendimentos, uma vez que a tributação é diferente quando se atua como pessoa física ou como pessoa jurídica.

Como abrir um CNPJ para consultório de Psiquiatria?

A abertura de um consultório de Psiquiatria começa com a definição do tipo de empresa que você deseja abrir. Como você já viu, a primeira pergunta a ser respondida é qual o CNAE do CNPJ a ser aberto – no caso do consultório de psiquiatria, é o 8630-5/03 – Atividade médica ambulatorial restrita a consultas.

A próxima definição é sobre a natureza jurídica da empresa. No caso de médicos, é possível montar uma empresa individual, como uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), ou uma sociedade, entre médicos  que podem ser de mesma formação ou complementares.

Com estas definições mais claras, o ideal é seguir no processo de abertura com suporte especializado de um escritório de contabilidade, uma vez que é preciso na sequência definir o regime tributário da empresa – e a opção pelo Simples Nacional é um dos caminhos, mas precisa ser analisada em relação ao seu negócio especificamente para identificar o que é mais vantajoso.
Vai montar seu consultório de psiquiatria?

Conte com a Mco contábil para auxiliar você.

🗨️ Precisa de ajuda?