Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples nacional?

Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples nacional?

Qual a melhor tributação para a minha empresa?

Conheça um pouco mais sobre as 3 principais tributações utilizadas no Brasil, antes de aplicar na sua empresa.

Simples Nacional:

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).

Lucro Presumido:

O Lucro Presumido é uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do Imposto de Renda – IRPJ, e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido – CSLL das pessoas jurídicas.

A sistemática é utilizada para presumir o lucro da pessoa jurídica a partir de sua receita bruta e outras receitas sujeitas à tributação.

Diferentemente do simples nacional, os impostos pertinentes aos Estados e Municípios, são recolhidos de forma separadas, conforme legislação de seu destino.

Lucro Real: 

Lucro Real é um regime de tributação no qual o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é feito com base no lucro real da empresa – receitas menos despesas, com ajustes previstos em lei.

No lucro Real o ICMS e o ISS, tem a mesma aplicabilidade do lucro presumido.

Por isso escolher o melhor regime tributário para a sua empresa é uma tarefa de suma importância. Isso porque cada empresa se encaixa melhor em uma forma de tributação. E a escolha certa garante maior facilidade e segurança, uma escolha errada pode gerar grandes prejuízos para a sua empresa.

O fator de um bom planejamento tributário na sua empresa, pode gerar uma economia no pagamento de impostos ou até mesmo ganhar créditos em favor da empresa devido ao pagamento antecipado. Por estes motivos, vale a pena analisar com calma as três formas de tributação existentes.

A verdade é que todas as empresas poderiam declarar seus impostos através do Lucro Real, no entanto, o método é mais adequado para organizações que geram ganhos maiores ao fim do período de um ano e tenha um estilo mais arrojado de organização. A exceção são as instituições financeiras, que têm a obrigatoriedade de declarar impostos pelo lucro real.

Para as empresas que acabaram de iniciar suas atividades e são micro, pequenos ou os chamados microempreendedores individuais, recomenda-se a utilização do Simples Nacional em vez de outras formas de tributação, pois os lucros anuais obtidos por essas empresas costumam ser inferiores aos que observamos no mercado para o cálculo dos lucro presumido  ou lucro real.

Nós da Mco Contábil estamos aqui para ajuda-lo a tomar a melhor decisão e poder se dedicar no que há de melhor.

Ao seu negócio e ter mais tempo com a sua família que é o seu bem mais precioso.

Deixe o seu processo contábil e financeiro com a Mco contábil.