Umas das datas mais importantes do varejo digital está chegando: a Black Friday este ano acontecerá em 25 de novembro e todos já estão se preparando para a ocasião, preparando as ofertas mais competitivas e as melhores experiências.
Nesse cenário, é preciso se preparar com antecedência e dispor de informações estratégicas sobre as últimas edições. Por isso, é preciso se preparar com antecedência e dispor de informações estratégicas sobre as últimas edições da Black Friday no Brasil. Dados como o volume de vendas a cada ano, as categorias mais procuradas e a tendência de consumo são essenciais para entender o cenário e traçar o melhor plano para aproveitar a data ao máximo.
Mais uma vez, ser uma excelente oportunidade para os lojistas aquecerem suas vendas e para os consumidores encontrarem boas ofertas.
Especialmente no comércio eletrônico, a Black Friday tem se mostrado, ano após ano, uma das datas mais relevantes para todos os segmentos do varejo. Inclusive, o evento não se limita mais à sexta-feira, movimentando promoções durante todo o mês de novembro.
Quando é a Black Friday?
Em 2022, a Black Friday será no dia 25 de novembro. A data é comemorada sempre na última sexta-feira de novembro.
O evento é realizado no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado tradicionalmente comemorado nos Estados Unidos na quarta quinta-feira do mês.
No entanto, uma tendência que tem se observado nos últimos anos é a Black Friday antecipada, ou Esquenta Black Friday, que consiste na oferta de descontos e promoções nos dias e semanas anteriores à data oficial do evento.
Nesse contexto, surgiram também a Black Week e a Black November, que estendem as promoções ao longo da semana e do mês da Black Friday, respectivamente.
Ainda vale destacar a Cyber Monday, que se originou como uma extensão do evento exclusivamente no varejo online. Voltada principalmente para a venda de eletrônicos, ela é realizada na primeira segunda-feira após a Black Friday.
Qual é a história da Black Friday?
A Black Friday foi criada originalmente nos Estados Unidos, entre as décadas de 1980 e 1990, como uma forma de aproveitar o feriado de Dia de Ação de Graças para movimentar o comércio e alavancar as vendas de final de ano.
A popularidade da data chamou a atenção de outros países, que começaram a realizar sua própria edição do evento. No Brasil, a primeira Black Friday foi realizada em 2010, com foco no varejo online, mas teve pouca adesão dos lojistas.
Ao longo dos anos, porém, a Black Friday foi conquistando os clientes e varejistas brasileiros, sendo que até mesmo lojas físicas passaram a aderir ao movimento.
O crescimento do comércio eletrônico e a consolidação do hábito dos consumidores de comprar online também tiveram um importante papel no sucesso da data.
Como resultado, muitas lojas também aderiram ao movimento de antecipação e expansão da Black Friday, com o surgimento da Black Week e da Black November, como já mencionamos.
Isso se deve principalmente ao comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais adeptos às compras online e acompanham atentamente as ofertas ao longo do mês para encontrar os melhores preços e vantagens.
Quais são as expectativas para a Black Friday 2022?
Um ponto essencial para se preparar para a Black Friday é entender como foi a última edição do evento.
Em 2021, o e-commerce teve um faturamento recorde de R$ 7,5 bilhões, um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior, segundo relatório da Neotrust.
O mesmo estudo aponta outros insights importantes para a Black Friday 2022:
- os segmentos com maior número de pedidos em 2021 foram Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Eletroportáteis, Telefonia e Eletrodomésticos;
- o ticket médio foi de R$ 654,06, valor 7,2% maior que o do ano anterior;
- os pedidos com frete grátis representaram 66% das compras feitas no evento;
- as mulheres foram maioria nas compras de Black Friday, com uma participação de 56,9% nos pedidos.
- Dessa forma, a expectativa para este ano é que o evento continue trazendo excelentes oportunidades para os empreendedores digitais.
- Mesmo com o cenário de alta na inflação, é possível utilizar a Black Friday de forma estratégica, incentivando os clientes a aproveitar as promoções para adquirir produtos de necessidade e para antecipar as compras de Natal, por exemplo.