Preciso de contador para abrir empresa?

E quando o empreendedor se pergunta: “preciso de contador para abrir empresa?”.

De acordo com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) responsáveis pela fiscalização dos profissionais da área, todas as empresas precisam do acompanhamento e contabilização de sua movimentação por um contador devidamente registrado junto a esse órgão.

É preciso compreender que não necessariamente você precisará contratar um profissional que atuará dentro de sua empresa. É possível a contratação de uma assessoria contábil, que fornecerá todos os serviços de um contador de forma terceirizada.

E o MEI?

Existe uma exceção à regra, que são as empresas enquadradas comoMEI, ou seja, Microempreendedor Individual. Mas, até mesmo nestes casos, é indicado que sejam utilizados os serviços de um profissional de contabilidade.

Isso para evitar erros de enquadramento e para não pagar impostos. Também para entender como funciona esta categoria e apresentar a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI).

toda-empresa-necessita-de-um-bom-contador

Segundo o Portal do Empreendedor, o MEI está dispensado de contabilidade e não precisa da escrituração. Ou seja, não seria necessária a contabilização de algum livro contábil. Além disso, é necessário que sejam guardadas as notas de compra de mercadorias, caso existam. Também os documentos relacionados à contratação de funcionário (de acordo com a regulamentação, somente um funcionário pode ser contratado). Deverão ser guardados ainda os canhotos ou segundas vias das notas que forem emitidas. E há ainda um parágrafo da Lei que indica que, para não ser tributado, o MEI precisaria ter um contador.

É preciso ter a consciência de que, em um ambiente altamente regulamentando como o brasileiro, com uma grande influência de Normas, Leis e Regulamentações específicas a determinados tipos de negócios, a orientação de um contador desde o início do processo de abertura muitas vezes se torna vital para que não sejam cometidos erros na própria constituição societária da empresa, no tipo de tributação escolhida ou ainda questões envolvendo os primeiros passos da empresa na esfera financeira.

Mas preciso de contador para abrir empresa efetivamente?

Para o ato em si da abertura de empresa, não é necessário que seja um contador, porém é o mais indicado.

Muito além das exigências legais

Mas se não preciso de contador para abrir empresa, por que contratar?

Mesmo no caso do MEI, existe a orientação de que seja consultado um profissional da área. Isso não somente na orientação legal relacionada à DASN-SIMEI, mas também a outros aspectos. Um contador pode auxiliar no entendimento e gestão de sua empresa.

No caso das empresas que possuem a exigência legal para a contratação de um contador, este profissional também será de extrema importância em diversos aspectos, como questões tributárias, ligadas a recursos humanos, entre outras.

Qual é a função do contador?

Registro, emissão, controle, entrega dos livros contábeis e outros exigidos pela legislação brasileira também fica a cargo de um contador. Ele será responsável pelo seu teor e pela data correta de sua entrega.

O contador também será responsável pelo cálculo de obrigações trabalhistas envolvendo salários, décimo terceiro e férias. Além disso, também estará à frente dos encargos envolvidos em relação aos funcionários. Neste quesito, a participação de um contador é vital, pois questões trabalhistas podem gerar prejuízos para a empresa no caso de ações judiciais.

Nós da Mco Contábil estamos aqui para ajuda-lo a tomar a melhor decisão e poder se dedicar no que há de melhor.

Ao seu negócio e ter mais tempo com a sua família que é o seu bem mais precioso.

Deixe o seu processo contábil e financeiro com a Mco contábil.