O que você precisa para ser um empreendedor digital?

O pilar do empreendedorismo digital é conhecer, de forma clara, o funcionamento da tecnologia. Isso não quer dizer, de modo algum, que você precisa ser programador, saber todo o funcionamento dos sistemas ou ser especialista em informática. Você precisa conhecer, essencialmente, a forma como o cliente estará em contato com o seu produto – seja lá como for o ambiente por trás do negócio.

Por exemplo, se você monta uma loja virtual de roupas, você será quem dirá como as peças são apresentadas, como deve funcionar o provador virtual, o que você pretende para o visual do seu site, etc. Você contratará alguém para criar os ambientes virtuais, mas é você quem tem que pensar no cliente e saber o melhor para o seu negócio.

Também é preciso observar a si mesmo para montar um negócio: algumas características do empreendedor formam um perfil de atuação o qual você deve analisar se possui ou se precisará desenvolver. Entre as que farão diferença para um negócio digital estão a capacidade de buscar informações e, claro, a persistência.

Salientamos aqui a busca de informações justamente porque é um mercado novo e muito ágil, as novidades aparecem a cada minuto – literalmente. Ter conhecimento do que está ocorrendo, mesmo que em outros países, pode ser crucial para que o desenvolvimento do que você está propondo seja bem recebido – e não fique ofuscado por alguma novidade recém tirada da cartola de alguém.

Persistência é uma das mais importantes características de quem tem um negócio, e o mesmo vale para as empresas digitais. É improvável que ao ter uma ideia inovadora, você acerte na primeira tentativa após colocá-la em prática, então não entre no negócio com essa mentalidade. A melhor forma de encarar é dando um passo de cada vez, testando e recomeçando, se preciso, até acertar o caminho.

Dicas para ter sucesso no empreendedorismo digital

Nossa primeira dica para ter um negócio digital de sucesso é planejamento! Seja lá qual for o tipo de negócio que você estiver montando, se a empresa for individual ou não, é muito importante planejar realmente o início do negócio (claro que depois precisa continuar). Pense sobre quais tipos de produtos você quer oferecer, sobre quem são os clientes em potencial, como manter contato com esses clientes, o que será seu diferencial, entre outras questões.

Gestão é outra palavra que não pode sair do vocabulário de quem está à frente de uma empresa. São muitas questões com as quais você precisa lidar, e algumas vezes esses assuntos não faziam parte do seu dia a dia antes de empreender. Há opções de ferramentas que podem dar uma mão, facilitando tarefas de gestão e possibilitando que você possua tempo hábil para focar em ações que estejam no foco central do negócio.

Vantagens do empreendedorismo digital

Entre as vantagens do empreendedorismo digital está o baixo custo de investimento inicial – o que vale para quase todos os casos. Embora você possa precisar investir em equipamentos e no desenvolvimento de materiais, softwares e layouts, o custo ainda é menor do que implantar uma empresa que precise de um ponto de vendas estratégico, muitos colaboradores e ainda por cima algum tipo de estoque físico.

Há casos de empreendimentos digitais em que somente o empreendedor e seu computador compõem o ambiente de trabalho – e pode funcionar muito bem.

Outra questão é a abrangência dos negócios digitais: mais pessoas podem encontrar o seu produto ou serviço, e todas elas podem acessar – mesmo que estejam do outro lado do mundo. É claro que você precisará definir um foco comercial para buscar seu público, mas há essa grande potencialidade de expansão – que é o que se diz quando uma startup tem potencial de crescimento exponencial: o mundo é o limite.

Como escolher o melhor nicho no mercado digital

A gente sempre recomenda que a pessoa escolha uma atividade econômica que tenha a ver com seu perfil. Não adianta saber que uma empresa de cursos de artes on-line está cheia de clientes e por isso querer montar um negócio parecido na sua cidade se você não está ligado a este mercado – o gosto pessoal influi, sim, no sucesso da empresa.

Olhando por este ângulo, então, o melhor nicho é aquele com o qual você tem familiaridade e interesse. Você irá viver a empresa 24 horas por dia – especialmente no mercado digital – então é essencial que o negócio tenha vinculação com seu estilo de vida.

Por outro lado, sendo você uma pessoa muito aberta a desafios e querendo começar mesmo do zero – disposta a fazer muitos cursos de aprimoramento para conhecer bem qualquer área que esteja em expansão, podemos citar algumas tendências:

  • programação e desenvolvimento em TI  – sim, os profissionais estão empreendendo e comercializam serviços digitais;
  • marketing digital – que é o boom de toda a área de comunicação, fornecendo estratégias e materiais para fazer uso do espaço digital na divulgação das marcas;
  • produção de conteúdos diversos – que está atrelado ao marketing digital, mas não somente. Vai desde vídeos, áudios, layouts, textos, etc. – a gama é grande.
  • Loja online- escolha um nicho, pesquise o público alvo, os fornecedores, e  vender online é uma excelente estratégia, você não precisa ter estoque é só ter um bom fornecedor.

E nós da Mco contábil, estamos a disposição para ajuda-lo na abertura de sua empresa!