A transformação digital é um processo que envolve a utilização de recursos tecnológicos para modificar ou criar novos modos de funcionamento dos negócios, culturas e experiências dos clientes.
O principal objetivo do processo de transformação digital é atender as transformações do comportamento e demandas do consumidor e do mercado como um todo. Ou seja, é a reinvenção organizacional na era digital.
Para se adaptar à transformação digital, é preciso, primeiramente, entender que transformar digitalmente não é apenas digitalizar os processos. A transformação digital tem efeitos em diversos âmbitos da sociedade e não apenas no mundo corporativo. Por isso, vai além de apenas utilizar a tecnologia. Os softwares, as novas tecnologias e os processos digitais são essenciais. Porém, não configuram uma transformação em si, já que a mudança é de percepção e mindset.
Estabelecer o processo de transformação digital na sua empresa é algo que necessita de um objetivo e propósito. Esta mudança deve ser bem estruturada e elaborada, além de levar em conta que não devemos pensar apenas nos produtos, mas também em informações. Por isso a necessidade de que se entenda esse novo mercado e basear-se em dados para que novos modelos de negócios, carreiras e serviços sejam criados.
Além disso, para aplicar a transformação digital, também é muito importante realizar mudanças na estrutura do próprio
negócio, incluindo os avanços tecnológicos como elemento central.
Quando e como surgiu a transformação digital?
O conceito de “transformação digital” não é algo atual. Nas últimas décadas, o termo vem sendo tema de estudo e debate por especialistas.
Na década de 90, o setor de varejo passou a transmitir, por meio de comunicação em massa, campanhas publicitárias. Embora o processo de compra ainda fosse realizado em lojas físicas, a transformação digital havia começado.
Neste período ocorreu uma grande evolução tecnológica. Além disso, o período foi marcado pelo início da era digital em ambientes de trabalho.
Nos anos 2000, esta evolução foi ainda mais impulsionada pelas plataformas digitais e dispositivos móveis. Pois, estes meios proporcionaram novas maneiras de comunicação e de fazer negócios.
Por conta desta evolução, tornou-se cada vez mais comum a comunicação digital em tempo real e individualizada. Além disso, o comércio virtual e transações eletrônicas tomaram conta do varejo, do setor bancário e de serviços por conta das novas maneiras de pagar as compras.
Atualmente, as empresas precisam estar atentas aos dados gerados pelos clientes para estar sempre entregando uma melhor experiência, produtos, comunicações, serviços e interações, para que os clientes se sintam completamente satisfeitos com as transações.
Fica claro que o futuro reserva mais abordagens orientadas por dados à estratégia de negócios, possibilitando uma melhor tomada de decisões em todos os níveis empresariais. Ou seja, a transformação digital não só melhora processos discretos. Por meio dela, é possível restabelecer uma ampla reinvenção em escala de qualquer setor da empresa.
Qual o objetivo da transformação digital?
A transformação digital visa digitalizar os processos e a gestão, migrando-os para o ambiente digital. E, dessa forma, escalonar sua infraestrutura e desenvolver novas soluções para os seus clientes.
Por que investir em transformação digital?
Ao investir em transformação digital, a sua empresa:
- Terá melhor aproveitamento de recursos;
- Maior produtividade;
- Irá tomar decisões estratégicas e bem embasadas;
- Extrairá insights mais reveladores dos clientes;
- Melhorará a experiência do usuário.
Quais os pilares da transformação digital?
O americano David L. Rogers, listou em seu livro “Transformação Digital: Repensando o seu Negócio para a Era Digital” cinco pilares fundamentais da transformação digital. Confira, a seguir, quais são e suas definições!
Cliente
O primeiro pilar da transformação digital é o cliente. Enquanto, tradicionalmente, os clientes são considerados usuários passivos aos quais as empresas dirigem suas propagandas, na transformação digital eles são os grandes protagonistas.
Neste contexto, eles são capazes de interagir com a marca de maneira mais dinâmica, criando um relacionamento mais próximo. No entanto, eles também possuem um maior impacto sobre a reputação da marca. Afinal, as ferramentas digitais possibilitam avaliar e adquirir produtos e serviços dessas empresas mais rapidamente.
Ou seja, a transformação digital faz com que os clientes sejam considerados como influenciadores e parceiros de inovação de um negócio. Por isso, a empresa deve aplicar ferramentas digitais capazes de melhorar a experiência dele como usuário.
Concorrência
Para destacar-se entre a concorrência, é preciso explorar o mercado e os diferentes anseios de seus clientes, buscando pela entrega de melhorias contínuas em seus produtos e serviços.
Dados
Por conta da transformação digital, houve um aumento considerável da quantidade de dados. Afinal, as formas de captá-los também foram ampliadas. Atualmente, podemos obter informações via pesquisa de mercado, interações e processos do cliente com a empresa.
Além disso, com o grande aumento da utilização de mídias sociais por meio dos consumidores, as empresas possuem formas rápidas de captar informações dos clientes. Ferramentas de Big Data, como por exemplo, são capazes de permitir que os dados sejam estruturados e façam parte do planejamento da empresa. Dessa forma, é possível realizar previsões, descobrir padrões de comportamento do consumidor e tomar melhores decisões empresariais.
Inovação
Na transformação digital, as ideias testadas são registradas e passam por processos de aperfeiçoamento, até serem lançadas no mercado. Muitas vezes, por exemplo, são criados protótipos que realmente testam a viabilidade mínima e garantem a maximização do aprendizado em relação ao produto. Dessa forma, os riscos desse produto fracassar no mercado são reduzidos.
Valor
O último pilar da Transformação Digital, segundo Roger, é o valor. Antigamente, a ideia e valor era de algo duradouro e constante. Embora os produtos e operações mudassem, o valor continuaria sendo o mesmo. Para obter sucesso, uma empresa deveria ter uma proposta de valor clara, diferenciar-se dos concorrentes e entregar a melhor versão da proposta de valor.
Entretanto, confiar que uma proposta de valor é imutável na era digital é um erro, afinal, novos concorrentes chegam no mercado a todo o momento com propostas mais atraentes. Além disso, temos que ter em mente que a sociedade está em constante mudança e, consequentemente, seus valores também se transformam. Não acompanhar essas mudanças fará com que sua empresa fique para trás em relação à concorrência.
Dessa forma, as empresas devem evoluir constantemente e utilizar as tecnologias para expandir e melhorar suas propostas de valor.