O que é o ponto de equilíbrio

Toda empresa tem o objetivo de lucrar. Para isso, é necessário considerar muitas variáveis, incluindo o ponto de equilíbrio entre ganhos e despesas.

Graças às fórmulas matemáticas e ferramentas contábeis, é possível saber exatamente em que momento a venda de produtos ou serviços passa a ser lucrativa para o negócio. Esse recurso é chamado de ponto de equilíbrio, ou break even point. Descubra mais sobre esse conceito, sua importância e aprenda a calcular neste post!

O que é o ponto de equilíbrio

Chamamos de ponto de equilíbrio ou break even point o ponto exato em que a empresa começa a lucrar com a venda dos seus produtos. O indicador permite descobrir o faturamento mínimo para que uma empresa pague suas contas e comece efetivamente a ganhar dinheiro.

Para isso, é necessário aplicar algumas fórmulas matemáticas, de acordo com os resultados que a empresa pretende ter acesso. Há 3 possibilidades:

  • ponto de equilíbrio contábil — o cálculo simples e abrangente relaciona os custos fixos da empresa com a margem de contribuição dos produtos;
  • ponto de equilíbrio financeiro — considera como custo apenas aqueles valores que realmente saíram do caixa da empresa, não contabiliza a depreciação de ativos;
  • ponto de equilíbrio econômico — permite que empreendedores e investidores descubram se os recursos serão mais lucrativos com a venda dos produtos ou empregados no mercado de ações.

Como se calcula

Todos os indicadores devem considerar os seguintes elementos:

  • gastos fixos — tudo o que é imprescindível para que o negócio possa funcionar, como o aluguel do imóvel, as despesas com capital humano, contas de água e energia elétrica e materiais de escritório;
  • margem de Contribuição — valor obtido por meio da diferença entre o preço de venda e os gastos fixos para que esse produto possa ser produzido e vendido, como por exemplo, a compra da matéria-prima;
  • gastos não desembolsáveis — diz respeito a depreciação dos ativos, por exemplo, se um ativo que valia 100 reais e hoje vale 75 reais, a diferença de 25 reais deve ser incluída na fórmula;
  • custos de oportunidade — o curso de oportunidade é, basicamente, o preço de uma ideia. Quando o empreendedor resolve investir um valor que poderia render 10% em ações durante o ano, ele deve considerar essa porcentagem no cálculo.

Destacamos que a Margem de Contribuição tem uma fórmula própria:

Preço de Venda – (Custo Variável + Despesas Variáveis)

Sendo assim, esses valores devem ser aplicados nas respectivas fórmulas:

  • Ponto de equilíbrio contábil = gastos fixos / margem de contribuição unitária;
  • Ponto de equilíbrio financeiro = gastos fixos – gastos não desembolsáveis / margem de contribuição unitária;
  • Ponto de equilíbrio econômico = gastos fixos + custos de oportunidade / margem de contribuição unitária.

Importância do cálculo do ponto de equilíbrio para as startups

No geral, o break even point auxilia os empreendedores a estabelecer o preço dos seus produtos de acordo com a oscilação do mercado, tomar melhores decisões e determinar quando uma venda passa a ser lucrativa. Contribui, ainda:

  • com os estudos de viabilidade do seu negócio ou de um projeto específico;
  • para identificar quando um investimento começa a trazer lucro para os negócios, facilitando a captação desses recursos;
  • para um planejamento de redução de custos fixos e variáveis.

Como aplicar as fórmulas e interpretar resultados

Para facilitar o entendimento sobre o break even point, vamos considerar que a sua empresa:

  • tem 10 mil reais por mês de gastos fixos;
  • a margem de contribuição unitária é de 200 reais;
  • os gastos não desembolsáveis são de 3 reais por produto, em uma realidade onde haja 80 vendas por mês, são 240 reais;
  • o investidor injeta 10 mil que renderia 3,5% em outra aplicação, logo, espera um retorno de 350 reais ao mês.

Logo:

  • ponto de equilíbrio contábil = 50;
  • ponto de equilíbrio financeiro = 48,8;
  • ponto de equilíbrio econômico = 51,75.

Esses resultados podem ser interpretados da seguinte forma:

  • o equilíbrio contábil é atingido após a venda de 50 produtos;
  • para que a empresa comece a ter retorno sobre o que investiu na fabricação dos produtos, considerando a depreciação de ativos, deve vender 49 produtos;
  • para que o retorno do investimento com a venda dos produtos seja maior que na aplicação desejada, é necessário concluir 52 vendas.

Veja alguns exemplos de como a interpretação dos resultados pode contribuir para o sucesso da sua empresa

Captação de investimentos

Nesse caso, se a sua empresa está à procura de investidores e costuma vender uma média de 80 produtos por mês, ela está vendendo o equivalente a 28 produtos a mais do que o ato de investir precisaria para ter o mínimo de retorno desejado.

Com o cálculo do break even point, você pode comprovar o volume de operações para o futuro investidor.

Campanhas promocionais

Das 80 vendas realizadas em um mês, 56 acontecem durante os primeiros 20 dias. No entanto, no mês de março, a empresa chegou ao vigésimo dia com apenas 45 vendas concluídas. É preciso correr contra o tempo para alcançar o ponto de equilíbrio.

Como você sabe que para atingir o break even point é necessário vender uma média de 48 a 52 produtos, é hora de investir ações que possam gerar no mínimo 7 vendas imediatas.

Acompanhar as vendas

Não há uma regra sobre quando fazer o cálculo de ponto de equilíbrio. Ele pode ser realizado sempre que o valor da matéria-prima oscila, quando um ativo sofre depreciação, de acordo com as aplicações que o investidor deseja fazer, ou em momentos que o consumidor muda seus padrões de compra.

Por exemplo, alguns segmentos vendem menos ao final do ano, outros vendem mais. Por esse motivo, é interessante fazer um controle periódico do break even point, registrando e comparando os números aos resultados anteriores.

Já calculou o ponto de equilíbrio da sua empresa? Se necessário, peça ajuda nós da Mco contábil estamos a disposição para ajuda-lo a calcular e interpretar os resultados. Conhecer o break event point é essencial para compor um planejamento estratégico que faça o negócio ser rentável, saudável financeiramente e com boas estratégias comerciais.