O que é o empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital é a iniciativa que busca implantar um negócio em que as ações sejam virtuais: além da operação comercial funcionar pela internet, o produto ou serviço também é entregue em formato digital, como cursos on-line, e-books ou shows realizados através das lives.

Como todo o empreendedorismo, é necessário ter em mente uma ideia de negócio para começar a pensar no que será o futuro negócio.

Atualmente temos muitos exemplos de empreendedorismo digital que aconteceu durante a Pandemia, uma vez que as atividades presenciais ficaram em segundo plano por causa dos protocolos, nasceram os : Shows online, exposições de tradicionais museus por meio virtual, até mesmo passeios pelas grandes cidades utilizando ferramentas de computação estão movimentando o universo da cultura, por exemplo, um dos mais paralisados pela necessidade do isolamento social.

Já mais tradicionais, mas também muito procurados, são os cursos e palestras pela internet. Herdeiros de tradições anteriores da educação à distância, os métodos captaram o público que já utilizava outros meios de comunicação para fazer formações sem a necessidade de estar presente nas salas de aulas e aproveitaram o avanço dos recursos para oferecer materiais que realmente encantam os alunos – muitas vezes mais engajadores do que o professor no presencial.

3 razões para ser um empreendedor digital 

1. É a melhor prática para o momento – e para o futuro

Como já falamos e todo mundo sabe,  o momento pelo qual vivemos é incerto, mesmo com a vacinação contra o Novo Coronavírus e com a liberação das Máscaras em alguns estados  –  é ainda mais indefinido o momento em que as pessoas de fato se sentirão seguras para fazer as atividades como faziam antes da pandemia, o que pode não ocorrer porque as mudanças as fizeram suprir as necessidades de outras formas.

Além disso, o modelo de negócios é apontado por especialistas como o modelo do futuro, uma vez que a migração dos diversos tipos de atividades econômicas para o formato digital vem acontecendo, de forma gradual. Se pensarmos historicamente, muitas atividades que fazemos corriqueiramente hoje utilizando a tecnologia precisavam de muito mais tempo empregado para acontecerem – do envio de uma simples correspondência, que passou para o e-mail, até a compra de supermercado, que você pode receber na porta de casa.

2. É o tipo de negócio que mais cresce

Segundo o estudo “O E-commerce na Pandemia de 2020”, cada semana de quarentena equivale a uma semana de Black Friday em relação ao número de pedidos no formato on-line – o período apurado indicou um crescimento de 145% no comércio eletrônico.

Já em 2022 vendas pela web movimentam R$ 4 bilhões, um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Pela primeira vez, a categoria de alimentos apareceu na lista dos 10 itens mais procurados pelos brasileiros na data, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen. O número de pedidos de alimentos e bebidas no comércio online cresceu 10%, e o volume de vendas, 17%.

Pelo movimento das vendas pela internet já se percebe que mesmo quem não tinha tanta intimidade com a tecnologia encontrou seu caminho – e esse movimento ajuda os empreendedores digitais. Se antes poucos museus ou grupos de artistas pensavam em exposições virtuais, até porque grande parte do público participante não gostava do modelo, agora tornou-se uma saída não só viável mas que se apresenta para ficar – será certamente somada às iniciativas presenciais daqui para a frente.

3. Há muito espaço para inovar

Quando falamos em educação à distância, por exemplo, havia um enorme tabu em migrar escolas de educação fundamental e mesmo as de ensino médio –  a aceitação sempre foi melhor no caso do ensino de adultos, cursos superiores ou técnicos. O movimento de que se iniciou em 2020 com a pandemia, no entanto, forçou a sociedade a aceitar que a forma digital era a única possibilidade para dar seguimento ao ano letivo, e com isso, abriu um enorme leque de possibilidades para esse público.

É sobre isso que estamos falando quando dizemos que há espaço para inovação: muitos tipos de atividades foram se adaptando ao formato digital, mas talvez a migração ainda não tenha ocorrido da melhor maneira em algumas áreas, que vão se manter de forma híbrida. Talvez você seja aquela pessoa que visualizará a inovação que fará toda a diferença. Quem sabe? Você vai levar seu negócio para o digital!

E nós da Mco contábil, estamos a disposição para ajuda-lo na abertura de sua empresa!