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O que é estratégia de vendas?

estratégia de marketing para vendas é algo utilizado para construção de marca, geração de vendas e aumento de receitas. Sendo basicamente um conjunto de processos que envolve a pesquisa e qualificação de clientes e até mesmo o gerenciamento e controle de vendas.

Para iniciar essa estratégia de vendas, é preciso fazer uma junção de todos os processos que vão envolver essa etapa. Ou seja, tudo que você vai realizar para fechar os negócios e fazer com que seus clientes comprem seus produtos ou serviços.

Não se esqueça que uma boa estratégia de vendas contém ações e tendências de consumo do seu público-alvo, além de indicadores para otimizações que são o número de clientes, ticket médio de cada um, geração de leads, entre outras informações importantes.

Nos próximos tópicos, vamos te apresentar mais sobre o processo e como montar uma estratégia de vendas eficiente e eficaz para alavancar o faturamento da sua empresa!

Como começar uma estratégia de vendas?

O primeiro passo é definir bem a sua persona, ao escolher qual nicho você vai atuar, fica muito mais fácil de dominar e entender mais sobre quem e para quem você irá vender os seus serviços ou produtos e consequentemente ter maior controle de vendas.

Após isso, é preciso estudar bem os seus concorrentes e fazer uma pesquisa de benchmarking para entender como eles vendem, o que os torna diferente dos demais e quais são as principais dores dos seus consumidores, assim, você irá conseguir resolvê-las e transformá-las em potenciais clientes.

Após isso, ter objetivos e metas definidos, seja através de algo palpável como a compra de um material, ou algo como estar entre as 5 melhores empresas para comprar no Brasil, definir esses pontos faz com que você tenha propósitos. Além disso, outros pontos são necessários, como:

  • Definir como será a geração de leads do comercial;
  • Como será a precificação do seu produto ou serviço;
  • Criação de um funil de vendas que esteja sempre alinhado com a estratégia;
  • Definição de um processo bem definido e focado no cliente;
  • Defina, por fim, quais serão os indicadores de desempenho em vendas.

Automatize todas as suas tarefas

Esse é um passo que deve ser feito em qualquer empresa que está se propondo a crescer, seja ela pequena, média ou grande. Isso porque, algumas tarefas são extremamente importantes, mas repetitivas e demandam muito tempo para serem finalizadas, principalmente se você ainda usa o método de planilha de vendas, feita manualmente.

Uma ótima opção para otimizar o tempo e melhorar a produtividade da sua empresa é automatizar essas tarefas com um CRM para vendas. Dessa forma, você consegue nutrir os leads com envios de e-mails, fazer agendamentos de atividades e ainda gerar relatórios completos, tudo em um só lugar.

Por isso, dentro de um CRM, você consegue aumentar e acelerar seus resultados comerciais, sendo assim, um recurso da tecnologia extremamente necessário para melhorar as suas estratégias de vendas.

Marketing e vendas: as duas áreas devem trabalhar juntas

Não se esqueça que as suas áreas devem trabalhar sempre em união! Principalmente o time de marketing, seja ele de conteúdo, digital ou qualquer outra ramificação, e o time de vendas.

São vários os casos de empresas que acabam perdendo fechamento de negócios incríveis porque as equipes de vendas e marketing não trabalham juntas. Por isso, fazer essa união é a melhor saída para conseguir conquistar os mesmos resultados e objetivos.

Por fim, após passar por todos os processos, é ideal seguir o funil de vendas e fidelizar os seus clientes e admiradores da sua empresa que não apenas comprar seus serviços ou produtos, mas fazem a divulgação e o famoso “marketing boca a boca”, que ainda é muito relevante.

Nós agradecemos a todos os nosso clientes, e pelas suas indicações!

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