O que é empreendedorismo feminino e qual a sua importância?

Empreendedorismo feminino pode ser considerado como qualquer ação empreendedora que é realizada especialmente por mulheres.

Quando falamos de empreendedorismo, muitas vezes limitamos nosso pensamento às grandes empresas e projetos, mas é importante compreender que, principalmente o empreendedorismo feminino, vai muito além disso.

Afinal, mais do que apenas ter o próprio negócio e lucrar insanamente com ele, o empreendedorismo feminino, dá mais espaço e visibilidade para tratarmos sobre algumas questões que impacta positivamente as comunidades e oferece uma nova perspectiva de vida para quem realmente precisa.

Portanto, a mulher que produz sabão com suas filhas para vender em seu bairro é uma empreendedora. Aquela que faz salgados, marmitas e bolos por encomenda e é conhecida em toda a comunidade é uma empreendedora. E a que tem uma lojinha de artesanato virtual e faz bordados e pinturas, também! Assim como as que abrem grandes negócios e startups, que são extremamente importantes para esse movimento.

Mais do que como o simples ato de empreender, é importante entender o empreendedorismo feminino como um importante instrumento de transformação social. Muitas pessoas tendem a achar que ele é apenas uma variação do empreendedorismo geral, um termo chato e desnecessário. Mas não! Ele é necessário na medida em que vai além do tradicional e se traduz como um movimento importante para dar força e visibilidade a outras questões relacionadas ao universo feminino.

Através do empreendedorismo feminino, muitas mulheres encontram uma forma de se sustentar, de ganhar espaço na sociedade, de fazer a diferença em sua família ou comunidade e por isso o movimento é tão importante.

Alguns estudos hoje já mostram que as mulheres, quando empreendem, além de buscarem por lucro, fazem isso para terem satisfação pessoal e, principalmente, para que possam trazer algo de bom para o mundo. Além do mais, elas também costumam investir prioritariamente na educação de sua família, o que é essencial para a sociedade como um todo.

Os desafios que mulheres empreendedoras ainda enfrentam

Apesar dos visíveis avanços que temos em relação à conquista de espaço da mulher no ambiente empreendedor, ainda existem muitas dificuldades e desafios que impedem um crescimento ainda maior do empreendedorismo feminino.

O principal deles é o preconceito. Durante muito tempo, acreditou-se que a mulher foi feita exclusivamente para cuidar de casa e dos filhos e que, então, ela não tinha capacidade para executar nenhuma outra tarefa que não fosse relacionada ao lar e a maternidade. Porém, com o tempo, e graças às reivindicações de grupos, essa situação foi se modificando e a mulher foi conquistando seu espaço em outros cenários. Ela estudou, entrou no mercado de trabalho, chegou a cargos de liderança e hoje tem seu próprio negócio.

Mesmo assim, até hoje, a mulher precisa lutar para mostrar à sociedade que “seu lugar” é onde ela quiser e que características biológicas não definem ou limitam sua competência e capacidade. Muitas mulheres, quando vão assumir seu negócio, ainda têm dificuldade de serem respeitadas e levadas a sério, principalmente quando lidam diretamente com homens. Esse é um obstáculo muito grande pelo qual as empreendedoras infelizmente ainda precisam passar e que pode comprometer o sucesso de um negócio ou a iniciativa de uma mulher.

Outro desafio é relacionado à questão da autoconfiança. Como as mulheres apenas muito recentemente, passaram a ter mais contato com o mundo dos negócios e o ambiente empreendedor, ao contrário dos homens, elas muitas vezes se sentem inseguras e despreparadas para tocar o próprio negócio. E isso, além de ser um problema para a própria empreendedora, reflete em suas atitudes, decisões e faz com que ela perca credibilidade perante outras pessoas e empreendedores.

É importante que as mulheres trabalhem esse ponto e encontrem formas de se tornarem mais confiantes em seu próprio trabalho e em seu conhecimento e experiência. Se manter sempre atualizada, fazer cursos e estudar sobre o seu mercado de atuação, por exemplo, é uma ótima forma de fazer isso.

Por fim, as iniciativas empreendedoras femininas ainda estão em um período de crescimento e o cenário empreendedor, assim como boa parte do mercado de trabalho, é predominantemente masculino.

Com isso, muitas mulheres se sentem intimidadas na hora de fazer networking, de apresentar seu negócio, de falar com outros empreendedores e em muitas outras situações. Afinal, para os homens é mais natural assumir posições de destaque, liderar e ser proativo do que para as mulheres, que por muito tempo assumiram um lugar secundário na sociedade.

Nesse cenário, é importante, portanto, que as empreendedoras tenham noção desses desafios e  ajam de modo a superá-los, assumindo um papel de protagonismo e de liderança de forma igualitária aos homens.

Além do mais, é extremamente relevante que essas mulheres busquem apoio umas com as outras, para compartilhar experiências, conhecimento e se apoiar.

E uma contabilidade para poder ajuda-la a gerir, deixando ela ter mais tempo para o que é mais precioso sua família.

Deixe o seu processo contábil e financeiro com a Mco Contabilidade.