O papel do Contador na Gestão de Patrimônio

O papel do contador na Gestão de Patrimônio

Entender sobre Gestão Patrimonial é de extrema importância para qualquer organização. Para manter a competitividade, as empresas constantemente precisam reduzir custos e aumentar seus lucros, e isso vai muito além de meras obrigações fiscais em dia. A era da informação em que vivemos nos permite ter fácil acesso ao conhecimento e nesse artigo vamos falar sobre o que você precisa saber sobre Gestão de Patrimônio, sua finalidade, como é feita e mais.

O que é Gestão de Patrimônio?

É o controle e a administração dos elementos que compõem o patrimônio, sendo eles bens, direitos e passivos de um indivíduo, uma família ou empresa. Os bens são subdivididos em tangíveis e intangíveis. Os bens tangíveis são possíveis de mensurar e reconhecer, tais como imóveis, veículos, mobília, máquinas, etc. Os intangíveis são elementos mais abstratos, como a cultura organizacional e a identidade da companhia. Empresas de consultoria costuma administrar os bens financeiros e outros bens tangíveis, já a administração dos bens intangíveis geralmente é terceirizado para empresas de comunicação, relações públicas e marketing, ou assumida por um setor dentro da própria empresa. Os direitos podem ser valores a receber, empréstimos e aluguéis ou direitos a percentuais em negociações. E por fim nas obrigações estão as dívidas, impostos, salários, parcelas de empréstimos, entre outros.

Qual a finalidade da Gestão de Patrimônio?

Os bens costumam degradar com o tempo, por exemplo máquinas, veículos, mercadorias em estoque, gerando desvalorização dos mesmos. A Gestão de Patrimônio se encarrega de identificar os desequilíbrios nesse sentido, para auxiliar nas tomadas de decisão, mantendo o negócio lucrativo e evitando prejuízos; em famílias, a gestão serve para manter o padrão de vida dos seus membros e contribuir para objetivos financeiros futuros.

Como é feita a Gestão de Patrimônio?

Conhecimentos sobre finanças, contabilidade, investimentos, planejamento tributário, leis e etc, são mais do que necessários para os profissionais que atuam nessa atividade. Os bens que estão em posse do cliente são descritos, avaliados e classificados de acordo com seus custos, vida útil, custos de reposição, entre outros, conciliando-os com os registros contábeis. Essas informações colocadas de forma organizada auxiliam significantemente na tomada de decisão.

Por quê contratar um contador?

Elevando o padrão de vida ou expandindo os negócios, fica cada vez mais desafiador e trabalhoso de se gerir todos os bens. A Gestão de Patrimônio se faz essencial para que isso não se torne um problema e por demandar tempo e amplo conhecimento, é importante contar com profissionais especializados, que possam gerir o patrimônio de forma alinhada com os objetivos estratégicos da empresa ou da família.

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