Encontre o tipo de cobrança certo para sua empresa

Para começar, é importante deixar claro que para cada empresa um modelo ou outro pode funcionar melhor. Às vezes, isso depende de fatores como o próprio tempo ou tamanho de equipes, mas vale lembrar que a praticidade e a eficiência são sempre pontos-chaves.

Veja a seguir um pouco sobre os vários tipos de cobrança que existem e como saber qual o mais adequado para sua empresa:

1. Ligação telefônica

Reter os clientes é importante, mas assegurar recebê-los é tanto quanto.

A ligação telefônica ainda é um dos métodos mais tradicionais de cobrança. Ela oferece algumas vantagens, como a possibilidade de conversar diretamente com o comprador e até negociar melhores formas de resolver a inadimplência.

Contudo, em alguns casos o custo de trabalhar com esse sistema pode ser mais alto, além da dificuldade de localizar alguns clientes.

2. E-mail

O e-mail é prático, pessoal e muito útil para lembrar o seu público, porém nem sempre pode ter uma boa taxa de abertura. O risco de cair em spam ou ser ignorado é um grande impasse.

O ideal é que ele seja aliado de outros recursos para diminuir o risco de inadimplência.

Enviar um e-mail ajuda o cliente a se programar.

3. Lembretes de cobrança

Os lembretes, que podem ser por SMS ou app, são ótimas formas de avisar sobre o vencimento de prazos de pagamento ou dívidas já existentes, que podem ser regularizadas.

Isso porque nem sempre a inadimplência acontece por má intenção. Às vezes, em meio a uma rotina agitada, o cliente pode apenas se esquecer, devido à quantidade de compromissos.

Por essa razão, os lembretes são, não só alguns dos tipos de cobrança, como também uma maneira de evitar a inadimplência. Pois, ao avisar antes, permite que o comprador não se esqueça dos prazos. Desse modo, age preventivamente.

4. Terceirização

Para otimizar tempo, muitas empresas optam pela terceirização da cobrança. Nesse caso, uma equipe externa se encarrega dos contatos.

Por um lado, pode desafogar as empresas, especialmente as maiores, que  lidam com volume mais alto de inadimplência. Porém, por outro, torna menos pessoal a abordagem, dificultando a personalização do atendimento.

5. Protesto cartorial

O protesto em cartório é uma instância a mais no processo de cobrança. Geralmente ocorre quando outros recursos já começaram a se esgotar.

Embora seja possível protestar os clientes, após o primeiro dia de atraso, o ideal é que a via do diálogo seja estabelecida antes. Normalmente, só se parte para o protesto após 15 a 30 dias ou quando não houver como conversar de outra maneira.

Depende da política de cada empresa decidir quanto a isso.

6.  Assessoria jurídica

A assessoria jurídica é utilizada geralmente quando não há retorno ou resolução do caso, nem mesmo apelando a outras instâncias.

Nesse caso, a situação é resolvida via advogados e os clientes podem ser intimados ou ter atitudes tomadas por decisão judicial.

7. Correspondência (Carta)

As correspondências, ou cartas, são tipos de cobrança muito conhecidos também. Elas podem ser enviadas diretamente para a residência do consumidor. Ou para o escritório, quando assim for o caso (ou quando o cliente é outra empresa).

É possível que elas tenham A.R. (aviso de recebimento), o que é uma garantia para o negócio.

Os benefícios de automatizar a cobrança

Apesar de existir vários tipos de cobrança, automatizar traz benefícios. Veja ele quais são:

Maior controle

Automatizando, você garante que não se esqueça de nenhuma cobrança, valor ou data. Isso assegura maior controle sobre a gestão de seu negócio.

Com tarefas automatizadas, diminui-se também o índice de falhas ou possíveis enganos.

Otimização

Automatizar a cobrança permite redução de tempo e custo. Sua equipe não precisará se preocupar em lembrar e fazer tudo manualmente. Isso demandaria mais horas dela e até mais recursos.

Também não se torna mais preciso perder tempo com as remessas do banco, pois tudo é informatizado.

Recebimento descomplicado

Automatizar a cobrança é importante também para um recebimento organizado e descomplicado, o que ajuda a manter o fluxo de caixa em dia.

Emitir, editar ou ajustar boletos com facilidade por uma ferramenta permite corrigir valores e receber mais rápido sempre que necessário.
Conseguiu entender melhor os tipos de cobrança e como é possível simplificar esse processo em sua empresa?