Será que ter um empreendimento familiar é uma boa saída?
As empresas familiares podem incluir diversos membros da família, tanto na parte administrativa quanto como acionistas e membros da diretoria. Muitas vezes pode ser perigoso e ocorrer situações desfavoráveis ao sucesso.
Muitas empresas brasileiras, incluindo grupos enormes como Odebrecht e Votorantim, foram fundadas por familiares entre si e várias permanecem assim até hoje, como a maioria das pequenas e médias empresas também.
Empresa Familiar o que é?
A empresa familiar é o empreendimento em que os donos e funcionários do negócio fazem parte de uma mesma família. Consequentemente, o patrimônio e a renda dos colaboradores são vinculados aos do estabelecimento.
Diferentemente dos demais tipos de negócio, o que ocorre nesse caso é que os postos de trabalho, principalmente os de gestores e diretores (que envolvem tomada de decisão) são preenchidos por pessoas de confiança, que fazem parte da família. Um bom ponto de partida é entender como funciona, os riscos e vantagens de ter e administrar uma empresa familiar.
Sua estratégia de negócios precisa incorporar a dimensão das necessidades da família, como sucessão, necessidades de dividendos e estruturação fiscal na sucessão dos aspectos societários e para abrir uma empresa é preciso seguir alguns passos fundamentais evitando problemas com o fisco.
Qual o melhor tipo de empresa para um negócio de família?
1. Empresa familiar tradicional
São consideradas as mais comuns em um negócio de família. Em regra, elas possuem capital fechado e o controle administrativo e financeiro é feito exclusivamente por familiares. São empresas com maior controle dos proprietários e consideradas de pouca transparência.
2. Empresa de trabalho familiar
Esse tipo de empresa familiar é muito semelhante ao anterior. Seu critério considera a combinação entre propriedade e gestão. Dessa forma, os membros da gestão da empresa são sempre da família, de modo que os filhos ou parentes de grau mais próximo ao do fundador são incentivados a trabalharem nela.
3. Empresa de administração familiar
Também é parecida com o tipo anterior e o tradicional. Porém, a principal diferença dessa empresa familiar é que, embora todos os membros exerçam controle sobre o negócio, aqueles que ocupam as funções de gestão são capacitados para isso.
4. Empresa familiar híbrida
Nesse caso, a empresa familiar apresenta um pouco mais de abertura em relação aos tipos de empresas familiares anteriores. Assim, o capital é aberto, o controle é exercido pela família, mas existe a presença de gestores profissionais, que não sejam necessariamente da família, em cargos de direção. Exatamente por isso elas são consideradas um pouco mais transparentes e profissionais.
5. Empresa de influência familiar ou de investimento
Nesse caso, a maior parte do controle das ações da empresa é atribuído a terceiros, embora os familiares mantenham o controle estratégico da organização. Isto é, pode ser que os membros da família não participem da administração da empresa, mesmo que possuam o maior controle sobre ela. Esse modelo é também considerado mais transparente e profissional.
Você vai abrir uma empresa tem dúvida qual é o melhor tipo de contrato, nós da Mco contábil estamos a disposição para ajuda-lo!