Elon Musk não quer mais saber de trabalho remoto na Tesla. De acordo com um e-mail interno vazado, o CEO determinou que todos os executivos devem passar, pelo menos, 40 horas semanais no escritório ou “deixar a Tesla”. O texto ainda diz que o escritório deve ser a principal base da empresa, e não uma “filial remota”. O e-mail teria sido enviado com o assunto “Trabalho remoto não é mais aceitável”, de acordo com a Electrek e a Bloomberg.
Embora não tenha confirmado que o e-mail é autêntico, Musk indicou que sim ao responder um tuíte que continha uma captura de tela da mensagem. O empresário disse que quem discorda da política de ir até o escritório “deveria fingir trabalhar em outro lugar”.
No e-mail, o CEO diz que estaria disposto a considerar situações pontuais, mas que trabalhar 40 horas por semana presencialmente é menos do que se exige dos trabalhadores da fábrica. Logo, deve ser seguido pela área executiva. “Quanto mais sênior você é, mais visível deve ser sua presença”, escreveu ele.
Segundo a Electrek, ele menciona ainda, em um e-mail seguinte, sua própria história de quase morar na fábrica da Tesla – e que isso teria sido a razão da sobrevivência da empresa. Ele diz que muitas empresas vão continuar com o modelo remoto, mas que nenhuma delas apresentou nenhum grande produto ou serviço nos últimos tempos. “Se você não aparecer, vamos supor que você renunciou”, escreveu.
A postura rígida da Tesla destoa do movimento de grandes empresas, até mesmo das que desistiram de ter o trabalho remoto como padrão. A Apple, por exemplo, tem testado um regime híbrido de retorno ao escritório.
O que você acha disso, na sua empresa os funcionários continuam no trabalho remoto