Cuidado com o que fala sobre seu trabalho ou negócio

6 coisas que você não deveria falar para ninguém sobre seu trabalho ou negócio. Então continue comigo, porque eu acredito que pelo menos 1 desses erros você pode estar cometendo falando da estratégia do seu negócio sem saber!

1. Seu faturamento ou salário

Esse é um erro clássico que todos comentem, é algo do instinto humano querer compartilhar esse tipo de informação com algumas pessoas, principalmente as mais próximas da gente.

Ainda mais naquele momento que a gente começa a ganhar mais dinheiro no trabalho ou consegue iniciar um pequeno negócio que está indo muito bem.

Mas procure evitar falar quanto você ganha ou sua empresa fatura. Porque, na grande maioria das vezes, isso faz parecer que você é uma pessoa arrogante, ainda mais quando você fala para pessoas que estão ganhando menos.

Além disso, a tendência é que mais e mais pessoas vão começar te procurar pedindo ajuda por saber que você está ganhando muito bem. Ou ficar te pedindo emprego sem ter qualificação para estar ao seu lado.

2. Seus fornecedores

Se você possui uma empresa ou compra algum tipo de produto para revender, com certeza teve que ralar bastante para conseguir encontrar bons fornecedores. Então não é um tipo de informação que você pode dar de mão beijada para outras pessoas.

Portanto, tome cuidado e sempre que possível evite falar onde você compra suas mercadorias, quanto paga por elas e qual sua margem de lucro.

Porque como essa é uma dificuldade que muita gente enfrenta no mercado, tem sempre pessoas sondando em busca dessa informação. Então se você sair comentando para todo mundo, com certeza vai aparecer um momento de concorrente novo para competir com você.

3. Suas estratégias de trabalho ou venda

Realmente parece que essa simples ação de falar algo que é só nosso para outras pessoas, tem um poder inimaginável de se reverter contra nós mesmos.

Ninguém sabe de fato porque isso acontece, mas se tratando do seu trabalho ou do seu negócio, é melhor pensar 2 vezes antes de falar qualquer coisa para outras pessoas.

Um exemplo disso é um cozinheiro profissional. Ele até ensina boa parte das coisas para seus assistentes, porém o toque final é sempre ele que dá. Aquele tempero diferenciado, só ele sabe colocar. Então se você tem uma habilidade única, fique quieto.

4. Informações sobre seus clientes

As vezes é comum que o cliente te conte alguma coisa mais pessoal ou talvez ele esteja te devendo há um certo tempo e você acaba comentando isso com outras pessoas. Saiba que essa é uma das coisas que você não deveria falar.

Porque é algo que só diz respeito ao seu cliente e você. Então quando você passa essa informação, que deveria ser algo interno apenas da sua empresa, para outras pessoas de fora, está prejudicando seu cliente e passando uma imagem ruim de você próprio. Dando a sensação que não é uma pessoa de confiança.

Um exemplo de onde isso acontece muito é nos salões de beleza. Onde as clientes costumam se sentir mais confortáveis e acabam revelando alguns segredinhos para quem está lhe atendendo. Se esse for o seu caso, fique sempre em silêncio e evite espalhar o que você ouve no ambiente de trabalho.

5. Seus planos futuros

Essa aqui é uma das coisas que você não deveria comentar com ninguém realmente. Salvo exceções, que é quando você precisa compartilhar seus planos com alguém que vai de fato lhe ajudar a chegar onde você quer. Portanto, se a pessoa não vai agregar nada no seu objetivo, prefira não comentar.

Eu não sei se isso já aconteceu com você, mas é bem provável que sim, que é quando você está com um plano para fazer algo. Tudo parece que vai dar muito certo e aí você tem a brilhante ideia de comentar com seus parentes e amigos.

Por via das dúvidas, se você tem um plano traçado para fazer algo que visa seu crescimento pessoal ou profissional, procure não comentar com muitas pessoas. Tenha certeza com quem vai falar desse assunto.

6. Problemas e crises internas

Se no seu trabalho ou na sua empresa está tendo algum tipo de problema ou crise muito séria, prefira não espalhar esse tipo de informação. Pois é algo interno, que precisa ser resolvido sem a interferência de pessoas de fora.

Em muitos casos, vazar esse tipo de informação acaba atrapalhando muito o trabalho ou a empresa. Então talvez uma coisa que seria facilmente resolvida de forma interna, entre os funcionários e os sócios, acaba causando uma grande revolução e faz com que o negócio nunca mais se recupere.

E se você está com problema contábil ou fiscal nós da Mco contábil estamos a disposição para ajuda-lo!

E aí, você já cometeu ou está comentando algum desses erros? Espero que tenha gostado de todas as informações que eu trouxe aqui!