Conhecendo um pouco mais sobre o mundo da assinatura digital 

Quando você está começando a vida empresarial, os primeiros passos são abrir a conta de Microempreendedor Individual, o MEI, depois criar um eCNPJ, um certificado digital que visa facilitar a burocracia e também resolver trâmites legais sem que seja preciso sair de casa ou da empresa. 

O artigo de hoje vai desmistificar o mundo da assinatura digital para você parar de imprimir papéis, escrever seu nome e escanear novamente para armazenar em um PDF, que sequer garante a segurança de suas informações e transações. Sem contar que vai lhe ajudar a ganhar tempo diante da concorrência. 

O primeiro tópico é explicar o que pode ser feito com a assinatura digital. 

Documentos eletrônicos 

No tempo dos nossos pais, os documentos eram passados de um escritório para outro por meio de correspondência, telex, fax ou até ajuda de um office boy, que utilizava a sua moto para encurtar as distâncias. 

Graças ao e-mail e também softwares de comunicação que ajudaram a encurtar essas fronteiras, um simples acordo que demorava dias para ser finalizado dura agora apenas questão de horas. 

E você não precisa imprimir o PDF para pegar uma caneta, assinar o seu documento e, por fim, escanear novamente para enviar de volta, sem a menor segurança de seus dados. Hoje, existem plataformas que emitem documentos eletrônicos como eCNPJ, que promovem a assinatura digital, com certificado digital, para não haver futuros golpes na internet com seus dados. 

Vantagens dos documentos eletrônicos 

A principal vantagem dos documentos eletrônicos está na validade jurídica. Hoje, você não precisa ir ao cartório e autenticar o seu documento. Outra é reduzir os trâmites burocráticos e fechar acordo de uma forma mais rápida, algo que poderia demorar inclusive semanas para acontecer, além da segurança de suas informações ser garantida pela tecnologia de criptografia. 

Sem contar que vai ajudar a reduzir os custos de impressão, de papel, de transporte para ir de um local para outro para assinar uma papelada e também otimiza a produção de trabalho, melhora a gestão de processo e gera mais resultados para a sua empresa. 

Assinatura tradicional, digital e eletrônica 

Quando falamos em assinatura tradicional nos referimos aquela que as pessoas escrevem com a própria mão o seu nome completo e às vezes o número de identificação do seu registro geral para autenticar que a pessoa está ciente e concorda com o que foi acordado no documento. Além disso, existe a rubrica que é a versão personalizada do manual. 

Já a assinatura eletrônica é quando você adiciona a imagem de sua assinatura manual em uma imagem do formato PNG e depois adiciona em um editor de PDF, como Adobe Reader. 

A eletrônica e a digital se diferenciam pelo fato que a segunda apresenta o certificador digital, que traz código de validação para evitar fraude e ter serventia como um documento legal. 

Motivos para usar a assinatura digital 

Agora é hora de apresentar os motivos de usar a assinatura digital. Confira: 

1)    Otimização de tempo;

2)    Reconhecimento jurídico,

3)    Reduz os riscos de fraude;

4)    Fidelização com os fornecedores e clientes;

5)    Economiza papel;

6)    Menos burocracia;

7)    Durabilidade dos documentos;

8)    Assinar documentos sem precisar sair de casa. 

Todos esses pontos configuram vantagens para o usuário do certificado digital, que ainda tem facilidade na hora de fazer a declaração do imposto de renda.

Descobrindo o que é uma plataforma de assinatura eletrônica 

Uma plataforma de assinatura que indicamos é a Valid, na qual você pode fazer o seu eCNPJ ou eCPF e garantir todos os benefícios que um certificado digital pode trazer para sua rotina. Essa certificadora é de confiança e atua de acordo com todas as diretrizes legais. 

Agora que você sabe o que é eCNPJ e o certificado digital, compartilhe este texto para mais pessoas. 

Se tiver mais alguma dúvida, deixe o seu comentário.