Construir um bom público no Instagram infelizmente não é muito fácil. Claro, existem muitas pessoas que praticam a compra de curtidas ou seguidores, mas essas atividades não compensam a longo prazo.
Se você quer construir uma comunidade real, autêntica e engajada em torno do seu perfil e da sua marca, aposte em ações honestas que vão te ajudar a construir um público “saudável”. Tudo que você precisa é de algum tempo, paciência e persistência.
Dica 1: Poste regularmente
Para que as atividades no Instagram tragam bons resultados, é preciso garantir a regularidade e a frequência adequada de publicação. Observe que vivemos tempos de saturação de conteúdo. Estamos rodeados de tantas mensagens e informações que é muito fácil perder algumas delas. Se você se limitar a publicações ocasionais, dificilmente poderá contar com um aumento rápido de seguidores e atingir um público amplo com suas postagens. Então, como você se destaca no instagram quando o conteúdo está literalmente nos inundando?
-Defina um cronograma de postagem no Instagram e tente cumpri-lo. Se você está apenas começando com o Instagram, comece publicando conteúdo, por exemplo, a cada 2-3 dias e meça os efeitos. Verifique quantas pessoas suas postagens alcançam e quantos usuários do aplicativo reagem a elas. Observe quais hashtags trazem os melhores resultados. Depois de algum tempo, tente postar uma vez por dia, fornecendo ao seu público conteúdos interessantes todos os dias. Brinque com filtros, efeitos, formas de entregar o conteúdo. Experimente os Stories, que dão resultados muito interessantes.
Dica 2: Otimize seu perfil
O perfil é o nosso cartão de visitas. Então vale a pena fazer a descrição na biografia de forma correta. Use a bio para transmitir brevemente as informações mais importantes.
Você pode usar, por exemplo, palavras-chave ou hashtags que melhor descrevam o que você faz. Também pode usar o campo para um link ativo, onde pode colocar uma referência, por exemplo, ao seu site, blog, loja online, perfil do Linkedin ou cartão de visita.
Dica nº 3: Converse e envolva-se
Tente postar conteúdo que melhor reflita você e sua história. O que é autêntico e contado de forma interessante atrai. Permita-se mostrar sua vida, negócios ou blogs nos bastidores. Defina os limites da privacidade, mas não tenha medo de se mostrar.O que você faz, como passa seu tempo livre, que café toma pela manhã, o que te faz feliz, o que lê ou assiste. Seus fãs gostam de autenticidade e é por isso que eles seguem você.
Além disso, tente envolver seu público de outras maneiras. Você pode fazer isso, por exemplo, por:
-fazer perguntas em postagens ou histórias do Insta
-pedindo ajuda para escolher
-pedidos de recomendações (por exemplo, lugares favoritos em uma determinada cidade, cafés, filmes, livros, etc.)
Dica nº 4: Use descrições nas fotos
As fotos são a base do Instagram, e se você deseja se destacar, não se esqueça da descrição. Nem muito grande, mas também nem só um emoji. Utilize a sua criatividade.
Dica nº 5: Responda a comentários e menções
Sempre responda os comentários e menções sobre você. Essa ação não é apenas um sinal de boas maneiras, mas também uma boa oportunidade para iniciar uma conversa e envolver as pessoas. Além disso, mais gente interessada significa mais chance do seu conteúdo chegar até outras pessoas.
Dica nº6: Use hashtags
Apenas alguns anos atrás, as hashtags eram usadas quase exclusivamente no Twitter, mas com o tempo elas também foram transferidas para outras plataformas.
As hashtags são usadas principalmente para marcar fotos, e elas são indispensáveis para que seu conteúdo seja entregue para mais pessoas,
O número ideal de hashtags em uma postagem varia de 11 a 15, e é essencial usar hashtags relevantes para uma postagem específica – ou seja, relacionadas ao que a foto e o conteúdo da descrição mostram. Ninguém gosta de tags de spam! O Instagram coloca muita ênfase na relação de fotos e hashtags.
Se você adicionar hashtags a fotos que não refletem o que está na foto, corre o risco de sua foto não ser notada entre outras fotos.
Cuidado com hashtags proibidas. Algumas hashtags são “banidas” pelo Instagram quando, por exemplo, dizem respeito a erotismo, pornografia, tópicos contrários às regras da comunidade do Instagram, etc. O que isso significa na prática? Ao marcar uma foto com uma hashtag proibida, ela não aparecerá sob aquela hashtag ou sob as hashtags que você colocou na descrição.
Dica nº7: Seja autêntico
Talvez essa seja a principal dica. Seja você mesmo e crie sua própria estratégia. Não seja uma cópia de outros perfis. Todo mundo gosta de seguir pessoas autênticas e que não tem medo de expor a sua opinião.
Seja você mesmo e arrase!