Como reduzir a inadimplência em sua empresa

A inadimplência é uma das coisas que mais tira o sono dos empresários. Afinal, ter um alto número de pagamentos em atraso pode inviabilizar a continuidade da operação. Além disso, o empreendimento precisa realizar mais gastos com o objetivo de recuperar os valores em atraso. Mas, afinal, você sabe como reduzir a inadimplência no seu negócio?

Antes de tudo, tenha em mente que não existe fórmula pronta: a melhor forma de reduzir a inadimplência é evitando-a. Nessa perspectiva, atitudes e planejamentos devem ser feitos pelo empresário. Assim, ele consegue obter um pagamento recorrente a fim de desenvolver o seu negócio. Vender é importante. Receber, então, é fundamental para custear os gastos do seu empreendimento.

Aliás, um detalhe que merece atenção é a definição do que é a inadimplência. Esse conceito diz respeito ao não pagamento na data de vencimento. É sempre bom ter essa informação em mente, não é mesmo?

 

1. Prefira receber à vista

Existem várias formas de pagamento: cartões, cheques, consignado e o famoso à vista (pix). Nessa perspectiva, é bastante recomendável que a sua empresa oriente as ações para beneficiar a forma de pagamento à vista. Desse modo, é possível reduzir os possíveis calotes e atrasos no pagamento. Quer entender como? Veja!

O motivo é simples. Se o cliente já efetua o pagamento à vista no momento da compra, não sobra nem margem de risco para ele deixar essa dívida em aberto. Por isso, ofereça atrativos para receber à vista. Investir em campanhas de descontos é uma estratégia eficiente. Assim, o cliente percebe que há uma vantagem econômica em já realizar o pagamento, em vez de parcelá-lo.

Um detalhe que merece atenção é a margem de desconto que pode ser dada. É preciso fazer um estudo de viabilidade. Com isso, o seu negócio opera com uma margem saudável e que possibilita ter um bom capital de giro. Pense nisso!

2. Construa um bom relacionamento com o cliente

Você que é empreendedor sabe que o cliente é o que move uma empresa. Em um motor, as engrenagens são responsáveis por dar propulsão ao equipamento. Já em um negócio, os consumidores exercem um efeito um pouco semelhante — impulsionam o empreendimento. Nessa perspectiva, ter e pautar um bom relacionamento com eles são atitudes imprescindíveis.

A experiência de compra tem que ser algo agradável e recompensador. Desse modo, o seu cliente torna-se engajado e possibilita uma abertura para um relacionamento de longo prazo. Mas você deve estar se perguntando: como um bom relacionamento pode impactar as taxas de inadimplência?

Se o cliente tem afinidade e engajamento com a empresa, é provável que ele procure manter essa relação por muito tempo. Com isso, as chances de ele não honrar o pagamento tornam-se bem reduzidas.

Ter um bom relacionamento não é fundamental apenas para reduzir as taxas de inadimplência. Consumidores felizes e contentes com o seu empreendimento tendem a recomendar a sua empresa para os conhecidos. É o famoso marketing espontâneo — uma cadeia de eventos positivos para o seu negócio, melhorando os indicadores e a receita de toda a marca. Ter novos compradores engajados é o objetivo de qualquer companhia. Com isso em mente, não deixe de pautar um bom relacionamento com eles.

3. Escolha a data de vencimento corretamente

Como já foi dito, é preciso que o pagamento seja realizado na data determinada. Assim, não há compras em atraso e clientes inadimplentes. Para isso, como empreendedor, você deve ficar atento às datas de vencimento dos pagamentos dos clientes. O consumidor e o empresário devem identificar datas que sejam mais propícias ao pagamento.

Dois detalhes merecem atenção nesse processo. Primeiro, a data deve contemplar um bom fluxo de caixa ao empreendimento, possibilitando manter todos os custos fixos sobre controle. Além disso, é preciso que o prazo seja compatível com a realidade financeira do comprador. Vamos dar um exemplo para simplificar o entendimento.

Imagine que você seja proprietário de um pequeno comércio que atue com vendas no varejo. A sua equipe de colaboradores define que o pagamento de boletos — uma das diversas formas de pagamento — deve ser feito todo dia 25 do mês. Com isso, sua empresa já tem conhecimento da data em que esse recurso fica disponível para realizar o pagamento dos custos operacionais. Porém, por falta de planejamento, não foi analisado que, no dia 10, vence o aluguel do imóvel.

Esse é um dos maiores custos fixos do seu empreendimento. Desse modo, o recurso que só vai ser pago no dia 25 não possibilita honrar essa dívida. Viu como é preciso ter uma data de vencimento bem planejada? Ela é importante não só para o empresário, mas também para o cliente planejar os seus pagamentos.

Nenhum comerciante quer ter um alto número de inadimplência. É preciso ficar atento a alguns detalhes para reduzir e evitar esse fenômeno na sua empresa. Portanto, faça um planejamento estratégico da data de vencimento dos seus pagamentos. Manter os clientes bem informados dos dias é muito importante também.

4. Use um sistema de gestão voltado a como reduzir a inadimplência

Tecnologia é fundamental para qualquer negócio. Pensando nisso, ter um bom sistema de gestão é uma alternativa para controlar o número de clientes em atraso. Nessa perspectiva, os softwares Enterprise Resource Planning (ERP) são alguns dos mais utilizados pelas diversas empresas. De pequenos empreendimentos a multinacionais, vários gestores e empresários usam essa ferramenta.

Então, que tal descobrir quais os benefícios e funcionalidades do ERP? Talvez ele seja uma saída para a sua empresa automatizar os processos internos, afinal, os softwares são ferramentas tecnológicas que otimizam tarefas que eram feitas manualmente.

Tendo isso em vista, o ERP organiza todos os departamentos comerciais em um único programa. Desse modo, fica mais fácil gerenciar os diversos fatores que podem afetar o empreendimento. Por exemplo, é possível listar as contas a receber, os tributos a serem pagos e gerenciar os processos administrativos e recursos humanos.

Com isso, fica mais fácil corrigir problemas eventuais e se prevenir em relação àqueles que podem ocorrer no futuro. Como você pode notar, o ERP é um sistema indispensável a qualquer negócio que queira prosperar, pois possibilita a adiministração de empresa de forma mais eficiente e profissional.

Outro software que pode ser bastante eficaz para controlar a inadimplência é o CRM. A sigla significa Custommer Relationship Management. Esse software permite incluir todas as informações da base de clientes. Além disso, é possível integrar o CRM com um ERP. Desse modo, maximiza as oportunidades de negócio e minimiza os eventos que geram uma maior inadimplência.

Procure sempre a ajuda de profissionais ou consultorias especializadas. Fazendo isso, será possível implementar um programa de gestão de acordo com as demandas do negócio. Assim, você consegue ter um maior controle da sua base de consumidores. Por consequência, promove uma redução em eventos adversos que podem resultar no atraso de pagamentos.

5. Cobre a dívida com educação

Chegamos agora a um momento crítico. O seu negócio se planejou, mas, mesmo assim, não foi possível receber o pagamento em dia. Em outras palavras, vai ser preciso realizar a cobrança dos valores em atraso. O que ocorre é que muitos empresários tendem a ser abruptos nesse momento, achando que uma atitude ríspida e até mesmo intimidadora dará bons resultados. Entretanto, é fundamental tratar o seu cliente com educação e cordialidade.

Por isso, procure realizar uma cobrança pautada pelo respeito e que procure entender os motivos do cliente. Assim, fica mais fácil compreender as causas do atraso no pagamento, possibilitando desenvolver estratégias para contornar isso. Educação é a conduta a ser seguida pelos colaboradores que atuem na área de cobrança.

Embora o cliente muitas vezes receba o atendimento da empresa pelo telefone, o seu empreendimento também pode utilizar outros meios de comunicação para informá-lo da dívida. O e-mail e a aplicativos de mensagens já são canais que algumas companhias usam nesse processo.

Em todos eles, preze pela discrição e educação com o consumidor. Um atendimento assertivo e proativo aumenta bastante as chances de o comprador negociar e procurar efetuar o pagamento. Ademais, é sempre melhor ter o cliente como amigo e não como um inimigo, não é mesmo?

Se ele está passando por problemas financeiros no momento, pode ser que consiga solucioná-los. Assim, no futuro, poderá realizar novas compras na sua empresa. Logo, educação é algo que deve estar presente em todas as companhias que pautem um bom atendimento ao seu consumidor. Com isso, há uma negociação positiva para ele e para o empreendimento. Pense nisso!

6. Terceirize a inadimplência

Terceirização foi uma pauta bem em voga em anos anteriores. Nesse sentido, o empresário deve estar ciente de são quais as vantagens competitivas para o seu negócio com os serviços terceirizados. Você já ouviu falar em core business? Esse termo diz respeito à atividade principal da empresa. Ou seja, são aqueles processos que geram receitas recorrentes. Vamos exemplificar, para tornar o entendimento um pouco mais fácil. Dê uma olhada!

Imagine que uma fábrica de pré-moldados produza e comercialize os seus produtos. Desse modo, suas atividades principais são relacionadas à venda dos materiais confeccionados por sua equipe de produção. Então, o core business desse empreendimento é esse: produzir e revender os pré-moldados. Atividades secundárias, por outro lado, a exemplo dos serviços de portaria e limpeza, podem ser terceirizados.

Com isso, a empresa direciona os seus esforços para maximizar os ganhos do seu core business, enquanto os outros processos internos ficam a cargo de companhias especializadas. Viu como a terceirização de cobrança pode ser algo fundamental?

Se você não tem uma equipe especializada ou estrutura interna, portanto, é bastante válido pensar em terceirizar os serviços de cobrança. Assim, um atendimento mais profissional e assertivo poderá gerar maiores resultados, uma vez que as empresas que prestam serviços de cobrança têm bastante expertise para lidar com os mais variados tipos de clientes.

Inclusive, toda a parte burocrática e onerosa desse processo fica a serviço da terceirizada. Sobretudo, trabalhar com clientes inadimplentes exige bastante profissionalismo, então, avalie, planeje e procure contar com a ajuda de uma equipe terceirizada.

Se você precisa de BPO financeiro nós da Mco contábil estamos a disposição para ajuda-lo!