Como montar uma imobiliária

  Apresentando o negócio

Imobiliária é uma modalidade de empresa que atua no mercado imobiliário, na intermediação de   venda ou locação de imóveis, tais como: casas e apartamentos, salas e escritórios, bem como na   administração de imóveis locados.

Pela venda ou locação de um imóvel a imobiliária ganha uma comissão, a qual é devida pelo dono   do imóvel. Uma imobiliária precisa ser credenciada pelo CRECI – Conselho Regional de   Corretores de Imóveis, cuja instituição pode ser encontrada nos estados da federação e no distrito   federal.

As imobiliárias desempenham um trabalho essencial de aproximação entre o interesse dos   proprietários de imóveis em vender ou alugar seu bem e o desejo dos pretendentes a aquisição ou   locação de tais bens, tornando-se um elo entre essas duas partes e intermediando a negociação de   forma direta ou partilhada, o que torna o negócio de venda e locação de imóveis mais simples e   seguro.

O segmento empresarial de imobiliária tornou-se muito importante com o crescimento das cidades, pois comprar o imóvel ideal passou a ser um processo que envolve muita pesquisa, bem como possibilitou o aumento de investimentos na área imobiliária, transformando esse mercado num dos principais componentes da economia nacional.

  Exigências Legais e Específicas

O empreendedor de uma empresa imobiliária deverá cumprir algumas exigências iniciais, quais sejam:

Registro:

a) Registro da empresa nos seguintes órgãos:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • Corpo de Bombeiros Militar;

b) Visita a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua imobiliária para fazer a consulta de   local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.

c) Somente poderá comercializar imóveis após os devidos registros perante o CRECI – Conselho   Regional de Corretores de Imóveis -, além desse registro da imobiliária junto ao CRECI deve-se   também trabalhar exclusivamente com corretores devidamente registrados junto a esse conselho,   e ainda atentar à legislação que segue:

  • Lei nº. 6.530, de 12 de maio de 1978. Dá nova regulamentação à profissão de Corretor de Imóveis, disciplina o funcionamento de seus órgãos de fiscalização e dá outras providências.
  • Decreto nº. 81.871, de 26 de junho de 1978. Regulamenta a Lei nº. 6.530, de 12 de maio de 1978, que dá nova regulamentação à profissão de Corretor de Imóveis, disciplina o funcionamento de seus órgãos e dá outras providências.

As empresas que fornecem serviços e produtos no mercado de consumo devem observar as regras   de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) – Lei nº   8.078, de 11 de setembro de 1990.O CDC regula a relação de consumo em todo o território   brasileiro, na busca de equilibrar a relação entre consumidores e fornecedores.

O CDC somente se aplica às operações comerciais em que estiver presente a relação de consumo,   isto é, nos casos em que uma pessoa (física ou jurídica) adquire produtos ou serviços como   destinatário final. Ou seja, é necessário que em uma negociação estejam presentes o fornecedor e   o  consumidor, e que o produto ou serviço adquirido satisfaça as necessidades próprias do   consumidor, na condição de destinatário final.

 Perfil do Empreendedor

Na dimensão comportamental o novo empresário precisa:

– Ser  apaixonado pela atividade imobiliária;

– Buscar ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias;

– Ter visão clara de onde quer chegar;

– Planejar e acompanhar o desempenho da empresa;

– Ser persistente e não desistir dos seus objetivos;

– Manter o foco definido para a atividade empresarial;

– Corajoso para assumir riscos calculados;

– Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças;

– Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las;

– Independência e Autoconfiança.

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