1. Apresentação de Negócio
Floricultura é o negócio que comercializa flores e plantas, prioritariamente. Pode comercializar também arranjos, plantas ornamentais, buquet de flores, bonsai, como também artigos de presentes complementares como: pelúcias, cartões, cestas, espumantes, entre outros. Este é um negócio que está relacionado ao ato de se emocionar e de ser emocionado. Receber uma flor torna qualquer momento especial e inesquecível. Numa época marcada pela busca do ser humano por sua essência, as flores passam a ter uma presença marcante na construção do momento mágico de integrar e valorizar emoções. O negócio de flores não é presente e sim, emoção.
Além dos valores emocionais que as flores representam, podemos citar outros, tais como: valores estéticos e intelectuais, dados por sua arquitetura, suas cores e muitas vezes o seu perfume; valores medicinais, valores ecológicos, dados por sua capacidade de purificação do ar, do solo e da água; e valores econômicos, podendo ser utilizadas como enfeites, adornos em jardins e presentes.
As floriculturas atendem a um mercado que vai desde o presente em datas comemorativas, ornamentação para casamentos, aniversários e festas de 15 anos, coroa de flores, até a decoração de mesas e vasos para ambientação, os quais foram muito popularizados pela venda em supermercados.
As alterações no comportamento dos consumidores estão causando vários efeitos no negócio de floricultura. As mulheres deixam de ser recebedoras e passam a ser consumidoras diretas. Já surge como tendência o crescimento do mercado de flores como presente complementar e como símbolo de qualidade de vida, aumentando o espaço do consumo de flores para uso próprio, e caracterizando um mercado voltado para atender o “bem-estar” .
Seguindo essa tendência, já há uma diversificação no oferecimento de outros produtos agregados ao comércio de flores, tais como: cartões, quadros, bichos de pelúcia, vasos, livros sobre plantas, acessórios e adereços para jardinagem, vinhos, bombons, queijos, cestas de café-da-manhã e outros itens.
A floricultura no Brasil iniciou-se como atividade econômica em maior escala a partir dos meados dos anos 60. Aos poucos foi crescendo, visando principalmente os picos de maior demanda provocados pelo Dia das Mães, Dia dos Namorados, Finados e Natal.
Está pensando em abrir uma floricultura online?
O comércio de flores é uma atividade comercial que tem apresentado ao longo dos tempos, uma continua procura aliado ao crescimento de possibilidades de venda. O crescimento comercial para o segmento para o segmento de floricultura está em ascendência e esse processo se deve a questão cultural e em especial da representatividade lúdica que tem o ato de dar ou receber flores.
Com a evolução dos tempos, faz-se necessária uma alteração básica na concepção de comercializar flores e seus derivados e por isso, o e-commerce se torna uma ferramenta bastante interessante para os novos empreendedores. Quer iniciar na área?
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
ESCOLHA O LOCAL
A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Mas, para quem deseja abrir uma floricultura online, este fator não é determinante, já que ele será todo via internet.
Imaginando em uma área empresarial, onde ficarão estabelecidas o escritório, bem como o estoque, câmara fria e o centro de distribuição, o empreendedor deverá buscar lugares que estejam próximos a vias de fácil acesso a outros locais e tenha uma boa visibilidade.
COLABORADORES
A contratação dos colaboradores para abrir uma floricultura online dependerá da necessidade e do tamanho do empreendimento. Inicialmente o empreendedor deverá contratar colaboradores para as áreas: financeira, administrativa, comercial, embalagem, distribuição/entrega.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura mínima recomendável para abrir uma floricultura online é uma área que seja suficiente para abrigar os setores comercial, área de armazenamento das flores, área para o processamento, manuseio e distribuição dos produtos e a área para o escritório.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Estufa;
- Câmaras Frigoríficas;
- Alicates;
- Caixas de papel e embalagens;
- Geladeira para flores;
- Mesas e cadeiras;
- Arquivos;
- Computador, impressora, telefone;
- Entre outros.
DIVULGAÇÃO E DICAS
A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma floricultura online, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.
O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar a sua loja conhecida. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um site e redes sociais, para divulgar seus serviços.
Como dica de negócio, o empreendedor que deseja abrir uma floricultura online precisa estar sempre atualizado nas novidades do setor. Além disso, deve fazer pesquisas de mercado, público-alvo e concorrentes para identificar pontos fundamentais para o sucesso do seu negócio. Concentrar seus esforços em entregar produtos de qualidade, bom atendimento e fidelização de clientes também são aspectos essencial para a saúde do empreendimento.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para abrir uma floricultura online são simples:
- Documentação na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos.