Como marketing digital pode ajudar seu restaurante

Hoje em dia os estabelecimentos contam com a ajuda da internet para poder alavancar seus negócios, isso porque, o marketing digital está avançando cada vez mais na vida das empresas. Por isso, é preciso investir na presença digital de qualquer negócio, a fim de impactar, captar e fidelizar cada vez mais clientes. Nesse artigo, vamos conferir algumas estratégias que podem ajudar muito o seu restaurante. 

As redes sociais são uma das principais formas de chegar até o cliente, e por esse motivo é necessário contar com uma estratégia digital sólida. O seu restaurante precisa se posicionar como uma referência no segmento onde atua e fortalecer a marca, e para se conseguir isso você precisar estar por dentro das principais estratégias de marketing usadas atualmente. 

Publique um site que seja funcional e informativo 

O primeiro auxílio que a internet pode agregar ao seu restaurante é a criação de um site, além de torná-lo funcional e intuitivo para os clientes. Isso significa dizer que o site do seu restaurante deve guiar o cliente até que ele entenda as principais informações do seu negócio. 

Dessa maneira, no site do seu restaurante, não se esqueça de incluir a localização, o menu com todos os pratos e uma parte de reservas. Essa terceira hipótese cabe quando o restaurante possui um espaço físico, e a fim de controlar o fluxo de clientes no estabelecimento. 

Transforme o seu produto no foco principal do marketing 

Após criar o site, preocupe-se com a produção de conteúdo, porém com o foco no seu produto. O seu produto deve ser a base do marketing, então, aproveite isso para explorar as fotos de seus pratos mais bonitos, descreva cada elemento e brinque com a criatividade. 

Uma ideia interessante é expor os bastidores do seu restaurante, ou seja, como a produção dos pratos ocorre. Muitos clientes se identificam com esse momento e gostam de saber como seus pratos preferidos são feitos. 

Use a localização ao seu favor

Com a internet hoje, ao pesquisar um restaurante (ou comércio no geral), é possível utilizar o filtro de localização, como os mais próximos. Logo, utilize esse fator para aumentar as vendas e atrair novos moradores da região. Isso pode ser feito com os seus anúncios, por exemplo, caso você invista em propagandas pagas. 

No caso de anúncios que usam a geolocalização, essas propagandas são direcionadas para o público que você definiu. Esse recurso deve ser usado ao máximo para atingir o público adequado e que você já traçou na parte de planejamento. 

Elabore algumas promoções nas suas redes sociais 

Os clientes gostam de realizar pedidos em período de promoção, por isso, crie algumas ofertas imperdíveis e divulgue nas redes sociais. Em alguns casos, basta um desconto para que o cliente realize o pedido. 

Quando você impulsiona descontos nas redes sociais, os clientes compartilham os posts nos stories ou marcam amigos nos comentários. Todas essas ações impulsionam o engajamento da mídia. 

Ressalte-se que essa ação é colocada em prática por perfis que investem em tráfego orgânico. 

Preste atenção especial ao feedback dos clientes

Você precisa demonstrar ao cliente que está prestando atenção nos comentários feitos por ele. Assim, tenha uma atenção especial com o feedback dos principais consumidores de seu restaurante. 

Inclusive, isso é importante para sempre melhorar, ou substituir o que não está funcionando. Por isso você deve ter um canal ou local específico para receber os feedbacks, tanto positivos como negativos. 

Uma outra ideia é estar mais presente nos sites próprios de avaliação, como ocorre com o Yelp, TripAdvisor ou o Foursquare, dessa forma, você pode monitorar como estão as avaliações do restaurante.