A contabilidade tributária pode ser definida tanto como a ciência que produz conhecimento sistemático e verificável quanto como uma técnica que permite processar e aplicar dados, além de fornecer informações úteis para a tomada de decisões econômicas por parte dos gestores de todo e qualquer negócio, independentemente de seu porte ou sua área de atuação. Sua análise é refletida nas chamadas demonstrações financeiras e tributárias da empresa.
O conceito de contabilidade tributária ainda pode ser entendido como um conjunto de informações relacionadas às obrigações fiscais de uma empresa, sendo, portanto, um sistema que se baseia na legislação tributária de cada país. Como suas diretrizes variam de acordo com a legislação pertinente e o manual de contabilidade tributária, vale a pena dar uma olhadinha mais a fundo em seu funcionamento por aqui, não acha?
Por que conhecer a contabilidade fiscal das empresas?
Desde o pequeno comerciante até uma empresa gigante, aqui no Brasil, tem uma série de obrigações fiscais devidas e cobradas periodicamente pela Receita Federal. E embora o trabalho de preparar a contabilidade tributária seja geralmente confiado a um contador, profissional competente na área, é importante que os empresários também conheçam tanto seus direitos como suas obrigações no âmbito fiscal.
Esse conhecimento é ainda mais importante quando se inclui no pacote contratos jurídicos em que o empregador tenha responsabilidade para com terceiros e o impacto que seus bens pessoais podem sofrer se afetados negativamente pela má gestão da sua contabilidade fiscal. Portanto, embora seja terceirizada, a contabilidade tributária deve, sim, passar pelo controle do empreendedor.
Como funciona a contabilidade fiscal em uma empresa?
Considerando que a contabilidade fiscal é mais orientada para o controle externo, por meio de agências estatais destinadas à cobrança de impostos e outras entidades interessadas, nunca é demais ressaltar que seu desenvolvimento deve ser elaborado por profissionais qualificados. Assim a empresa fica sempre em dia com a legislação que pode vir a afetar os resultados por ela exibidos.
O ambiente de negócios e de impostos devidos é bastante complexo, já que, atualmente, a legislação brasileira conta com as mais variadas formas de tributação — sendo as principais o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Hoje em dia, como há uma demanda crescente por transparência, os departamentos fiscais estão sob constante pressão, tendo que se adaptar para se tornarem mais eficientes, automatizados e encontrarem profissionais cada vez mais qualificados.
Para uma análise fiscal mais eficiente, a empresa deve focar em três pontos principais:
Contabilidade fiscal
Oferece apoio no cálculo das obrigações mensais e nos impostos anuais, validando as contas da empresa e seu balanço fiscal, além de implementar as novas normas do manual de contabilidade tributária.
Contabilidade tributária
Executada a fim de melhorar a estratégia operacional da organização, os controles e os processos fiscais, bem como a eficácia dos sistemas e dos dados da empresa.
Risco fiscal
Conceito ligado à identificação e à priorização de riscos e controles fundamentais para a empresa, visando, assim, contribuir para o monitoramento e o devido controle fiscal.
O sucesso de qualquer negócio depende, em grande parte, da consciência de que os gestores têm tanto de suas obrigações tributárias como de seus direitos fiscais, assim como do impacto causado à transparência da empresa frente às autoridades fiscais e ao mercado em geral.
Agora que você já sabe mais sobre o conceito e o funcionamento da contabilidade tributária, comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida! Compartilhe seus questionamentos conosco e participe da conversa!
Nós da Mco contábil estamos a disposição para te ajudar!