Como fazer análise de mercado para abrir um novo negócio?

Sempre há um risco em abrir um novo negócio, pois sempre é necessário um investimento inicial. Muitas empresas fecham em menos de dois anos de atividade. Isso acontece, principalmente, devido à falta de planejamento, gestão e a dificuldade de atingir os resultados e metas esperadas desde o momento da abertura da empresa. Por isso, o estudo de viabilidade do negócio se torna fundamental para atuar estrategicamente e para lidar com situações inesperadas.

Todos os fatores que envolvem o início de um negócio devem estar presentes neste estudo de viabilidade. Assim, será possível entender e planejar o novo negócio para o futuro.

Passo a passo

1. Verificar a necessidade do negócio

Este tipo de estudo é importante para obter informações suficientes para medir o real potencial de retorno de investimento. A verificação de necessidade de um negócio é fundamental sempre que se pretende lançar um novo produto, atingir um novo público ou ampliar a área de atuação da empresa. Ou seja, toda vez que surgir a ideia de lançar um novo projeto.

Assim, será possível avaliar se os fundamentos elaborados são válidos. Em resumo, este tipo de estudo será usado para entender se uma grande ideia realmente poderá se tornar lucrativa  e real para o mercado, além de trazer o retorno esperado.

2. Reúna informações

Cada negócio possui uma expectativa de retorno diferente. Por exemplo, uma loja online e uma empresa de serviços de comunicação possuem mercados diferentes com características e rendimentos próprios. Logo, a pesquisa de mercado é uma etapa fundamental para perceber e entender qual será a rentabilidade do negócio no contexto atual.

Também é importante definir o público-alvo e pesquisar como conseguir atingi-lo.

3. Projete as receitas

Através das análises realizadas anteriormente, será possível projetar as receitas e estabelecer a expectativa de retorno do novo negócio. Esta expectativa irá variar de acordo com o tipo do negócio. Por exemplo, se o novo negócio for uma loja de roupas, provavelmente, poderá ser estabelecido um horizonte de dois a quatro anos. Entretanto, se o produto for algo mais elaborado, o retorno poderá precisar de um prazo maior.

Este estudo envolve, principalmente, para a projeção de metas do novo negócio, como o público-alvo, taxas de conversão, vendas, definição de faturamento, entre outras.

4. Calcule os custos 

A projeção de receitas é realizada, basicamente, através de estimativas. Quanto aos custos, é  possível diminuir o grau de elasticidade de elasticidade neste tipo de projeção. Isto acontece porque há os custos fixos e variáveis, sendo que os primeiros são mais fáceis de serem avaliados. Os custos fixos envolvem custos como aluguel e o número de funcionários que serão necessários para o novo negócio.

Já os custos variáveis estão relacionados à produtividade. Este custo envolve perguntas como:

  • Para atingir a meta estabelecida anteriormente na projeção de receita, quantos produtos precisam ser elaborados?
  • Será necessário pagar quanto de comissão para os vendedores?
  • Qual montante do faturamento bruto será descontado de impostos?

As análises dos custos fixos e variáveis são fundamentais para descobrir se o negócio é viável, se há uma taxa de rentabilidade e se a lucratividade será alta.

Nós da Mco Contábil, estamos a disposição para você colocar em prática e tirar do papel, abrindo sua empresa em 2021 !