fbpx

Como evitar a bitributação

Resguardadas as exceções, a bitributação é inconstitucional e não tem respaldo legal.

Como contribuinte, você deve tomar algumas medidas para não correr o risco de ser penalizado pela dupla cobrança de impostos em suas atividades empresariais.

A seguir, confira algumas dicas:

Conheça a legislação tributária

legislação tributária brasileira é um emaranhado de regras e normas difíceis de decifrar, mas não há outra opção a não ser buscar entender suas nuances.

Você não precisa ser um perito ou especialista no assunto, mas deve dominar os conceitos básicos para não cair em armadilhas e submeter sua empresa a uma bitributação desnecessária.

Procure um profissional especializado no assunto

A melhor maneira de entender o funcionamento da legislação é com o apoio de um profissional especializado, como um contador ou advogado tributarista.

Como lidam com questões tributárias no dia a dia, esses profissionais estão familiarizados com as normas e regras e sempre atualizados quanto às mudanças na lei.

Você pode contratar tanto um serviço de consultoria, em que o profissional indicará as melhores soluções para o seu caso, quanto de assessoria tributária.

Pagou impostos a mais? Entre com recursos

Caso você descubra que foi submetido a uma bitributação e pagou mais impostos do que deveria, não hesite em recorrer.

Você pode fazer isso de duas maneiras:

  1. Por meio de recurso na esfera administrativa, pedindo o ressarcimento ou a compensação dos tributos pagos a maior
  2. Por meio de ação judicial, caso não tenha êxito na esfera administrativa.

Em geral, a compensação dos tributos excedentes é uma alternativa mais rápida e eficaz do que o pedido de ressarcimento.

Em todo caso, você deve fundamentar seus argumentos com base em documentos, preferencialmente com a ajuda de profissionais especializados, de maneira a aumentar as chances de sucesso.

Faça um planejamento tributário

Uma outra dica importante para reduzir o peso dos tributos sobre sua empresa é fazer periodicamente um planejamento tributário.

Por meio de diferentes estratégias de elisão fiscal, é possível pagar menos impostos dentro dos limites da lei, aumentando, assim, a competitividade do negócio.

O planejamento tributário pode incluir, entre outras iniciativas, a escolha do melhor regime de tributação, brechas na lei que permitam à empresa pagar menos tributos ou estruturação do negócio de maneira a se aproveitar de incentivos tributários concedidos pelo próprio governo.

Dependendo do caso, a simples migração de um regime tributário para outro pode reduzir o peso dos impostos e impactar positivamente os resultados da empresa.

Cuide da tributação com a contabilidade online

Viu como a bitributação pode ser prejudicial aos seus negócios?

A boa notícia é que, com a contabilidade online, você mantém sua empresa em dia com o Fisco, evita a bitributação e ainda ganha eficiência com o planejamento tributário.

Se é de soluções assim que você precisa, venha para a Mco Contabil.

Somos uma plataforma de contabilidade online focada em micro e pequenas empresas, sobretudo as optantes pelo Simples Nacional.

Por meio de uma plataforma eficiente e prática, você tem acesso a diversos serviços, como controle de caixa, DRE, balanço patrimonial, emissão de notas fiscais, cálculo e emissão de guias de impostos e muito mais.

Se você já tem sua empresa e deseja trocar de contador, ao migrar para a Mco contábil, nós estamos a disposição para tirar todas as suas dúvidas.

Se ainda não tem, abrimos seu CNPJ pela internet, sem a necessidade de você sair de casa.

Gostou da ideia?

Nós estamos a disposição para ajuda-lo!

🗨️ Precisa de ajuda?