Como começar um negócio de alimentação

Não existe uma receita pronta, mas destacamos 3 pontos que merecem a sua atenção antes de você dar os seus primeiros passos para a concretização do seu negócio no setor de alimentação. Confira:

1. Avalie a sua experiência com o setor de alimentação

Você não precisa acumular anos de experiência trabalhando na área, mas é importante que tenha uma boa noção do segmento antes de pular de cabeça em um novo negócio.

Logo, acompanhe o mercado e as tendências, faça pesquisas e converse com outros empreendedores que já têm  mais experiência no ramo. Antes de sair fazendo !!

1. Você se vê trabalhando com alimentação pelos próximos anos?

Se você pensa em começar um negócio no setor de alimentação apenas para acompanhar alguma tendência ou simplesmente para ganhar dinheiro vendendo comida, é melhor dar um passo atrás e reavaliar a sua escolha.

O setor de alimentação é lucrativo, mas exige muito do empreendedor. Avalie suas verdadeiras motivações e invista apenas se este for um mercado atrativo para você e no qual você se veja trabalhando diariamente pelos próximos anos.

2. Avalie o seu perfil de empreendedor

Você já definiu que vai investir em um negócio de alimentação, mas ainda não sabe qual rumo tomar?

Então, avalie qual é o seu perfil de empreendedor. O mercado está cheio de possibilidades, cabe a você definir quais se encaixam melhor ao seu ideal.

Tenha estratégias para o seu negócio

  • Antes de começar, procure entender com clareza qual será o seu público-alvo. Uma opção é iniciar a divulgação e venda entre familiares, conhecidos e vizinhos. Se eles não fazem parte do seu público, busque outras formas de chegar até essas pessoas, como ações direcionadas nas redes sociais;
  • Conhecer bem o público ajudará a divulgar os produtos de maneira mais efetiva, com comunicação e estratégias adequadas a ele. Mas cuidado: não adianta fazer uma divulgação extensiva se você não tiver estrutura para atender um grande número de pedidos.

Cuidados a serem tomados antes de abrir seu negócio

O setor de alimentação exige uma série de cuidados especiais que o empreendedor deve estar atento para não enfrentar problemas.

1. Limpeza e higienização

Este é um dos itens mais importantes se você optar por abrir um negócio físico. Você necessita seguir uma série de regras básicas para garantir produtos próprios para o consumo, indo desde um ambiente extremamente limpo e organizado até a manipulação correta dos alimentos pelos cozinheiros, garçons e atendentes.

2. Controle de estoque

É bem diferente do exigido para empresas de outros segmentos e precisa de uma atenção especial. Ele envolve datas de validade, acondicionamentos especiais e temperaturas reguladas, o que exige conhecimento e planejamento do empreendedor. Este é um fator importante para evitar desperdícios e furos no caixa ao longo da operação.

3. Logística

Este é outro ponto fundamental para garantir o sucesso nos negócios de alimentação. Além da logística para a entrega dos pratos dentro do restaurante, é importante estar atento para suprir a demanda de quem opta pelo delivery.

4. Meios de pagamento

A forma como os clientes vão pagar a conta deve ser pensada para gerar comodidade e facilitar ao máximo o processo. Como quase ninguém mais anda com dinheiro no bolso, faça parcerias com bancos, financeiras e operadoras de cartões de crédito e débito para receber pagamentos eletrônicos.

5. Produção

Além do estoque, considere os equipamentos, móveis e profissionais necessários para ter uma produção de qualidade e oferecer um atendimento que o cliente merece. Aliás, o atendimento deve atender às expectativas deles, tendo a qualidade dos pratos como algo a mais para superar suas exigências. Dedique-se também a oferecer uma estrutura que suporte a demanda, como espaço, conforto e quantidade de comida adequada para o momento e perfil do público.

6. Logística

A logística é fundamental para ter sucesso nos negócios de alimentação hoje em dia. Muita gente prefere pedir comida, em vez de frequentar o ambiente, e graças aos aplicativos de delivery, como o iFood, o volume de pedidos pela internet vem crescendo a passos largos.

Você pode aproveitar essa oportunidade para vender mais. Mas para ter um bom retorno, tem que ter um serviço de entrega profissional. É preciso respeitar os prazos de entrega, permitir o pagamento com cartões no local, entregar a comida quentinha e de acordo com os pedidos etc.

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Sucesso na área de marketing

1. Implemente um plano de fidelidade

Acumular pontos para trocar por refeições grátis é um bom exemplo de recompensa que pode oferecer em troca da preferência do cliente.

2. Faça divulgação 360°

Tenha um orçamento para o marketing e divida-o entre as divulgações offline (outdoor, busdoor, cardoor, panfletagem, cartões de visita, propaganda em estações de rádio e TV locais etc.) e online (Google Adwords, Facebook Ads, Youtube, site e blog próprio, sites de compras coletivas etc.).

Comece com um bom logo, material de divulgação folder, cardápio, boas fotos dos pratos.

3. Seja um profissional capacitado

Divulgue suas especialidades, diferenciais, produtos utilizados para a produção, como também forma de limpeza do espaço, mesmo que seja em casa (lembre-se de verificar normas da Anvisa) e tenha pacotes para entrega que aumentem a qualidade dos seus produtos.

Alimentação sempre um bom negócio

Tanto na venda de produtos como na consultoria de alimentação saudável, você precisa gostar de saber sobre os alimentos e produtos usados, estudar sobre as tendências nesse ramo e planejar o seu negócio com a ajuda da contabilidade online para estar dentro das obrigações exigidas e evitar problemas futuros.

A Mco contábil é uma contabilidade online que atende todo o território nacional, nós estamos aqui a disposição para te ajudar!