Como aumentar as vendas do seu negócio em janeiro?

Como aumentar as vendas do seu negócio em janeiro?

Para grande parte das empresas, a época das férias pode interferir nos resultados das vendas e, consequentemente, nos lucros. Por isso, é muito importante pensar em estratégias para aumentar as vendas em janeiro.

É fato que, no primeiro mês do ano, a busca dos clientes por produtos e serviços costuma ser mais baixa – o que não significa que você vai ficar sem vender. Mas, para isso, é preciso que o seu negócio utilize as estratégias certas.

Para ajudar sua empresa a se adaptar nesse período e alavancar as vendas em janeiro, separamos algumas dicas bem interessantes para colocar em prática desde já. Confira:

Aumentar as vendas em janeiro: é possível?

Empresas de diversos setores costumam ver uma baixa no faturamento no início do ano. Passadas as festas de fim de ano, chega o momento de boa parte da população pagar os impostos anuais como IPTU e IPVA, planejar a compra do material escolar dos filhos e quitar as parcelas dos presentes de Natal.

Dessa forma, as pessoas tendem a consumir menos durante esse mês. Então, como aumentar as vendas em janeiro? Apesar das dificuldades desse mês, sim, ainda é possível encontrar oportunidades para alavancar o seu faturamento.

Queimar o estoque das mercadorias da Black Friday e Natal, prospectar novos clientes e tentar retomar o relacionamento com os inativos são algumas das opções que podem te ajudar a dar um gás nesse início de ano.

A chave para que janeiro seja repleto de boas vendas é planejar o mês com antecedência, e isso vai além de estabelecer ações de marketing para impulsionar o faturamento. É necessário alinhamento com as equipes, fazer um bom controle de estoque antecipando pedidos para não correr o risco de faltar nenhum item e garantir uma boa experiência de compra aos consumidores.

Além disso, manter a relação com o cliente no pós-venda é essencial para garantir que ele volte a comprar. Pensando nisso, você pode entrar em contato com o cliente para perguntar se tudo correu como ele esperava e agradecer a preferência. O pós-venda começa logo depois do fechamento do negócio.

Sempre que possível, mantenha um contato próximo com o cliente e se mostre disponível, antecipando possíveis reclamações. Fazendo todo esse trabalho de pós-venda, o relacionamento com seu cliente estará mais próximo, e você poderá enviar mensagens com novidades, lançamentos e promoções do início do ano procurando fechar mais vendas.

Como aumentar as vendas do seu negócio em janeiro?

Fechar vendas é a tarefa mais importante dentro da sua empresa, e o motivo é óbvio: é vendendo que você traz dinheiro para pagar seus fornecedores, funcionários, investir em melhorias e, claro, ter lucro.

Conheça a seguir quatro dicas para aumentar as vendas na sua empresa nesse início de ano:

  1. Crie um planejamento anual para seu negócio

A organização é a melhor amiga de qualquer empresa, por isso, criar o planejamento anual é indispensável para negócios de qualquer setor.

Em algumas empresas, principalmente nas de varejo, é normal que os donos do negócio lancem promoções apenas para “brigar” por preço com os concorrentes. Isso pode até funcionar por um período, mas é um tiro no escuro. Por ser uma estratégia feita sem planejar, talvez você não consiga usar todo o potencial que possui.

Por isso, antes de começar qualquer liquidação ou promoção, é necessário fazer um bom plano para pensar em ações de sucesso.

Mas nem só de promoções vive um planejamento anual. É neste documento que você levantará tudo o que deseja alcançar com sua empresa no ano, como metas e objetivos e a forma que vai medir os resultados do negócio.

Aprenda todos os detalhes para montar um planejamento anual incrível neste conteúdo.

   2. Trace estratégias e defina datas promocionais

Para aumentar as vendas, você precisará adotar algumas estratégias de marketing. E para isso, é necessário, antes de tudo, entender a jornada de compra do consumidor para criar conteúdos relevantes e instruir os clientes a comprarem.

Já em relação às vendas, é preciso focar no consumidor e mostrar o valor do seu produto ou serviço tendo em vista as necessidades do cliente.

Por isso, escolher uma abordagem consultiva na sua estratégia é uma excelente opção, que serve para conduzir a jornada do cliente e entender com precisão suas necessidades.

Além das estratégias, você também precisará definir as datas promocionais que pretende fazer liquidações ou oferecer condições especiais para os clientes.

Para isso, tenha um calendário em mãos e comece a pensar quais datas comemorativas fazem sentido para o seu negócio. Defina também alguma data que você deseja fazer uma ação especial. Por exemplo, “semana do frete grátis”, “compre X, ganhe Y” e descontos progressivos (uma peça com 10% de desconto, duas com 20% , três com 30% e assim por diante).

Se você não entendeu alguns desses termos, temos um dicionário bem legal com os principais conceitos do Marketing Digital.

   3. Estimule compras que reflitam um novo ciclo

Muita gente costuma aproveitar a época de fim de ano para estabelecer metas para os próximos 12 meses. E isso pode ser uma oportunidade para o seu negócio.

Você pode estimular a compra de produtos ou serviços que estimulem o novo ciclo, ou usar isso como mote da divulgação do seu trabalho.

Para exemplificar: digamos que você presta consultoria de estilo e imagem pessoal, você pode usar nas suas campanhas gatilhos como “que tal começar o ano aperfeiçoando o seu estilo?”.

Se você tem uma empresa de materiais de construção, pode criar campanhas nas suas redes sociais utilizando temas como “ano novo, casa reformada”.

   4. Invista na divulgação de produtos e/ou serviços

Ter um negócio e não divulgar é o mesmo que piscar para alguém no escuro: só você sabe o que está fazendo, ninguém mais.

Divulgar o seu negócio é fundamental para que as pessoas possam se interessar, ir até você e comprar. Existem diversas maneiras de você promover sua empresa: desde indicações até a criação de conteúdos relevantes nas redes sociais.

É necessário saber quais são os meios de comunicação mais usados pelo seu público-alvo e desenvolver campanhas neles. É e-mail? Redes sociais? WhatsApp? Para obter bons resultados é imprescindível escolher os canais certos de divulgação.

E nós da Mco contábil estamos a disposição para cuidar da saúde financeira da sua empresa!

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