Como abrir uma empresa de alimentação online?

É possível abrir uma empresa do ramo de alimentação pela internet, sem perda de tempo e sem burocracia. 

Tudo que você precisa é de uma contabilidade digital que ofereça uma plataforma criptografada, por meio da qual os documentos são compartilhados em segurança. 

Como abrir uma empresa no ramo alimentício: passo a passo

Abrir uma empresa do ramo alimentício não é mais uma missão tão complicada, pelo menos do ponto de vista de tramitação de processos junto aos órgãos governamentais.

Considerando a fase de planejamento e registro na Junta Comercial, os principais passos a serem seguidos são:

  1. Elaboração do plano de negócio, que consiste na definição do segmento alimentício no qual você pretende atuar (culinária típica, fast food, fabricação industrial), bem como um estudo de mercado e análise da concorrência
  2. Contratação de uma contabilidade online para ajudá-lo nos trâmites formais
  3. Escolha da natureza jurídica da empresa, como Sociedade Limitada Unipessoal, Empresário Individual (para quem pretende empreender sozinho) ou Sociedade Limitada (um ou mais sócios)
  4. Definição do porte da empresa, sendo os mais acessíveis Microempresa (ME), com faturamento limitado a R$ 360 mil por ano, e Empresa de Pequeno Porte (EPP), com receita de até R$ 4,8 milhões por ano (ambos aptos a aderirem ao Simples Nacional)
  5. Elaboração do contrato social, documento equivalente à certidão de nascimento da empresa, no qual deve constar informações sobre sócios e a empresa
  6. Consulta Prévia de Viabilidade do nome empresarial e do endereço da sede
  7. Coleta de dados na Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), solicitação de registro e das inscrições tributárias
  8. Solicitação dos licenciamentos, como alvará sanitário e de localização.

Quanto uma empresa no ramo alimentício paga de impostos?

Depende do tipo de negócio e do regime de tributação

Considerando que a empresa do ramo alimentício seja optante pelo Simples Nacional, a cobrança de impostos pode ocorrer basicamente de duas maneiras:

  1. Empresa alimentícia industrial: tributação conforme o Anexo II do Simples Nacional, com alíquotas nominais que variam de 4,5% a 30%, dependendo da faixa de receita
  2. Empresa alimentícia comercial: tributação conforme o Anexo I do Simples Nacional, com alíquotas nominais que variam de 4% a 19%.

Como as alíquotas do Simples Nacional são progressivas, quanto mais a empresa fatura, maior o peso da carga tributária.

Nós da Mco contabilidade estamos a disposição para ajuda-lo na abertura de sua empresa!