Como abrir um e-commerce?

Você quer se tornar um empreendedor digital, mas ainda não sabe bem como abrir um e-commerce?

Fique tranquilo que nós vamos te ajudar!

Abrir uma empresa digital segue as mesmas etapas da abertura de uma empresa normal. Inclusive, os empreendedores digitais estão sujeitos aos mesmos tributos.

Hoje, ter uma loja física não é mais suficiente. A presença online é essencial para que o empreendedor alcance o sucesso.

Migrar seu comércio físico para o comércio eletrônico pode aumentar, e muito, as suas vendas. Este é o melhor caminho para abrir uma empresa de varejo.

Por isso, nesse texto vamos te ajudar a entender como abrir um e-commerce e te dar todas as dicas para ter um negócio de sucesso.

É melhor abrir um e-commerce como Pessoa Física ou como Pessoa Jurídica?

É possível abrir um e-commerce normalmente como Pessoa Física. Se seu faturamento for menor que R$ 1.998,00 por mês, você fica isento do pagamento de impostos.

Mas, quando começa a faturar mais, precisa fazer a declaração dos seus ganhos e despesas, além de pagar o imposto todo mês no carnê-leão.

O valor do seu imposto vai seguir a tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas, podendo chegar até a 27,5% de toda a renda.

Você também terá que pagar o INSS do autônomo, que é de 20% da renda total, e pode chegar a R$ 6.101,06.

Então, dependendo do faturamento do seu negócio, é melhor abrir uma empresa para pagar menos impostos e lucrar mais com seu e-commerce.

Como abrir um e-commerce: definições iniciais

Abrindo uma empresa, você emite notas fiscais com mais facilidade e seus clientes terão mais confiança ao fazer suas compras.

Você também terá mais facilidades para comprar no atacado e terá acesso a crédito com juros menores.

Vamos ao primeiro passo de como abrir um e-commerce, que é fazer um planejamento. O empreendedor precisa reunir todas as informações essenciais para o seu negócio.

Precisa ter dados sobre seus possíveis clientes, seu mercado e definições de sua atuação. Essas informações vão ajudar na elaboração do contrato social, a certidão de nascimento da empresa.

Os interesses e participações, se for sociedade, bem como as atividades, objetivo, informações do setor e modelo tributário precisam constar nesse documento.

Também é necessário informar o tipo de empresa no documento. O empreendedor pode abrir um e-commerce sozinho ou em sociedade.

Uma das formas de como abrir um e-commerce é como MEI. Também pode ser Empresário Individual, EIRELI, Sociedade Limitada Unipessoal ou como uma das sociedades.

Outra definição importante é sobre o regime tributário, que tem como opções: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

As atividades das empresas são definidas pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que é um código registrado no CNPJ. No e-commerce, a atividade usada é a do produto vendido.

Por exemplo, quem trabalha com e-commerce de roupas usa o CNAE 4781-4/00, de Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

Um contador pode te ajudar em todas essas definições e na elaboração do contrato social. Em alguns casos, esse documento tem que ser assinado por um advogado.

Como abrir um e-commerce?

Depois de definir essas questões e elaborar o contrato social, você pode começar a abertura de sua empresa.

Os documentos do sócio ou do empreendedor são: 2 cópias autenticadas de RG e CPF e Comprovante de residência.

Também é necessário apresentar o IPTU ou comprovante de locação do imóvel em que a empresa vai atuar.

Esses documentos devem ser levados na Junta Comercial ou no Cartório das Pessoas Jurídicas para registrar o contrato social.

O próximo passo é tirar o CNPJ com um registro na Receita Federal e pedir a Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda.

A Prefeitura é quem emite o Alvará de Funcionamento e sua Inscrição Municipal. Daí é só fazer seu cadastro no INSS para recolher os impostos trabalhistas.

Pronto, seu e-commerce está aberto e legalizado.

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A Mco contábil especializada em e-commerce pode te ajudar a diminuir os valores de impostos e custos.

Você tem auxílio desde o planejamento inicial e elaboração do contrato social até a emissão de notas fiscais.

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