Como abrir empresa de webdesign

Aprender como abrir empresa de webdesign não é tão complicado, mas exige dedicação, estudo de mercado e apoio contábil especializado.

Confira o passo a passo para começar seu negócio.

1. Estude o mercado e a concorrência

Se você pretende abrir uma empresa de webdesign, precisa começar estudando o mercado-alvo e os concorrentes para entender como se posicionar.

Com o crescimento do mercado digital, também aumentou a competitividade entre empresas e profissionais da área, exigindo uma pesquisa mais aprofundada antes de disputar a atenção dos clientes.

Em relação ao posicionamento, existem empresas que focam em sites para pequenos negócios, empresas de setores específicos, e-commerces e vários outros nichos de mercado cabe a você encontrar o mais promissor para o seu negócio.

2. Crie seu plano de negócio

Aprender como abrir empresa de webdesign envolve a elaboração de um plano de negócio completo.

Esse documento deve conter todo o planejamento da nova empresa, incluindo nome, mercado de atuação, público-alvo, serviços oferecidos e funcionamento em geral (operações, financeiro, marketing, etc.). 

Para começar, é importante definir quais soluções sua empresa vai oferecer de acordo com as descobertas da pesquisa de mercado.

Um modelo de negócio muito usado atualmente é o de “agência de criação de sites”, que combina o trabalho de webdesign com o desenvolvimento de sites (e, às vezes, pacotes com marketing digital incluso) para fornecer um serviço completo ao cliente. 

3. Faça parcerias

No ramo de webdesign, pode ser interessante ter um sócio ou parceiro desenvolvedor.

Isso porque não é tão comum a contratação de serviços de webdesign avulsos por empresas, já que a maioria busca um site construído do zero — principalmente os pequenos negócios.

Para competir no mercado, é importante acompanhar a evolução das soluções digitais oferecidas aos clientes, que hoje abrangem o desenvolvimento de sites, layouts responsivos, UX/UI design, marketing digital e outros serviços integrados.

4. Encontre um bom contador

Depois de planejar sua empresa de webdesign, você vai precisar de um bom contador para guiar o processo de formalização e cuidar dos trâmites burocráticos.

É importante que o profissional ou empresa tenha experiência com o mercado digital e, de preferência, trabalhe com contabilidade online para facilitar o atendimento.

Isso será importante para garantir o enquadramento correto do negócio perante a lei e agilizar a comunicação entre você e seu contador.

Nós da Mco contábil estamos a disposição para ajuda-lo!

5. Escolha o tipo de empresa

Na hora de entender como abrir empresa de webdesign, você terá algumas opções jurídicas para formalizar seu negócio.

Se decidir começar sozinho, poderá abrir um EI (Empresário Individual), uma EIRELLI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

Lembrando que não é possível abrir MEI para prestar serviços de webdesign, pois não está na lista de atividades permitidas

Se preferir abrir a empresa com um ou mais sócios, poderá optar pela Sociedade Simples, Sociedade Empresária ou Sociedade Anônima (S/A).

Nesse momento, é muito importante ter a ajuda do contador para selecionar a natureza jurídica mais adequada de acordo com o porte do negócio, número de sócios, capital inicial, entre outros critérios. 

6. Fique de olho nos impostos

O contador também será responsável por indicar o melhor regime tributário para a sua empresa, ou seja, o formato ideal para pagar o mínimo de impostos ao governo.

Para micro e pequenos negócios, o Simples Nacional costuma ser vantajoso, já que permite o recolhimento dos 8 principais tributos do país em uma única guia com alíquotas competitivas — o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Felizmente, a atividade Desenvolvimento/criação de interfaces para a internet (código CNAE 6201-5/02 Web Design) possibilita a opção pelo Simples Nacional, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). 

Na hora de calcular os impostos, também é importante levar em conta o Fator R para saber se sua empresa será tributada pelo Anexo III ou Anexo V do Simples.

Lembrando que, em alguns casos, o Lucro Presumido ou Lucro Real também podem compensar mais para o empreendedor — daí a importância de contar com o apoio da Mco contábil para abrir a empresa de webdesign.