Abertura de empresa em Goiânia?

Abrir uma empresa é uma atividade que demanda muito planejamento, visão e foco. É necessário que o empreendedor tenha conhecimento sobre as burocracias da cidade na qual vai empreender, além de ter um panorama das habilidades administrativas e financeiras do negócio.

Sobre Goiânia

Goiânia é a capital do estado de Goiás e a segunda capital mais populosa da região Centro-Oeste. A cidade está entre as capitais com o melhor índice de qualidade de vida.

Sua região metropolitana possui um PIB de aproximadamente R$31,29 bilhões. 80% da economia do município está no setor terciário com destaque para a área de saúde, atividades imobiliárias e administração pública, além de ser uma das capitais brasileiras que mais geram empregos.

Como empreender em Goiânia?

Empreender em Goiânia envolve muitas etapas, sendo que a maioria delas pode ser feita de forma online, sem dor de cabeça. Para que uma empresa funcione 100% regularizada, você precisará cumprir uma série de exigências e reunir uma série de documentos que garantirão sua segurança enquanto marca, bem como a de seus clientes e funcionários.

Além disso, também é necessário ter um panorama das habilidades administrativas e financeiras da empresa. Com esses conhecimentos e um negócio bem estruturado, será possível tirar todos os seus projetos do papel, fazendo com que eles deixem de ser um sonho e se tornem uma realidade bem gratificante.

Para facilitar essa jornada, listamos a seguir algumas qualidades que todo empreendedor deve ter!

Tenha uma ideia de negócio inovadora

Os quatro cantos da cidade oferecem oportunidades de crescimento e contam com uma demanda gigantesca. É óbvio que, neste cenário, a concorrência será enorme. Por isso, se você quer que sua empresa em Goiânia tenha muito sucesso, será necessário investir na inovação como uma forma de se diferenciar da concorrência.

Caso você já exerça alguma atividade que goste e desempenhe bem, ou tem alguma habilidade específica, e acredito que isso pode se tornar um negócio lucrativo, invista! Trabalhar com algo que gosta ou já domina é um ótimo caminho para o sucesso.

Agora, se você ainda não tem uma ideia de negócio, nem imagina algo que gostaria de fazer, a abordagem precisa ser diferente. Neste caso, é preciso enxergar sua empresa como uma solução, criando uma lista de problemas que ela poderia solucionar com base em todas as suas expertises e experiências.

Por que seu cliente deve escolher você, ao invés do seu concorrente? Essa é a pergunta que você deve responder, sendo ideal que consiga ser o mais específico possível em sua resposta, a fim de atingir uma proposta inovadora. Desta forma, você conseguirá começar a agregar valor ao negócio. 

Tenha um plano de negócios

Uma empresa de sucesso precisa ter um plano de negócios para conseguir basear todas as suas ações e decisões. Este é um documento muito importante, pois descreve, detalhadamente, todas as ações que envolvem criação, construção, desenvolvimento e resultados de um negócio, independentemente se ele está em processo de abertura ou deseja apenas expandir suas atividades. 

O plano de negócios faz a empresa ganhar vida. Por isso, nele devem estar descritos todos os detalhes que envolvem sua empresa. O documento é composto, na maioria das vezes, por seis partes, que podem ser subdivididas em outros tópicos. Essas categorias dependerão da complexidade e do tamanho da empresa que você pretende abrir em Goiânia. 

O plano de negócios de uma empresa é composto pelas seguintes seções:

  • Sumário executivo;
  • Análise de mercado;
  • Planejamento operacional;
  • Análise da concorrência;
  • Planejamento financeiro;

Quais são as principais ideias de negócios para abrir empresa em Goiânia?

Segue algumas ideias de empreendimentos para abrir na capital de Goiás!

Mercado Fitness

O mercado fitness representa uma fatia significativa na economia global. De acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), a receita desse mercado cresce a uma média anual de 8,7% no mundo.

Em faturamento, o mercado fitness brasileiro alcançou a marca de 2,1 bilhões de dólares em 2019, sendo o terceiro maior das Américas, atrás apenas dos EUA e do Canadá, e o maior da América Latina.

Outro número significativo é a quantidade de academias presentes no país. O Brasil conta com 35 mil unidades oficiais, fazendo com que o país seja a segunda nação com mais academias do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, com 40 mil unidades.

Já em número de clientes, o Brasil aparece em quarto lugar, com 9,6 milhões de usuários contabilizados.

E embora antigamente o mercado fitness se resumisse às academias e equipamentos, atualmente impressionam pelo mix, que vai desde alimentação até vestuário. A cada dia surgem produtos e serviços, aumentando mais e mais o faturamento de empresários brasileiros, que, de acordo com previsões da IHRSA, chegará a 106 bilhões de dólares em 2020.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do setor, as vendas do segmento de alimentos saudáveis, que engloba produtos sem açúcar, glúten ou conservantes, atingiram a marca de 100 bilhões de reais em 2020, segundo a consultoria Euromonitor International.

Mercado Estético

O tamanho do mercado global de estética deve chegar a 124,7 bilhões dólares até 2028 e se expandir a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,8% de 2021 a 2028, segundo o Grand View Research.

De 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil. O Brasil se tornou o terceiro maior mercado de estética no mundo, ficando atrás, apenas, de Estados Unidos e China. 

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), associação que reúne empresas do setor, mostram que, no ano passado, a indústria da beleza cresceu quase 6%.

Ainda de acordo com a ABIHPEC, o setor movimentou mais de 47,5 bilhões de reais com perspectivas otimistas para os próximos anos. 

Além disso, só nos últimos cinco anos, o mercado masculino de estética dobrou de tamanho, e o número de linhas de produtos e tratamentos direcionados a esse público disparou com o aumento da demanda.

Setor Têxtil

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em 2021, foram criados 117.128 novos postos de trabalho no setor têxtil, com um saldo de mais de 15 mil pessoas empregadas no segmento. Em comparação com o ano de 2020, o crescimento foi de quase 370%.

O faturamento desse setor também teve alta. Segundo o balanço da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), estima-se que a receita do setor foi de 194 bilhões de reais, em 2021, 20% maior do que no ano anterior.

A estimativa da Abit é de um crescimento de 1,2% do setor em 2022, em comparação a 2021.

Como desenvolver um bom planejamento para abrir empresa em Goiânia com segurança?

Um relatório do Sebrae, de 2014, constatou que um dos principais motivos para a falência das empresas é a falta de planejamento prévio.

“Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado”, explica o relatório. “Mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa”.

Diante disso, é fundamental que o empreendedor se dedique ao planejamento do seu negócio. Por isso, veja a seguir como montar um bom planejamento para a sua empresa em Goiânia!

Defina a missão, visão e valores da empresa em Goiânia

A primeira etapa de um planejamento estratégico eficiente é a determinação da missão, a visão e os valores da empresa.

  • Missão: Pode ser definida como a identidade da empresa e deve ser concisa, clara e objetiva. Tem como função transmitir o propósito é motivo de existência da empresa;
  • Visão: É onde a empresa quer chegar. Ou seja, seus objetivos futuros;
  • Valores: São as crenças, comportamento, ética e métodos da empresa que serão adotados para alcançar a visão descrita acima.

 A definição desses três pilares irá ajudar na criação de uma cultura organizacional e a dar um direcionamento sobre as principais razões de existência do negócio, sejam elas lucrativas ou não.

Estabeleça metas e objetivos realistas

As metas e os objetivos representam os resultados que a empresa pretende alcançar em determinado período. Para definir as metas e os objetivos corretamente, é necessário usar uma base de dados para realizar uma projeção e traçar novos alvos.

E para abertura da sua empresa conte com a Mco contábil, nós somos uma contabilidade online atendemos todo o território nacional, mas temos sede em Goiânia e estamos a disposição para ajuda-lo!