A sua saúde financeira pode afetar a sua saúde mental

A sua saúde financeira pode afetar a sua saúde mental

Os boletos no fim do mês tem te trazido uma ansiedade excessiva? O coração até para quando vê um transação não autorizada? Não há dúvidas que uma má saúde financeira pode trazer um estresse imenso para a vida das pessoas. Mas, por que ele acontece? Você já parou para pensar nisso?  Então fica aí que vamos explicar para você!

A forma como você lida com o seu dinheiro pode afetar diretamente a sua saúde mental e vice-versa. Mas o que isso quer dizer? No primeiro caso, contrair dívidas pode  comprometer o orçamento familiar, trazendo problemas para o indivíduo de ordem social e psicológica, como separação, desemprego, problemas de saúde, transtornos mentais, entre outros.

Já no caso inverso, as compras são feitas justamente quando a saúde mental não não vai muito bem. Logo, momentos em que a auto estima está mais baixa, ou a ansiedade está elevada podem acarretar em compras mais impulsivas e desnecessárias que acabam impactando a saúde financeira.

Todo mundo está sujeito a ter dificuldades para pagar suas contas, ou fazer compras impulsivas. Principalmente quando outras áreas da vida como no âmbito familiar e profissional não vão bem. No entanto, o ponto mais alarmante dessas situações é quando elas se tornam um ciclo vicioso, prejudicando a vida de todos os envolvidos.

Segundo levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito, 70% das pessoas inadimplentes sofrem de ansiedade e outros distúrbios por não conseguirem quitar suas dívidas. Isso significa que dos cerca de 4,6 milhões de endividados no Brasil, segundo dados do Banco Central, pelo menos 3 milhões possuem preocupações exacerbadas, a sensação contínua de que algo muito ruim vai acontecer, além de sintomas físicos como inquietação, fadiga, irritação, insônia, entre outros.

E por que isso acontece?

Tudo isso acontece porque consumidores não são educados financeiramente. Ou seja, não existe uma concepção clara dos riscos dos negócios e compras que realizam. Da mesma forma aponta o levantamento feito pelo SPC, que mostra que seis em cada dez brasileiros inadimplentes (61%) têm pouco conhecimento sobre a própria renda, entre salários e outros rendimentos.

Além disso, a facilidade em conseguir um cartão de crédito em oposição à dificuldade em sair de uma dívida causada pelo mau uso dele contribuem para os fatores causais desta situação. Desta forma, se a dívida se perpetuar ou a o mal hábito se manter, essas podem vir a se tornar fontes estressoras a longo prazo.

É certo que ter dinheiro não implica em ser feliz. Mas aprender a lidar melhor com ele pode proporcionar uma vida com mais qualidade e menos preocupações. E para te ajudar a chegar lá, aqui estão algumas dicas para evitar que sua saúde financeira interfira na sua saúde mental e vice-versa.

Tenha controle sobre seus ganhos e gastos 

Coloque em um papel ou uma planilha todos os seus ganhos e gastos. Dessa forma será mais fácil ter um controle sobre a sua vida financeira. Logo, você conseguirá conhecer seu estilo de vida, visualizar suas maiores fontes de gasto e qualquer inconsistência. Assim será possível fazer os devidos ajustes de forma mais consciente.

Poupe dinheiro

Não há como prever situações que possam vir a desestabilizar a sua saúde financeira. No entanto, é possível se preparar para isso. Sempre que possível, guarde um pouco dos seus ganhos mensais em uma reserva para situações de emergência. Assim, você verá que mesmo situações estressoras serão mais fáceis de lidar tendo um apoio financeiro mais estável.

Estabeleça limites 

Depois de entender as suas maiores fontes de gastos, é a hora de fazer ajustes. Ou seja, estabeleça limites para o quanto você pode consumir dos seus ganhos. Isso levando em consideração a sua saúde financeira do momento. Lembre-se, entretanto, que existem gastos fixos e esses devem sempre ser a prioridade.

Estabeleça metas 

Você tem um sonho? Que tal colocar ele no papel e se planejar financeiramente para alcançá-lo? É evidente que nem sempre as coisas acontecem de uma hora para outra. Mas com uma meta estabelecida e um planejamento a longo prazo, é possível chegar lá!

Não compre por impulso

Se estiver se sentindo triste ou com a auto estima baixa, evite fazer compras impulsivas. Elas podem trazer uma falsa impressão de melhora, mas é apenas momentâneo. Ao invés disso, procure fazer uma atividade física. Dessa maneira, seus níveis de endorfina subirão, trazendo uma sensação de prazer e bem-estar, sem precisar se endividar para isso.

Busque ajuda

Muitas vezes, quando estamos nos sentindo insuficientes, buscamos preencher esse vazio existencial com objetos ou coisas supérfluas. No entanto, além de essa atitude camuflar a verdadeira questão por trás dessas compras impulsivas e muitas vezes irresponsáveis, ela pode se tornar um ciclo vicioso e trazer danos a longo prazo.

Para evitar que isso aconteça, sempre que se sentir assim, não hesite em buscar ajuda. Além de evitar gastos desnecessários, te ajudará a ter uma melhor saúde mental e mais ferramentas para lidar com esses sentimentos.

Deixe um comentário

Contabilidade em Goiânia

Prédio da MCO - Sede em Goiânia

A nossa sede de contabilidade fica em Goiânia, localizada no centro do seu estado, onde foi planejada para ser a capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. Nós possuímos na sede toda a infraestrutura necessária para realizar a abertura de sua contabilidade online em Goiânia ou em qualquer outra parte do Brasil.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO GOIÁS - GO - CRC: 027168/O.

Contabilidade em Atibaia

Prédio da MCO - Filial de Atibaia

Nós possuímos uma filial na região de Atibaia, um município no estado de São Paulo onde se localiza a uma altitude de 803 metros acima do mar. Uma das regiões mais bem localizadas bem próximas da cidade de São Paulo, o nosso escritório de contabilidade em Atibaia possui toda a estrutura para realizar e prestar os melhores serviços de contabilidade que existe. Venha realizar a sua contabilidade em Atibaia e região conosco.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO - SP - CRC: 2SP044925.

Escute o podcast da MCO Contábil