7 tendências para o mercado agropecuário

Apesar da pandemia, o agronegócio foi um dos únicos setores que conseguiu crescer em 2020 e as tendências para o mercado agropecuário em 2021 prometem. Os bons resultados no mercado agro se devem principalmente ao investimento em tecnologia. A velocidade de implementação de inovações no setor tem crescido muito, aumentando a produtividade e a eficiência dos processos.

Seja como for, a safra de 2021 já tem mostrado bons e crescentes resultados para a agricultura brasileira. Até o final deste ano, a estimativa é que o agronegócio atinja aproximadamente R$490 bilhões em receita.

As previsões para os próximos anos podem ser ainda mais animadoras: o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê um crescimento de 3,2% no PIB do setor agro.

Tendências para o mercado agropecuário

Novas tecnologias e soluções aprimoradas devem contribuir ainda mais para o crescimento do mercado agro, por isso, separamos sete tendências promissoras para 2021:

Máquinas agrícolas

Em primeiro lugar, o uso de tecnologias avançadas não é mais novidade no campo e vem crescendo cada vez mais. Neste e nos próximos anos, essa presença tecnológica tende a ser ainda mais forte, seguindo a evolução da automatização de processos em diversos setores empresariais.

No mercado agropecuário, o uso de equipamentos totalmente controlados por computador ou por GPS já são uma realidade e devem aparecer com uma frequência ainda maior, visando aumentar o desempenho e suprir a necessidade de mão de obra qualificada, o que deixará a empresa ainda mais produtiva.

Já existe uma plataforma 100% digital chamada ID Agro que tem como principal objetivo proporcionar ao setor agropecuário o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas, sem custos para o produtor rural. Com ela, também é possível criar documentos que permitem rastrear tratores e aparelhos automotores.

Rastreabilidade de produtos

Em 2021 os produtores rurais devem reforçar a atenção em relação à qualidade final dos produtos que oferecem para o mercado.

Ou seja, as indústrias e consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso o mercado de produtos agrícolas já oferece sistemas que possibilitam rastrear, controlar e monitorar o trabalho das propriedades produtoras.

Desta forma, com esses sistemas é possível assegurar a procedência dos produtos, incluindo informações como a quantidade e a qualidade dos defensivos agrícolas.

Fertilizantes sustentáveis

Além disso, os fertilizantes sustentáveis também se destacam como uma importante tendência para o mercado de produtos agrícolas em se falando de preservação ambiental.

Esses fertilizantes não provocam nenhum tipo de dano ao meio ambiente, como é comum em fertilizantes que utilizam produtos químicos em sua composição e acabam contaminando o solo, água e ar.

Eles ainda ajudam na preservação de recursos naturais, fornecimento de mais nutrientes para o solo e muitos outros benefícios para o produtor, para o consumidor e, ainda, para a natureza.

Arrendamento digital

Com novas plataformas digitais para contratos de compra, venda e locação  de terrenos agrícolas, os produtores rurais não precisam mais se deslocar tanto e ter que aguardar dias para terem certeza de um negócio pois em questão de minutos tudo está formalizado, com validade jurídica e segurança

Elas também auxiliam os proprietários e agricultores a gerenciar seus arrendamentos, registros e referências sem sair de casa. Como resultado, fazer todos esses processos online tornou essas trocas de informações muito mais fáceis.

Biotecnologia

Em resumo, biotecnologia no contexto do setor agrícola é o conjunto de tecnologias usadas nas fazendas que envolvem processos biológicos ou químicos. Ela tem como principal objetivo aumentar a produção de alimentos e preservar os recursos naturais.

Nesse sentido, o mercado agropecuário tem investido em biotecnologia há anos visando aumentar e proteger os rendimentos de fazendas agrícolas. Através de fertilizantes, pesticidas e sementes geneticamente transgênicas que são muito mais resistentes a pragas e doenças, dispensando pesticidas e reduzindo a perda de produtos.

Drones e sensores

Desde já sabe-se que o uso de drones nas fazendas está em ascensão. Afinal, o uso dessa tecnologia permite ao produtor rural monitorar cada metro quadrado de uma plantação de forma muito mais fácil, ágil e de diferentes ângulos.

Os drones e sensores podem ser utilizados para acompanhar a plantação em tempo real. Um outro exemplo é a utilização de imagens coletadas pelos drones para detectar doenças ou pragas em plantações de longa extensão ou até mesmo possíveis focos de incêndio. Sendo assim, isso permite ao produtor verificar onde é preciso atuar na aplicação de insumos.

A análise do comportamento das máquinas com sensores também ajuda a identificar práticas que podem ser mais econômicas e eficientes.

Aplicativos mobile

Por fim, uma outra novidade que promete ser tendência em 2021 e que promete fortalecer a transformação digital no setor agro é o uso de smartphones e tablets em integração com soluções já existentes no mercado agrícola.

O objetivo é que informações que serão colhidas por esses dispositivos, antigamente enviadas para centrais de comando, possam ser monitoradas diretamente desses dispositivos mobile. Essa prática irá facilitar a gestão e, simultaneamente, o acompanhamento de todos os processos dentro das fazendas.

E se você quer investir no ramo nós da Mco contábil estamos a disposição para ajuda-lo na abertura de se negócio !