7 fatores que garantem a saúde financeira do seu consultório médico

7 fatores que garantem a saúde financeira do seu consultório médico

Diante de momentos de crise, todo gestor se pergunta como dar conta da situação, não é mesmo?

E, mais que isso, se pergunta o que fazer para evitar que momentos difíceis, como a pandemia de coronavírus, tragam impactos tão severos nas finanças.

 7 fatores que garantem a saúde financeira do seu consultório médico

Mesmo em momentos de baixa nos atendimentos. Confira:

1- Faça um planejamento financeiro

Planejar é algo essencial quando se quer ter uma gestão eficiente e preparada para lidar com situações inesperadas. E o seu financeiro pode acabar sofrendo se isso não for feito.

Faça um planejamento completo estabelecendo metas a curto, médio e longo prazo. Registre todos os bens que pertencem a sua clínica médica (como equipamentos, móveis, dinheiro investido ou colocado em uma poupança).

Deixe tudo registrado em um documento e mantenha todas as informações atualizadas.

 

2- Reveja seus custos

A revisão de seus custos fixos e variáveis deve ser feita semestralmente. Acompanhar esses valores irá mostrar para o gestor se os custos de sua clínica médica aumentaram e por quê.

Uma gestão financeira inteligente deve saber reduzir custos da sua clínica ou consultório médico que não são necessários dentro do negócio, ou que estão se mantendo com um valor alto demais.

Porém, na hora de cortar custos, avalie seu negócio por completo para garantir que você não está deixando de lado algo que aumenta a qualidade do atendimento ou da experiência do seu paciente.

3- Controle de fluxo de caixa

É crucial que toda movimentação financeira, por menor que seja, acabe registrada. Apenas dessa maneira é possível acompanhar de verdade o seu fluxo de caixa, sabendo se os resultados financeiros são bons ou ruins.

Para isso classifique todas as entradas e saídas do caixa de acordo com sua fonte de receita.

Procure categorizar os recebimentos em suas diversas formas de pagamento, como; dinheiro, duplicatas, cheque pré-datado, cartão de crédito e débito.

O mesmo deve ser feito com as saídas, especificando: impostos, pagamentos (fornecedores), salários, pró-labore, contas de água, luz, telefone, aluguel, entre outras despesas.

4- Crie um fundo de reserva

Um fluxo de caixa organizado ajuda muito seu consultório a ter resultados positivos, mas ter um fundo reserva é o segundo passo para ter tranquilidade na condução da sua clínica.

É importante que todo o mês uma porcentagem do seu lucro seja colocada neste fundo de reserva. Caso um problema aconteça inesperadamente, como a pandemia de COVID-19, sua clínica terá um fundo para lidar com emergências. Bem como para aumentar o número de paciente aproveite esse fundo para investir em Marketing Digital.

5- Saiba como fazer a precificação de consultas

A precificação de suas consultas é outro forte pilar na estrutura financeira de sua clínica ou consultório médico.

Valores muito acima da média irão afastar novos pacientes. Por outro lado, se o valor for muito menor, isso poderá trazer à tona um certo receio com o seu trabalho. Então avalie a média do mercado para que você não fique fora da curva.

Fazer a precificação de seus atendimentos demanda da análise de diversos fatores. Tais como: pagamento das contas básicas, remuneração dos colaboradores, investimento na estrutura, margem de lucro, entre outros.

 

6- Saiba como aumentar  o número de pacientes atendidos

Você pode implantar a telemedicina no seu consultório e em vez de atender regionalmente, você pode atender em todo território nacional.

Mas ai você deve estar se perguntando como eu faço para conseguir esse atendimento, quanto eu vou gastar para implantar isso, eu não tenho tempo ?

Então nós vamos aproveitar e te apresentar o HCO Hospital consulta online que é um portal de telemedicina que tem como objetivo ajudar empresas, médicos e pacientes a se conectarem através de uma tecnologia, dentro das normas de Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

7- Procure fidelizar pacientes 

Você já percebeu o quanto a fidelização pode ser benéfica para seu financeiro? Vamos avaliar como isso acontece na prática:

Um paciente bem atendido volta a optar por você sempre que precisa de atendimento. E se esta pessoa tiver experiências positivas, pode até indicar seu trabalho para amigos e familiares.

Imagine se você tiver essas evidências em seu site, e fazer essa divulgação online o quanto isso vai aumentar o número de pacientes atendidos.

Nós da Mco contábil prestamos esse tipo de  serviço  que une o melhor do BPO Financeiro à contabilidade de ponta, realizado por especialistas no ramo médico.

Deixe um comentário