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6 passos para abrir uma agência de viagens

A transformação digital se tornou uma grande amiga dos viajantes. A popularização de serviços alternativos de transporte e hospedagem — como AirbnbUberBooking e Hotel Urbano —, facilitou e tornou mais barato realizar viagens que antes eram somente sonho para muita gente. Nesse contexto, abrir uma agência de viagens trouxe ainda mais desafios e a necessidade de pensar em estratégias inovadoras para se manter no mercado.

No entanto, após um longo período de baixa no turismo em todo o mundo, a retomada de viagens e a vontade das pessoas de voltarem a viajar, trazem expectativas positivas para o mercado de turismo. Conforme a vacinação evolui e os países reabrem a fronteira para turistas, a procura por viagens e seguros só tende a crescer, tornando a abertura de uma agência de viagens uma oportunidade promissora de negócios.

E essa oportunidade só melhora por estarmos no país com maior diversidade de belezas naturais e o oitavo país com maior pluralidade cultural, representando um destino turístico de grande procura e visibilidade.

Agência de viagens: ótima oportunidade de negócio no Brasil

As agências de viagens são o principal intermediário entre turistas e empresas do setor, como companhias aéreas, de transporte rodoviário, hotéis e restaurantes. A tecnologia facilitou o acesso a diferentes opções e valores de passagens e hospedagem, mas as agências continuam forte no mercado pelo diferencial de contar com profissionais qualificados, proporcionando economia de tempo, dinheiro e gerando mais conforto e segurança para o cliente.

Dados da segunda edição da pesquisa “Desafios das Agências de Turismo”, realizada entre junho e julho de 2021 pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), revelaram que as agências de turismo projetam crescimento e recuperação de faturamento ainda neste ano. Representando um universo de 192 mil pequenos negócios, a maioria dos empresários preveem um aumento de faturamento superior a 50%, mantendo também expectativa de crescimento em novas contratações até dezembro de 2021.

Um levantamento feito pela CNN com dados de três das principais agências de viagens brasileiras, mostra que nesses últimos meses de 2021, a busca por passagens aéreas teve alta de 63%, e na comparação com o período pré-pandemia (2019), a procura online por viagens ultrapassou os 1.000%.

De acordo com a edição de outubro de 2021 da Revista Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros), este ano o transporte rodoviário regular já transportou 2,7 milhões de passageiros, número maior que a quantidade transportada antes da pandemia, em 2019. Segundo os dados da ANTT (Sisdap), a expectativa é que o setor feche o ano com 3,1 milhões de passageiros.

6 passos para abrir uma agência de viagens

1. Consulta comercial

Primeiro é preciso verificar, por meio da consulta de viabilidade, se o local do estabelecimento escolhido é apto para abrigar um negócio para realização de atividades comerciais. Essa verificação é realizada junto à Prefeitura de sua cidade;

2. Busca de nome e marca da agência de viagens

Se o nome da marca já estiver definido, faça uma pesquisa para verificar se existe uma empresa registrada com o mesmo nome que o pretendido. Você deve fazer a consulta na Junta Comercial, Cartório — em caso de sociedade simples — e/ou no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual;

3. Formalização do negócio

Na Junta Comercial ou no Cartório deve ser feito o arquivamento do ato constitutivo da empresa. Nesta etapa, também deve ser feita a solicitação de CNPJ junto à Receita Federal e, conforme as atividades da empresa, solicitação da inscrição estadual junto à Fazenda Estadual e, necessariamente, realização do cadastro na Prefeitura Municipal;

4. Licença e INSS

Para a empresa poder atuar no estabelecimento escolhido, é necessário obter o Alvará de Licença e Localização, que deve ser requerido junto a Prefeitura Municipal. Já no Instituto Nacional de Seguridade Social, você poderá realizar cadastro para contribuir ao INSS;

5. Registro no Cadastur

Depois de abrir uma agência de viagens, é preciso registrá-la junto ao Ministério do Turismo. O cadastro é gratuito e feito de forma virtual no site do Cadastur. Além das agências de viagens, o registro é obrigatório para empresas dos seguintes ramos:

  • guia turístico
  • hospedagem
  • transportadora turística
  • organizadora de eventos
  • acampamento turístico
  • parque temático
  • entre outras

→ É importante que as atividades da empresa estejam relacionadas com o ramo em que foi cadastrada.

6. Parcerias com outras empresas

Faça parcerias estratégicas com empresas que oferecem serviços complementares ao seu, como operadoras de viagens e seguradoras. Esses parceiros podem ajudar a divulgar o seu negócio quando um cliente os procurar para fazer cotação ou contratação de serviços. Isso garantirá mais uma forma de divulgação para a sua agência. Além disso, a venda desses serviços para seus clientes pode gerar comissões.

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Estratégias de vendas para sua agência de viagens

Muitos consumidores preferem a comodidade de contar com uma empresa especializada na hora de planejar suas viagens. Para atrair e fidelizar os clientes, é necessário pensar em diferenciais para o seu negócio. Uma boa alternativa é investir em campanhas promocionais. Uma das principais vantagens de fechar um pacote com uma agência é a possibilidade de parcelamento da viagem. Pensar em estratégias inteligentes de precificação e promoções é uma ação com boas chances de sucesso. Os clientes estão cada vez mais exigentes e conectados, por isso é fundamental que a empresa esteja presente nas redes sociais e elabore estratégias de marketing para aumentar o faturamento.

Veja como aumentar seu faturamento por meio de 4 estratégias para fidelizar seus clientes:

1. Seja ativo nas redes sociais

Quando a agência fecha pacotes de viagens com grupos, é bastante comum enviar um profissional da equipe para acompanhar os clientes. Essa prática gera mais confiança no público, principalmente quando as viagens são para destinos internacionais. Momentos como esses são ótimas oportunidades para as agências. O profissional pode compartilhar toda a viagem nas redes sociais da empresa, mostrando para o público quais são os passeios que estão disponíveis, como é o destino e a animação dos clientes durante os passeios. Dessa forma, é possível gerar maior envolvimento do público com a agência.

2. Crie um blog para sua agência

Os blogs são uma ótima oportunidade para quem quer se destacar na internet. O Google é uma grande ferramenta de pesquisa para quem está procurando destinos de viagem e ter um blog pode ajudar a empresa a aparecer nos resultados de busca dos viajantes. Quando o público procurar por um destino, o conteúdo do seu blog pode aparecer entre os resultados. Isso aumentará a visibilidade para o seu site. Faça conteúdos bem informativos e completos, quanto mais informação, mais valor será transmitido ao público.

3. Crie um site

Um grande erro que as empresas ainda cometem é não ter um site. O site é o principal recurso de comunicação entre as empresas e os clientes que estão na internet. Por meio dessa ferramenta, o cliente tem mais informações sobre a agência e, assim, sente-se mais confiante em contratar um serviço. Além disso, você pode criar anúncios em diferentes plataformas, direcionando os acessos para as promoções e ofertas do seu site.

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4. Tenha um programa de fidelidade

Os programas de fidelidade podem ser um estímulo para que o cliente faça mais viagens. Existem diversos modelos de programas, mas os de pontos são os mais comuns. Nesse modelo, você pode definir um critério, como por exemplo a cada pacote fechado o cliente ganhar um determinado número de pontos ou a cada R$ 1,00 gasto em pacotes de viagens o cliente ganhar 1 ponto. Depois de um total de pontos atingidos, o cliente é premiado. A premiação também pode ser definida por você: uma viagem para um novo destino, desconto nas próximas viagens, passeios no destino, etc.

Invista na segmentação de clientes

A segmentação de clientes permite que a agência se diferencie dos concorrentes. Enquanto grande parte das empresas estão atendendo perfis diversos de clientes, você pode se especializar em um público específico, como famílias, casais, mulheres, turismo de aventura, entre outros.

A vantagem de trabalhar de forma segmentada, é que você entende melhor as necessidades e os desejos do seu público. No caso do atendimento para mulheres, por exemplo, esse público esbarra no medo de fazer uma viagem sem estar acompanhado e na falta de segurança. A sua agência pode focar nesses pontos, mostrando que as viagens realizadas oferecem o que elas desejam e, assim, conquistar um público cativo.

Estudar sobre o perfil do público e aperfeiçoar o conhecimento em diferentes áreas do negócio é o segredo para quem quer crescer. Por isso, você deve estar sempre informado sobre o mercado, as tendências do setor e sobre o seu cliente.

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