5 dicas para empreender

O caminho do empreendedor não é nada fácil, mas com muito trabalho, dedicação e foco, o sucesso no negócio pode ser alcançado. A Mco Contabil, parceira do empreendedor brasileiro, com base na sua experiência em vários ramos de micro e pequenos negócios, traz algumas dicas para começar 2022 alinhado às melhores práticas.

Apesar de empreender ser muito gratificante e dar a liberdade de seguir suas próprias escolhas, é preciso ter em mente duas coisas muito importantes: empreender não é sinônimo de que “vou trabalhar menos” e “agora vou ter independência financeira desde o início”.

Vamos às dicas!

1) Qual o seu propósito?

Antes de começar a estruturar um plano de negócios, o empreendedor deve entender profundamente qual o seu propósito. Um bom começo é responder a seguinte pergunta: qual a minha entrega?

O empreendedor precisa fazer uma lição de autoconhecimento antes de pensar no plano de negócio. O que o motiva? O que ele espera alcançar com o seu negócio? Além do lucro, quais os objetivos do negócio? Quer promover uma alimentação mais saudável? Facilitar a vida de turistas com um aplicativo de idiomas? Proporcionar uma nova experiência para os consumidores no e-commerce? O que te move?

2) Mão a obra: estabeleça o plano do negócio

O plano de negócio é o documento que norteia o empreendedor a dar forma e estrutura para a nova empresa. É através dele que o empreendedor terá a visão do mercado e estabelecerá a entrega que atenderá as demandas desse mercado.

Qual é o diferencial do meu serviço? Qual é a minha concorrência? Como posso me destacar? Meus investimentos e custos permitirão que o meu negócio seja competitivo? Qual minha área de atuação? são perguntas que devem ser respondidas no detalhe, com uma estrutura bem definida no plano de negócio.

Um bom plano deve usar ferramentas para fortalecer a análise. Importante levar em conta todos os aspectos, inclusive os de sustentabilidade. E todos os aportes de empresa precisam estar estruturados desde o início. Este aspecto é fator crítico para o sucesso.

3) Coloque seu produto ou serviço na rua

Ao lançar o seu produto ou serviço, o ideal é começar de maneira simples, mas sem deixar de atender a necessidade do cliente. Com o tempo, a sua oferta pode ser ampliada, você lançar mais produtos ou aperfeiçoar os serviços prestados. Dica de ouro: Nunca deixe de escutar os seus clientes.

O processo de melhoria contínua deve estar no ‘DNA’ de qualquer novo negócio. Abra um canal transparente com o cliente e entenda suas dores. O segredo para prosperar está no aprendizado e no desenvolvimento sustentável.

4) Priorize a gestão

Gestão e inovação são fundamentais para o sucesso de todo negócio. Saber quando e onde investir, são tão importantes quanto o conhecimento técnico e a capacidade de inovar e se reinventar. O mercado muda e você deve ser a linha de frente dessa mudança ou o primeiro a acompanhá-la.

5) Invista em comunicação e Marketing

É fundamental ter um plano estruturado de comunicação. Hoje mais de 80% das vendas tem alguma interação digital, seja uma simples pesquisa ou a definição do fornecedor do serviço. E não é só nos negócios de TI. Todos os negócios passam por uma comunicação que envolve redes sociais, google e sites comerciais.

Todos sabem um pouco de comunicação, ainda mais nesse mundo digital em que vivemos hoje. Mas é fato que o que a gente conhece não chega nem perto de um especialista em marketing digital, principalmente se você for investir. A vantagem do marketing digital é que o empreendedor pode ser seletivo e específico, direcionando a sua verba para o público adequado, além construir uma marca de sucesso com uma boa identidade visual.