11 negócios em alta para investir em 2021

Qual negócio é mais rentável?

Os tipos de negócio que estarão em alta para o ano de 2021 são reflexos das mudanças profundas que ocorrem em 2020 devido à pandemia de Covid-19. O mundo ainda vive em um cenário de recessão global. Mesmo que, aparentemente, existam sinais de um pós pandemia no horizonte, o futuro ainda é incerto.

Ainda assim, durante as crises podem surgir novas oportunidades. Desta forma, o empreendedor que entender as novas necessidades do consumidor poderá sair na frente neste ano.

11 negócios em alta para investir em 2021

Já era algo previsto, mas os negócios em alta para 2021 devem envolver setores como tecnologia, delivery e vida saudável, uma resposta direta aos hábitos de consumo pós-pandemia.

Que após 11 messes de confinamento e mudanças de hábitos, muitos vão continuar esse estilo de vida no pós pandemia !

Segue nossas dicas :

1. E-commerce de Informática

Devido ao aumento do número de pessoas que trabalham em casa, aumentou a procura por computadores e notebooks. O setor de e-commerce, por exemplo, teve um aumento de 50% no valor médio de compra dos clientes e um crescimento de 101% no faturamento a partir do segundo trimestre de 2020.

2. Desenvolvimentos de games mobile

O setor mobile faturou R$ 402,5 bilhões, downloads, especialmente o de jogos em para celular em 2020. Logo, o desenvolvimento de jogos mobile é um negócio que deve continuar crescendo em 2021.

Todos os aplicativos podem funcionar para Android, a partir do Google Play, iOS, na Apple Store ou até mesmo Windows Phone Store. Para isso, o desenvolvedor precisa se registrar pagar uma taxa única para publicar e vender o aplicativo (se for o caso).

3. Comércio de Wearables (acessórios)

As vendas de wearables (vestíveis) cresceram 265% no primeiro trimestre de 2020, alcançando um faturamento de R$ 438 milhões, segundo dados do IDC publicados na Mobile Time. Entre os mais vendidos estão smartwatches e fitbands. O crescimento do segmento foi impulsionado, em especial, pela Geração Z (nascidos entre 1992 e 2010), que usam as pulseiras para registrar batimentos cardíacos,  analisar a velocidade de corridas ou simplesmente como assistentes pessoais

Por estes motivos, a venda destes dispositivos já é uma tendência para 2021.

4. Clube de assinatura

A tendência é que 2021 seja o ano dos negócios que usem modelos de assinatura.

O mercado de clubes de assinatura cresceu 10% no Brasil, até setembro de 2020, com previsão de fechar o ano com 12%,  segundo dados da Betalabs publicados na Valor Investe. Isto mostra um avanço impressionante, ainda que estejamos vivendo um cenário de pandemia global.

Os segmentos que mais se destacaram em clubes de assinatura foram:

  • Livros (27%)
  • Bebidas (18%)
  • Alimentos (17%)
  • Cuidados pessoais (12%)
  • Pet (11%)
  • Outros (15%)

Dentre as possibilidades para clubes de assinatura estão os produtos de consumo frequente que o cliente possa receber em casa. Para isso, é importante estudar as tendências e encontrar um nicho de mercado que ainda não foi explorado para abrir seu negócio e faturar com pagamentos recorrentes.

Além disso, outros setores serão tendência para 2021:

  • Venda de produtos vegetarianos e veganos
  • Venda de cosméticos naturais e artesanais
  • Negócios imobiliários
  • Serviço de locação de carros
  • Serviços de TI
  •  Delivery de comida
  •  Infoprodutos

Como mudar de ramo e começar um novo negócio? 

Geralmente, alguns dos fatores que levam empreendedores a cogitar uma mudança de ramo são a forte concorrência, endividamento, dificuldades no setor e falta de inspiração. Porém, esta decisão não pode ser tomada de forma impulsiva, pois a falta de conhecimento no novo ramo pode resultar em escolhas equivocadas.

Logo, como saber quando se deve mudar o modelo de negócio da sua empresa? Em primeiro lugar, é importante que o empreendedor esteja atento aos cenários de mercado, planejar e se informar sobre novas tendências.

As variáveis internas e externas devem ser levadas em consideração, como também, as questões pessoais e empresariais, vendas em queda, reclamações em excesso, falhas, devoluções de produtos, alta rotatividade de funcionários, produtividade em baixa, falta de propósito entre outras questões. Todos estes fatores devem nortear a decisão do empreendedor de mudar de ramo.

Além disso, é recomendável que o empreendedor faça uma orientação profissional e uma consultoria com um contador para levantar dados que podem passar despercebidos. Quanto às dívidas do negócio atual, é preciso avaliar a situação financeira empresarial e pessoal antes de encerrar as atividades.

Cada situação tem suas especificidades. A melhor alternativa poderá ser buscar um recurso societário e somar esta força de trabalho. Porém, se for um negócio inovador que demanda tecnologia, o ideal seria buscar um investidor. Ainda assim, a dica que vale para todo empreendedor é que ele una suas afinidades com uma boa oportunidade de negócio.

E nós da Mco Contábil estamos aqui para ajuda-lo com a abertura da sua empresa e para você colocar sua idéia em prática!