Rotinas administrativas saiba por que elas são tão importantes

Qual a importância das rotinas administrativas da empresa?

Qual a importância que você dá para as etapas básicas e recorrentes da administração da sua empresa?

Segundo o IBGE, 48% das empresas abertas no Brasil fecham as portas por conta da falta de administração efetiva.

Para implementar processos e contar com essa efetividade, é necessário saber a importância das rotinas administrativas, um dos pontos-chave para o funcionamento da empresa.

O que são as rotinas administrativas?

As rotinas administrativas são processos que se repetem e dão apoio ao trabalho de todos os setores.

Por exemplo, o RH, que é uma área administrativa, tem como uma de suas rotinas o controle de ponto, realizado diariamente e controlado pelo setor. 

Sem essa rotina, a empresa perderia o controle do dia-a-dia do trabalho, assim como os colaboradores não teriam o seu direito ao registro de jornada efetivado.

Além do controle de ponto, outras rotinas administrativas também compõe o funcionamento da maioria das empresas, como:

  • Assinatura de contratos;
  • Registro de carteira de trabalho;
  • Integração de novos profissionais a equipe;
  • Documentação de reuniões, eventos e demais atividades;
  • Arquivamento de documentos;
  • Organização e realização de pagamentos;
  • Fiscalização e controle de atividades

Responsabilidades dos setores que compõem a administração

Os setores administrativos são responsáveis por organizar as rotinas ligados ao:

  • Controle financeiro;
  • Gestão e desenvolvimentos dos recursos humanos;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Gestão de vendas e cobranças.

Qual a importância das rotinas administrativas

Agora que você já sabe o que são as rotinas administrativas, confira a importância de sua implementação e controle pelos setores compatíveis a elas:

Criação de sistemas e procedimentos comuns

Sem a datação e criação de sistemas e procedimentos comuns a serem realizados em cada etapa, dificilmente a empresa conseguirá ir para frente.

Essa é a principal importância das rotinas administrativas, negócios desorganizados não conseguem ir para a frente justamente por conta da falta de controle sobre os processos, os realizando cada vez de um jeito.

Para saber quais são esses processos e determinar as maneiras que eles devem ser realizados, a empresa deve fazer uma análise minuciosa de cada etapa realizada dentro de cada setor.

Após definir quais são cada uma delas através do mapeamento, é hora de chegar a um determinante comum e avisar aos colaboradores os formatos de execução e documentação das tarefas.

Organizar os setores e alcançar os resultados almejados

Com os procedimentos e sistemas usuais implementados, os setores já contarão com maior organização.

A partir desse momento, possibilitado pelas rotinas administrativas, a organização passa a alcançar a execução das tarefas, direcionando os colaboradores para suas funções conforme as suas aptidões.

Essa divisão das tarefas somada ao seguimento dos procedimentos facilita que os objetivos e metas sejam traçados e alcançados.

Tomar decisões com inteligência e estratégia

Por fim, uma empresa que mantém as rotinas administrativas implantadas e organizadas consegue tomar decisões com inteligência e de maneira estratégica.

Um negócio desorganizado está tomando suas atitudes sempre sem tempo de pensar, em cima da hora ou até mesmo de maneira atrasada, o que prejudica todos os setores.

Nós da Mco contábil trabalhamos com BPO financeiro para poder te ajudar com suas rotinas administrativas e você poder ter mais flexibilidade de tempo!