Como ser mãe e empreendedora ao mesmo tempo

Como ser mãe e empreendedora ao mesmo tempo

O Dia das Mães se aproxima e o tema não poderia ser outro: mães empreendedoras. Será que é possível conciliar as duas funções?

Mães empreendedoras: ser mãe é um sonho para muitas mulheres. E, depois da chegada de um filho, chegam também muitas responsabilidades e novos desafios. A maternidade é transformadora e um momento de muitas mudanças na vida de qualquer mulher.

Algumas delas, desejam passar mais tempo com o filho e, para isso, saem dos seus empregos e resolvem empreender. Outras não têm opção: de acordo com um estudo feito pela FGV, quase 50% das mulheres são demitidas em até 2 anos após retornarem da licença maternidade.

As que não são discriminadas diretamente por conta da maternidade, deixando de fazer parte do time das CLTs, muitas vezes se veem diante de um ambiente no qual é necessário trabalhar como se não tivessem filhos.

Reuniões são feitas justamente na hora de pegar as crianças na escola e não há flexibilidade de horários que possibilite conciliar a rotina de trabalho com os filhos pequenos. Esgotadas com a situação, muitas pedem demissão.

Dessa forma, o empreendedorismo passa ser a saída e também uma boa oportunidade para ter mais tempo em casa. Muitas mães acabam enxergando no empreendedorismo, uma luz no fim do túnel e entram para a lista de mães empreendedoras.

Porém, empreender não significa trabalhar menos. Pelo contrário. Para ter o sucesso esperado empreendedores precisam se dedicar ao máximo ao seu negócio. E aí surge um novo dilema: com a maternidade, como organizar bem o tempo para que ele funcione a seu favor?

O primeiro passo para estar entre as mães empreendedoras de sucesso, é estabelecer uma rotina. Determinar as horas de se dedicar aos filhos e à casa e as horas de se dedicar ao seu negócio.

O empreendedorismo traz a vantagem de você poder escolher o seu horário de trabalho dentro de suas prioridades do dia a dia, ou seja, você pode escolher os horários de levar seu filho ao médico ou de ver aquele filme que ele tanto quer.

Fabiana Alves, é um exemplo de empreendedorismo materno. Mãe de Laura  e do Calebe, Fabiana resolveu não só empreender mas também ter um filho em plena pandemia. Um exemplo de coragem e resiliência.

A empresária começou a empreender há 5 anos. Sua primeira filha, Laura, ainda não tinha nascido. “Eu costumo dizer que mato um leão por dia pra me dedicar ao meu empreendimento e me dedicar totalmente aos meus filhos”, comenta a empresária.

O apoio da família e do parceiro com as questões ligadas aos cuidados com as crianças é imprescindível para que uma mãe possa entender e administrar as demandas do seu negócio e para ela não é diferente: seu marido é seu grande parceiro e incentivador.

“Sem ele eu não teria encontrado a Yes!, não teria descoberto a minha verdadeira vocação e também não teria os meus filhos”.

Fabiana ingressou na Yes! como revendedora. Ao perceber o potencial da marca, a qualidade nos produtos e os preços acessíveis, Fabiana resolveu investir e ser uma franqueada.

Ela conta que sempre teve o desejo de ter seu próprio negócio. Seu perfil sempre foi voltado para o segmento da beleza e ela sempre gostou do contato com o público.

Super comunicativa, a franqueada se encanta ao falar da Yes! Cosmetics, pois, segundo ela, a marca não vende apenas produtos, vende beleza e autoestima.

“Cada cliente que entra na loja vai ter um atendimento diferenciado e eu vou poder deixar algo positivo na vida dele”, afirma.  Com os filhos também não poderia ser diferente: a maternidade exige tempo de qualidade e dedicação absoluta.

A empresária comenta que evita levar as frustrações do dia a dia para dentro de casa e valoriza os momentos em família, seja em uma troca de olhar enquanto amamenta o seu mais novo, seja em uma sobremesa que prepara com sua mais velha.

“Diante de tudo que estamos vivendo, quando eu olho pros meus filhos, eu vejo nos olhos deles esperança de dias melhores. Eles são o meu combustível”.

A franqueada comenta ainda que para ela é um privilégio poder sair de casa para trabalhar, principalmente em tempos difíceis. Obstáculos existem para serem vencidos e Fabiana acredita que quando há dedicação, seja em seu lar, seja em seu negócio, o sucesso é garantido.

De origem humilde, Fabiana aprendeu com os pais a valorizar os momentos em família: “quanto mais presente a gente puder ser na vida deles, eu sei que isso vai fazer um diferencial muito grande lá na frente, quando eles forem adultos”. 

mãe empreendedora de sucesso, afirma que não é fácil, mas que pode contar sempre com sua rede de apoio, família e marido, para que possa continuar sendo uma mãe e mulher determinada a dar sempre o melhor para sua família e dentro da sua empresa.

Motivos para estar na lista de mães empreendedoras 

No meio do caminho, entre a maternidade e o empreendedorismo, algumas mulheres desistem de empreender, porque chegam à conclusão de que não conseguirão dar conta de conciliar as duas funções.

Mas a verdade é que, se tem alguém que consegue conciliar várias atividades ao mesmo tempo, esse alguém é a mulher.

Estudos da Kauffman Foundation – uma fundação sem fins lucrativos que incentiva o empreendedorismo – e da Dow Jones – um dos índices mais importantes do mercado financeiro americano –  já provaram que companhias lideradas por mulheres costumam gerar um lucro 12% maior que o das lideradas por homens, mesmo usando um capital inicial três vezes menor.

Além disso, os negócios das mulheres resistem melhor a crises financeiras.

Assim, não há dúvidas de que existem desafios pelo caminho, e que eles envolvem pequenos sacrifícios e escolhas difíceis, mas como mostrou Fabiana, se existe vontade e apoio, não há motivos para duvidar de si mesma. Várias mães empreendedoras compartilham do mesmo sentimento.

Aprenda diariamente

Das noites maldormidas às negociações para as crianças dormirem cedo ou concluírem suas atividades, a arte de educar filhos é parecida com a arte de gerenciar uma empresa: trabalhar sob pressão, não saber por onde começar, definir prioridade e tomar decisões pensando no bem estar de todos, são alguns exemplos.

Resolver problemas que surgem quando menos se espera e ter agilidade na tomada de decisões também fazem parte do dia a dia de mães empreendedoras, tanto em casa, como no trabalho.

Além disso, se há algo que quem tem filhos aprende com o tempo é chegar a soluções criativas. É assim que você consegue apartar brigas de irmãos, convencer seu filho a calçar o tênis que ele não quer e encontrar um jeito de distrair as crianças enquanto você termina de trabalhar.

Quando você começa uma empresa, criatividade é um fator essencial para o sucesso do negócio, especialmente quando você tem um orçamento pequeno.

Seja sua própria chefe

Ser dona de seu próprio negócio traz preocupações e compromissos, que normalmente não se teria trabalhando como funcionária. Porém, existe uma enorme vantagem: a flexibilidade.

Mães empreendedoras organizam seus horários de acordo com as suas prioridades. É assim que Fabiana administra seu tempo: definindo suas prioridades e conseguindo tempo para atender às diversas demandas de casa e da empresa.

E essa liberdade é sem dúvida uma das principais vantagens de se conciliar a maternidade com o empreendedorismo.

Aceite que não existe nada perfeito

Empreendedora, mãe, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Sempre pode existir alguém para dizer como se deve criar os filhos, ou como se deve gerir um negócio, deixando qualquer um se sentindo culpado ou achando que não está fazendo nada certo.

Aceitar que as coisas não são perfeitas e que as dificuldades e obstáculos servem para ser superadas é fundamental para uma boa gestão e para conseguir dar um passo a mais a cada dia na gestão das inúmeras tarefas diárias.

Fabiana confirma essa questão: “tudo é perfeito? Não. Meu negócio é perfeito? Não, eu sou falha. Sinto medo, choro, tenho dúvidas e raiva, tanto em casa, como na minha empresa, como qualquer outra pessoa, mas tudo que é feito com dedicação e amor, acaba dando certo no final e com calma você consegue conciliar as coisas”. 

É certo que escolhas precisam ser feitas, algumas mais fáceis, outras nem tanto, mas é importante lembrar sempre do seu objetivo final e saber que de um jeito ou de outro, as coisas darão certo, e seus filhos sobreviverão.

Afinal de contas, existe maneira melhor de educar os filhos para o futuro do que sendo uma mãe trabalhadora que corre atrás dos seus sonhos?

Principais erros cometidos ao empreender 

– Achar que as outras fazem melhor. 

Acredite em seu potencial. Existem vários exemplos de mães empreendedoras de sucesso, com histórias incríveis de superação.

Lembre-se que, na prática, é preciso esforço e determinação, mas que também é necessário estar preparada para as dificuldades no meio do caminho. Quando você acredita no seu potencial e no potencial do seu negócio, as outras pessoas também vão acreditar;

–  Não usar os produtos que você vende

Você é a sua marca. Como você irá vender um produto do seu estabelecimento, se você não conhece ele na prática?

Experimente tudo, estude os ativos dos produtos e treine e capacite sua equipe a usá-los sempre. Muitas pessoas podem se inspirar em você e se tornarem seus clientes fiéis. Acredite na sua marca. As mães empreendedoras fazem isso.

– Tenha cuidado com a escolha do seu sócio

Sociedade é casamento. Se você escolhe um sócio apenas porque precisa do aporte financeiro dele, mas não o conhece direito, tenha muito cuidado com essa escolha.

O correto ao criar uma sociedade é procurar pessoas que tenham habilidades ou condições diferentes das suas, para que as ideias possam se complementar.

– Dar um passo maior do que você realmente consegue   

Algumas pessoas não fazem um planejamento financeiro adequado e acabam investindo mais do que podem. Não se organizam financeiramente, nem sabem quanto podem dispor para a abertura de um negócio.

Se uma franquia, como a Yes! Cosmetics, por exemplo, oferece 2 modelos de negócios, estude sobre eles. Trace uma estratégia financeira ou peça  orientação à franqueadora.

Ela tem a obrigação de orientar você a escolher o melhor modelo, aquele que vai caber melhor no seu orçamento e que poderá te dar um retorno mais rápido.

– Não estabelecer metas

Não estabelecer metas, nem ter uma previsão de vendas e de retorno de investimento, também é um erro fatal para o sucesso do seu negócio. Um negócio não deve ser aberto apenas porque dá dinheiro.

É essencial que seja algo do qual a empreendedora goste e que entenda a fundo, para saber estabelecer as metas e lidar com os momentos de altos e baixos.

Fabiana é uma mãe empreendedora de sucesso porque desde sempre ela se identificou com o segmento, com o contato com o público. Ela sempre gostou não só da área de vendas, mas da área da beleza, saúde e bem-estar. Ela se identifica com a marca e é por isso que o negócio dela é uma referência.

– Misturar finanças pessoais com as da empresa

É muito comum que pessoas que estão começando um negócio, por desconhecimento ou falsa praticidade, paguem contas pessoais com o dinheiro que entra na conta da empresa e vice-versa.

Uma empreendedora de sucesso precisa ter a noção exata de que não é a dona do dinheiro da empresa. O dinheiro que cabe à empresária é aquele que ela convenciona retirar como seus rendimentos, a título de pró-labore.

O ideal é que essa mulher se veja como uma funcionária qualquer, que recebe salários, benefícios e, se for o caso, participação nos lucros. Tudo isso de uma forma organizada e em datas pré-determinadas.

– Desconsiderar os concorrentes

Ainda que você opte por escolher uma franquia, é importante estar atenta às suas concorrentes. Quem são elas e o que é preciso para superá-las?

Por mais próspera que pareça a ideia de empreender, considere que os empreendedores que já estão no mercado não estão parados esperando a chegada de um concorrente.

Por isso, estudar bem a concorrência e não ignorar o fato de que, se estão no mercado, é porque entendem da área é uma forma bem visionária de não cometer esse que também é um erro grave.

– Não se capacitar

Capacite-se sempre. Desde a escolha do segmento que você pretende atuar até os valores de investimento e de retorno. Para abrir um negócio, a empreendedora precisa ter total consciência e domínio do plano de ação.

Entender um pouco sobre finanças, marketing, operações e vendas, é vital para o sucesso do seu negócio. Nesse quesito, a opção de investir em franquias é um ponto bem mais vantajoso, já que você recebe todo o treinamento e suporte necessário nessas áreas, da franqueadora.

1.Administração e gestão;

2.Assessoria de imprensa e estratégias de marketing;

3.Gestão de estoque;

4.Planejamento e Implantação de loja;

5.Ponto comercial;

6.Seleção e treinamento da equipe;

7.Contabilidade e finanças

É inegável que todo esse suporte facilita bastante a vida de uma mãe empreendedora.

E lembre-se que cuidar bem da empresa e tratar as finanças com responsabilidade é o caminho para que os seus rendimentos aumentem no futuro e que, com isso, você possa prosperar e oferecer uma vida melhor e mais saudável aos seus filhos.

Tenha visão de longo prazo e paciência. Afinal de contas, empreendedora ou não, esse é o grande objetivo da vida de todas as mães.

Se você quer empreender conte com a MCO contábil para abertura de sua empresa!

Deixe um comentário

Contabilidade em Goiânia

Prédio da MCO - Sede em Goiânia

A nossa sede de contabilidade fica em Goiânia, localizada no centro do seu estado, onde foi planejada para ser a capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. Nós possuímos na sede toda a infraestrutura necessária para realizar a abertura de sua contabilidade online em Goiânia ou em qualquer outra parte do Brasil.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO GOIÁS - GO - CRC: 027168/O.

Contabilidade em Atibaia

Prédio da MCO - Filial de Atibaia

Nós possuímos uma filial na região de Atibaia, um município no estado de São Paulo onde se localiza a uma altitude de 803 metros acima do mar. Uma das regiões mais bem localizadas bem próximas da cidade de São Paulo, o nosso escritório de contabilidade em Atibaia possui toda a estrutura para realizar e prestar os melhores serviços de contabilidade que existe. Venha realizar a sua contabilidade em Atibaia e região conosco.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO - SP - CRC: 2SP044925.

Escute o podcast da MCO Contábil